Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0522 - Tópicos de Gramática do Inglês
Topics of English Grammar Studies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina busca oferecer aos alunos um aprimoramento do conhecimento da gramática da língua inglesa, com foco em uma abordagem teórica específica. A escolha da abordagem teórica poderá variar a cada edição da disciplina, dentre as seguintes: gramática estrutural, funcional, sistêmico-funcional ou cognitiva. Dessa forma, a disciplina busca expandir a competência gramatical dos alunos, a partir da descrição e análise de aspectos sintáticos da língua inglesa e da reflexão sobre a relação entre gramática e expressão linguística. Tal competência é necessária para o futuro profissional que lida com conteúdos gramaticais na sua prática docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2782553 - Deusa Maria de Souza Pinheiro Passos
2715262 - Leland Emerson McCleary
64774 - Marisa Grigoletto
 
Programa Resumido
Introdução a uma abordagem teórica específica da gramática da língua inglesa: gramática estrutural, funcional, sistêmico-funcional ou cognitiva. Descrição e análise de aspectos sintáticos da língua inglesa, no contexto da abordagem teórica em foco. A disciplina busca desenvolver a percepção ampla das possibilidades expressivas e promover o uso criativo das estruturas da língua inglesa, a partir de uma determinada perspectiva teórica.
 
 
 
Programa
Estrutura de sintagmas (nominais, verbais, adjetivais, adverbiais) e seu uso; complementos e adjuntos; coordenação e subordinação; elementos de coesão; a frase como mensagem: tema e foco; modalidade; ponto de vista; aspectos de análise contrastiva; gramática e ensino de língua estrangeira.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leitura e análise de textos
Exercícios de transformação, complementação, identificação, descrição, tradução, paráfrase
Discussões e debates
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, exercícios, provas e outros trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
BIBER, D.; JOHANSSON, S.; LEECH, G.; CONRAD, S.; FINEGAN, E. Longman grammar of spoken and written English. Harlow: Longman, 2006.
CELCE-MURCIA, M.; LARSEN-FREEMAN, D. The grammar book: an ESL/EFL teacher's course. 2nd edition. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1999.
COFFIN, C.; DONOHUE, J.; NORTH, S. Exploring English grammar: from formal to functional. London: Routledge, 2009.
HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3rd edition. London: Edward Arnold, 2004.
LOCK, Graham. Functional English grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
QUIRK, R.; GREENBAUM, S.; LEECH, G.; SVARTVIK, J. A Comprehensive grammar of the English language. London: Longman, 1985.
TAYLOR, John. Cognitive grammar. Oxford: Oxford University Press, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0522

Clique para consultar o oferecimento para FLM0522

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP