Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0516 - Expressão Escrita em Inglês
Written Communication

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina busca atender às necessidades de desenvolvimento de competência escrita mínima na língua inglesa, necessária ao aluno ingressante na Habilitação-Inglês. Ela visa a desenvolver a expressão escrita em língua inglesa culta, desde o levantamento de ideias, passando pela construção do parágrafo até a composição textual, além de aprimorar a capacidade de análise crítica do aluno.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93280 - Anna Maria Grammatico Carmagnani
2782553 - Deusa Maria de Souza Pinheiro Passos
380461 - Elizabeth Harkot de La Taille
5837868 - Marilia Mendes Ferreira
64774 - Marisa Grigoletto
 
Programa Resumido
Descrição, análise e expressão de diferentes gêneros cultos em inglês. A disciplina busca desenvolver no aluno autonomia na busca de formas de expressão e percepção ampla das possibilidades expressivas. Busca também promover o uso criativo das estruturas da língua inglesa, em norma culta, a fim de capacitar o aluno para a interação na comunidade acadêmica.
 
 
 
Programa
Redação de parágrafos e pequenos textos
• A estrutura do parágrafo
• Coesão textual:
o Oposição
o Comparação
o Contraste
o Definição
o Relações causais
o Correlações
• Coerência textual:
o Encadeamento de ideias
o Encadeamento de parágrafos
o Paralelismo gramatical
o Escolhas semânticas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leitura e análise de materiais selecionados como referência à produção de textos
Trabalhos com dicionários monolíngues, bilíngues e tesauros
Pesquisa em concordanciadores
Discussões e preparação de textos em aula
Escrita colaborativa
Escrita como processo: redação do texto em mais de uma versão
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, no processo de escrita e em provas bimestrais.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
FELTON, M. K. (2005) Approaches to Argument in Critical Thinking Instruction, Thinking Classroom Volume 6 Number 4 October 2005. Newark: International Reading Association.
FOLL, D. (1990) Contrasts - Developing Text Awareness. London: Longman.
GRELLET, F. (1996) Writing for Advanced Learners of English. Cambridge: Cambridge University Press.
HEDGE, T. (1995) Writing. Oxford: Oxford University Press.
Hugues, Rebecca. (2005). Exploring grammar in writing. Cambridge: Cambridge University Press.
JOLLY, D. (1993) Writing Tasks. Cambridge: Cambridge University Press.
Raimes, Ann. (1998). Grammar Troublespots. Cambridge: Cambridge University Press.
SMALZER, W.R. (1996) Write to be Read- Reading, Reflection, and Writing. Cambridge: Cambridge University Press.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0516

Clique para consultar o oferecimento para FLM0516

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP