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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0520 - Análise e Prática de Pronúncia do Inglês
English Pronunciation Analysis and Practice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
A disciplina busca enfatizar a descrição e análise de elementos fonéticos e fonológicos do inglês, com o objetivo de proporcionar ao aluno subsídios para melhorar seu desempenho no idioma e sua capacidade de auto-correção, compreensão e produção orais. Para tanto, o conteúdo do curso inclui a descrição e análise de aspectos segmentais da fonética e fonologia da língua inglesa, a análise contrastiva de elementos fonológicos do Português x Inglês, além de trabalho com transcrição fonética. Entende-se que os estudos relativos ao sistema sonoro da língua inglesa são de vital importância para a formação em língua estrangeira e preparação para atuação docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2782553 - Deusa Maria de Souza Pinheiro Passos
2715262 - Leland Emerson McCleary
 
Programa Resumido
Descrição e análise de aspectos segmentais da fonética e fonologia da língua inglesa. Análise contrastiva de elementos fonológicos do Português X Inglês. Transcrição fonética.
 
 
 
Programa
Descrição, articulação e percepção de consoantes e vogais da língua inglesa. Variações alofônicas de vogais e consoantes e seus condicionamentos fonológicos. Sequências e agrupamentos de consoantes. Ditongos. Elementos de fonética acústica.  Transcrição fonética.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leituras e discussões sobre os temas introduzidos.
Atividades e exercícios escritos e orais de reconhecimento, produção e transcrição de sons.
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, fichamentos, provas escritas ou orais.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
AZEVEDO, M.M. (1981) A Contrastive Phonology Portuguese and English. Washington, DC: Georgetown University Press.
AVERY, P. & ERLICH, S. (1993) Teaching American English Pronunciation. Oxford: Oxford University Press.
BAKER, A. & GOLDSTEIN, S. (1993) Pronunciation Pairs: an introductory course for students of English. Cambridge: Cambridge University Press.
GOODWIN, J.M., BRINTON, D.M., & CELCE-MURCIA, M. (1996) Teaching Pronunciation: a reference for teachers of English to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press.
KREIDLER, C.W. (1989). The Pronunciation of English: a course book in phonology. Oxford and Cambridge, MA: Basil Blackwell.
ROACH, P. (1993) English Phonetics and Phonology. Cambridge: Cambridge University Press.
WELLS, J.C. (1990) Longman Pronunciation Dictionary. London: Longman.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores do ensino fundamental e médio da rede pública e privada
Objetivos da atividade
O principal objetivo desta atividade extensionista, portanto, é proporcionar aos graduandos uma oportunidade de desenvolver atividades centradas em um aspecto gramatical da língua inglesa, isto é, o sistema fonético-fonológico, e colocá-las em prática para a comunidade interessada, por meio de atividades concretas junto ao público-alvo
Descrição da atividade
Aprofundamento do conhecimento teórico e prático sobre os sistemas fonético-fonológicos da língua inglesa, com destacada ênfase na prática de pronúncia e em técnicas de ensino de pronúncia do inglês como língua adicional.
Indicadores de avaliação da atividade
Fichas didáticas elaboradas, questionário de avaliação das atividades realizadas, participação nas atividades por meio de listas de presença

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