Esta disciplina busca atender às necessidades de desenvolvimento de competência escrita mínima na língua inglesa, necessária ao aluno ingressante na Habilitação-Inglês. Ela visa a desenvolver a expressão escrita em língua inglesa culta, desde o levantamento de ideias, passando pela construção do parágrafo até a composição textual, além de aprimorar a capacidade de análise crítica do aluno.
Descrição, análise e expressão de diferentes gêneros cultos em inglês. A disciplina busca desenvolver no aluno autonomia na busca de formas de expressão e percepção ampla das possibilidades expressivas. Busca também promover o uso criativo das estruturas da língua inglesa, em norma culta, a fim de capacitar o aluno para a interação na comunidade acadêmica.
Redação de parágrafos e pequenos textos• A estrutura do parágrafo• Coesão textual:o Oposiçãoo Comparação o Contrasteo Definiçãoo Relações causaiso Correlações• Coerência textual:o Encadeamento de ideiaso Encadeamento de parágrafoso Paralelismo gramaticalo Escolhas semânticas
FELTON, M. K. (2005) Approaches to Argument in Critical Thinking Instruction, Thinking Classroom Volume 6 Number 4 October 2005. Newark: International Reading Association.FOLL, D. (1990) Contrasts - Developing Text Awareness. London: Longman.GRELLET, F. (1996) Writing for Advanced Learners of English. Cambridge: Cambridge University Press.HEDGE, T. (1995) Writing. Oxford: Oxford University Press.Hugues, Rebecca. (2005). Exploring grammar in writing. Cambridge: Cambridge University Press.JOLLY, D. (1993) Writing Tasks. Cambridge: Cambridge University Press.Raimes, Ann. (1998). Grammar Troublespots. Cambridge: Cambridge University Press.SMALZER, W.R. (1996) Write to be Read- Reading, Reflection, and Writing. Cambridge: Cambridge University Press.