Esta disciplina visa a habilitar o aluno a ler, analisar e escrever textos de gêneros textuais acadêmicos em inglês e a desenvolver uma postura crítica face ao domínio do inglês como língua franca do universo acadêmico-científico. Visa também a sensibilizar o discente para as questões de retórica contrastiva envolvidas na escrita acadêmica, ou seja, como um mesmo gênero textual acadêmico pode ser realizado diferentemente na língua inglesa e na portuguesa. Além disso, objetiva levar o aluno a refletir sobre o plágio, dentro de sua complexidade cultural, a identificar os tipos de plágio e a desenvolver estratégias discursivas para evitá-lo. Esse conhecimento o habilitará a trocar informações com seus pares e a fomentar em seus futuros alunos o interesse pela escrita em geral, conscientizando-os sobre as questões de plágio abordadas no curso.
O processo da escrita através de atividades práticas envolvendo análise e elaboração de textos de gêneros acadêmicos em inglês. O ensino da organização dos gêneros em seus movimentos e passos, da linguagem formal, da densidade lexical que caracterizam o discurso acadêmico. O ensino e prática do fichamento, da paráfrase e do resumo como formas de organização do trabalho escolar para se evitar o plágio não intencional. Ensino da citação. Discussão de aspectos retóricos das línguas inglesa e portuguesa. A disciplina permitirá ao aluno desenvolver o senso crítico em relação às particularidades de diferentes gêneros acadêmicos em inglês e em português.
• Leitura e análise de textos acadêmicos. • Plágio: aspectos culturais, acadêmicos e punitivos.• Identificação de tipos de plágio e como evitá-los.• Confecção de fichamentos• Elaboração de resumo e abstract.• Elaboração de resenha crítica.• Redação de trabalho acadêmico.
Arnavat, A. R. & Dueñas, G. G. (2006) Como elaborar e apresentar teses e trabalhos de pesquisas. Porto Alegre. Artmed.Bloch, Joel. (2001). Plagiarism and the ESL student: from printed to electronic texts. In. Belcher, D. & Hirvela, A. (orgs). Linking literacies: perspectives on L2 reading-writing connections. Ann Arbor: University of Michigan Press.Buranen, Lise (1999). But I wasn´t cheating: plagiarism and cross-cultural mythology. In Buranen, L. & Ray, A.M. (orgs). Perspectives on plagiarism and intellectual property in a postmodern world. Albany: State University of New York Press.Connor, Ulla (org.) (2008). Contrastive Rhetoric: intercultural rhetoric. Amsterdam: John Benjamins.Hamp-Lyons, L. & Heasley, B. (2006). Study Writing. 2nd edition. Cambridge: Cambridge University Press.Hyland, K. (2000). Disciplinary discourses: social interactions in academic writing. Harlow: Pearson.____(2008). As can be seen: lexical bundles and disciplinary variation. English for Specific Purposes 27, 4-21. McCarthy,M. & Carter, Ron. (2006). Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press.McCarthy, M. & O´Dell,Felicity. (2008). Academic vocabulary in use. Cambridge: Cambridge University Press.Motta-Roth, D. (2000). A construção social do gênero resenha acadêmica (p. 77-109). IN. J. L. Meurer & D. Motta-Roth (orgs). Gêneros textuais. Bauru: Editora da EDUSC.Motta-Roth, Desirée & Hendges, Graciela Rabuske (Org.) (2010). Produção Textual na Universidade. São Paulo: ParábolaPecorari, D. (2001). Plagiarism and international students: How the English-speaking university responds. In D. Belcher & A. Hirvela (Eds.). Linking literacies: Perspectives on L2 reading-writing connections. Ann Arbor: University of Michigan Press.Pennycook, Alastair. (1998). In: Zamel V. & Spack, R. (org). Negotiating academic literacies. Mahwah, New Jersey: Lawrence Earlbaum.Spencer, C.M & Arbon, B. (1996). Foundations of Writing – Developing Research and Academic Writing Skills. USA: NTC.Swales, J.M. & Feak, C. (2004), Academic Writing for Graduate Students – a Course for Nonnative Speakers of English. The University of Michigan Press._____________ (2000). English in today’s research world. Ann Arbor: Michigan University Press.______________(2009).Abstracts and the writing of abstracts. Ann Arbor: Michigan University Press.Wennerstrom, A. (2003). Discourse analysis in the language classroom: vol 2 – genres of writing. Ann Arbor: Michigan University Press. WWW. Owl.com.Zwier, Lawrence,J.(2002). Building Academic Vocabulary. Ann Arbor: Michigan University Press.