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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0521 - Tópicos de Fonologia do Inglês
Topics of English Phonology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina propicia uma continuidade aos estudos do sistema sonoro do inglês, abordando aspectos relativos ao acento, ritmo e entoação. Com base em constante exposição do aluno a materiais variados aliados a exercícios práticos, o curso busca ajudá-lo a perceber, identificar, distinguir e analisar padrões acentuais e entoacionais do idioma, contribuindo para o aprimoramento da sua pronúncia na língua inglesa. Esse conhecimento o habilita a desenvolver atividades orais relevantes em sua práticas docente, tendo em vista sua reflexão e prática dos conteúdos desenvolvidos no curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2782553 - Deusa Maria de Souza Pinheiro Passos
2715262 - Leland Emerson McCleary
 
Programa Resumido
Descrição e análise de aspectos supra-segmentais do sistema sonoro da língua inglesa. Prática de pronúncia. Análise contrastiva de elementos fonológicos do Português X Inglês. Transcrição fonética; marcação de acento e entoação.
 
 
 
Programa
A sílaba. O acento na palavra. Noção de proeminência. Noção de qualidade da sílaba acentuada. Padrão acentual da palavra: simples e complexo (palavras  afixais e compostas). Acento na sentença. Elisão. Assimilação. Ligação. Formas reduzidas. Entoação. Variantes do inglês.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leituras e discussões sobre os temas introduzidos
Atividades e exercícios escritos e orais de reconhecimento, produção e transcrição de sons
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, provas escritas ou orais.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
AZEVEDO, M.M. (1981) A Contrastive Phonology Portuguese and English. Washington, DC: Georgetown University Press.
AVERY, P. & ERLICH, S. (1993) Teaching American English Pronunciation. Oxford: Oxford University Press.
BAKER, A. & GOLDSTEIN, S. (1993) Pronunciation Pairs: an introductory course for students of English. Cambridge: Cambridge University Press.
GOODWIN, J.M., BRINTON, D.M., & CELCE-MURCIA, M. (1996) Teaching Pronunciation: a reference for teachers of English to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press.
KREIDLER, C.W. (1989). The Pronunciation of English: a course book in phonology. Oxford and Cambridge, MA: Basil Blackwell.
ROACH, P. (1993) English Phonetics and Phonology. Cambridge: Cambridge University Press.
WELLS, J.C. (1990) Longman Pronunciation Dictionary. London: Longman.
 

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