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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0517 - Escrita Acadêmica em Inglês
Academic Writing in English

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa a habilitar o aluno a ler, analisar e escrever textos de gêneros textuais acadêmicos em inglês e a desenvolver uma postura crítica face ao domínio do inglês como língua franca do universo acadêmico-científico. Visa também a sensibilizar o discente para as questões de retórica contrastiva envolvidas na escrita acadêmica, ou seja, como um mesmo gênero textual acadêmico pode ser realizado diferentemente na língua inglesa e na portuguesa. Além disso, objetiva levar o aluno a refletir sobre o plágio, dentro de sua complexidade cultural, a identificar os tipos de plágio e a desenvolver estratégias discursivas para evitá-lo. Esse conhecimento o habilitará a trocar informações com seus pares e a fomentar em seus futuros alunos o interesse pela escrita em geral, conscientizando-os sobre as questões de plágio abordadas no curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93280 - Anna Maria Grammatico Carmagnani
2782553 - Deusa Maria de Souza Pinheiro Passos
380461 - Elizabeth Harkot de La Taille
5837868 - Marilia Mendes Ferreira
64774 - Marisa Grigoletto
 
Programa Resumido
O processo da escrita através de atividades práticas envolvendo análise e elaboração de textos de gêneros acadêmicos em inglês. O ensino da organização dos gêneros em seus movimentos e passos, da linguagem formal, da densidade lexical que caracterizam o discurso acadêmico. O ensino e prática do fichamento, da paráfrase e do resumo como formas de organização do trabalho escolar para se evitar o plágio não intencional. Ensino da citação. Discussão de aspectos retóricos das línguas inglesa e portuguesa. A disciplina permitirá ao aluno desenvolver o senso crítico em relação às particularidades de diferentes gêneros acadêmicos em inglês e em português.
 
 
 
Programa
• Leitura e análise de textos acadêmicos.
• Plágio: aspectos culturais, acadêmicos e punitivos.
• Identificação de tipos de plágio e como evitá-los.
• Confecção de fichamentos
• Elaboração de resumo e abstract.
• Elaboração de resenha crítica.
• Redação de trabalho acadêmico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leitura e análise de materiais selecionados como referência à produção de textos acadêmicos
Trabalhos com dicionários monolíngues, bilíngues e tesauros
Discussões e preparação de textos em aula
Escrita colaborativa
Escrita como processo: redação do texto em pelo menos uma versão intermediária, antes de sua entrega final
Reuniões individuais com o professor
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, no processo de escrita e nos textos finais.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
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Motta-Roth, Desirée & Hendges, Graciela Rabuske (Org.) (2010). Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola
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______________(2009).Abstracts and the writing of abstracts. Ann Arbor: Michigan University Press.
Wennerstrom, A. (2003). Discourse analysis in the language classroom: vol 2 – genres of writing. Ann Arbor: Michigan University Press.
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Zwier, Lawrence,J.(2002). Building Academic Vocabulary. Ann Arbor: Michigan University Press.
 

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