Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0508 - Expressão Oral em Inglês
Oral Communication in English

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa o desenvolvimento de habilidades de produção e de compreensão orais em língua inglesa, aprimorando o conhecimento linguístico e extralinguístico do futuro profissional, além de proporcionar prática intensa de estratégias conversacionais. O objetivo é desenvolver no aluno autonomia na busca de soluções para suas necessidades e percepção das possibilidades expressivas, assim como promover o uso oral da norma culta da língua inglesa, necessária para seu aprimoramento acadêmico, bem como para sua atuação docente
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2782553 - Deusa Maria de Souza Pinheiro Passos
380461 - Elizabeth Harkot de La Taille
5837868 - Marilia Mendes Ferreira
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de habilidades de produção e de compreensão orais em língua inglesa. Conhecimento linguístico e extralinguístico e estratégias conversacionais. A disciplina objetiva desenvolver no aluno autonomia na busca de soluções para suas necessidades e percepção das possibilidades expressivas, assim como promover o uso oral da norma culta da língua inglesa.
 
 
 
Programa
- Diferença entre linguagem oral e linguagem escrita
-Tipos de conhecimento necessário para se falar em uma língua estrangeira
Conhecimento linguístico (gramática, vocabulário, pragmática, discurso, gênero textual, fonética)
Conhecimento extralinguístico (sociocultural)
Estratégias conversacionais (repetição, circunlocução, pergunta para esclarecimento, reformulação)
-Prática de escuta
-Prática oral
Exercícios para o desenvolvimento da consciência das dificuldades
Exercícios para apropriação do conteúdo ensinado (estratégias, pronúncia, marcadores discursivos, etc.)
Exercícios para desenvolvimento de autonomia
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Aulas ilustradas com exemplos práticos em vídeo e áudio
Exercícios em pares e grupos
Exercícios de compreensão oral
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades em aula, nas anotações de compreensão oral e nas apresentações orais individuais e em grupos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
Materiais didáticos variados elaborados pelos professores. Artigos e textos de linguística da língua inglesa, aquisição de segunda língua e linguística aplicada.
Biemiller, A. (2001). Teaching Vocabulary: Early, direct, and sequential. American Educator. Spring
2001. (25)(1): 24-28, 47.
Bygate, M. (1997). Speaking. Oxford: Oxford University Press.
Nation, I.S.P.; Newton,J. (2009). Teaching ESL/EFL listening and speaking. New York: Routledge.
Pütz,M.; Aertselaer,J.N.van (2008). Developing cross-cultural pragmatics. Berlin: Mouton de Gruyter.
Soler,E.A.; Jordá, M.P.S. (2007). Intercultural Language Use and Language Learning. Springer.
Thornbury, S. (2005). How to teach speaking. London: Longman.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0508

Clique para consultar o oferecimento para FLM0508

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP