Esta disciplina busca oferecer aos alunos um aprimoramento do conhecimento da gramática da língua inglesa, com foco em uma abordagem teórica específica. A escolha da abordagem teórica poderá variar a cada edição da disciplina, dentre as seguintes: gramática estrutural, funcional, sistêmico-funcional ou cognitiva. Dessa forma, a disciplina busca expandir a competência gramatical dos alunos, a partir da descrição e análise de aspectos sintáticos da língua inglesa e da reflexão sobre a relação entre gramática e expressão linguística. Tal competência é necessária para o futuro profissional que lida com conteúdos gramaticais na sua prática docente.
Introdução a uma abordagem teórica específica da gramática da língua inglesa: gramática estrutural, funcional, sistêmico-funcional ou cognitiva. Descrição e análise de aspectos sintáticos da língua inglesa, no contexto da abordagem teórica em foco. A disciplina busca desenvolver a percepção ampla das possibilidades expressivas e promover o uso criativo das estruturas da língua inglesa, a partir de uma determinada perspectiva teórica.
Estrutura de sintagmas (nominais, verbais, adjetivais, adverbiais) e seu uso; complementos e adjuntos; coordenação e subordinação; elementos de coesão; a frase como mensagem: tema e foco; modalidade; ponto de vista; aspectos de análise contrastiva; gramática e ensino de língua estrangeira.
BIBER, D.; JOHANSSON, S.; LEECH, G.; CONRAD, S.; FINEGAN, E. Longman grammar of spoken and written English. Harlow: Longman, 2006.CELCE-MURCIA, M.; LARSEN-FREEMAN, D. The grammar book: an ESL/EFL teacher's course. 2nd edition. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1999.COFFIN, C.; DONOHUE, J.; NORTH, S. Exploring English grammar: from formal to functional. London: Routledge, 2009.HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3rd edition. London: Edward Arnold, 2004.LOCK, Graham. Functional English grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.QUIRK, R.; GREENBAUM, S.; LEECH, G.; SVARTVIK, J. A Comprehensive grammar of the English language. London: Longman, 1985.TAYLOR, John. Cognitive grammar. Oxford: Oxford University Press, 2002.