A disciplina visa o desenvolvimento de habilidades de produção e de compreensão orais em língua inglesa, aprimorando o conhecimento linguístico e extralinguístico do futuro profissional, além de proporcionar prática intensa de estratégias conversacionais. O objetivo é desenvolver no aluno autonomia na busca de soluções para suas necessidades e percepção das possibilidades expressivas, assim como promover o uso oral da norma culta da língua inglesa, necessária para seu aprimoramento acadêmico, bem como para sua atuação docente
Desenvolvimento de habilidades de produção e de compreensão orais em língua inglesa. Conhecimento linguístico e extralinguístico e estratégias conversacionais. A disciplina objetiva desenvolver no aluno autonomia na busca de soluções para suas necessidades e percepção das possibilidades expressivas, assim como promover o uso oral da norma culta da língua inglesa.
- Diferença entre linguagem oral e linguagem escrita-Tipos de conhecimento necessário para se falar em uma língua estrangeira Conhecimento linguístico (gramática, vocabulário, pragmática, discurso, gênero textual, fonética) Conhecimento extralinguístico (sociocultural) Estratégias conversacionais (repetição, circunlocução, pergunta para esclarecimento, reformulação) -Prática de escuta-Prática oral Exercícios para o desenvolvimento da consciência das dificuldades Exercícios para apropriação do conteúdo ensinado (estratégias, pronúncia, marcadores discursivos, etc.) Exercícios para desenvolvimento de autonomia
Materiais didáticos variados elaborados pelos professores. Artigos e textos de linguística da língua inglesa, aquisição de segunda língua e linguística aplicada.Biemiller, A. (2001). Teaching Vocabulary: Early, direct, and sequential. American Educator. Spring 2001. (25)(1): 24-28, 47. Bygate, M. (1997). Speaking. Oxford: Oxford University Press.Nation, I.S.P.; Newton,J. (2009). Teaching ESL/EFL listening and speaking. New York: Routledge.Pütz,M.; Aertselaer,J.N.van (2008). Developing cross-cultural pragmatics. Berlin: Mouton de Gruyter.Soler,E.A.; Jordá, M.P.S. (2007). Intercultural Language Use and Language Learning. Springer.Thornbury, S. (2005). How to teach speaking. London: Longman.