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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0523 - Tópicos de Semântica
Topics of Semantic Studies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Considerando a relevância dos estudos do significado para a formação do graduando em línguas estrangeiras, a disciplina procura propiciar ao aluno discussões e reflexões acerca de pressupostos teóricos e metodológicos de análises de fatos semânticos e pragmáticos, a fim de desenvolver não somente a capacidade crítica do aluno quanto às teorias linguísticas ligadas a processos de significação, mas também uma prática de análise de materiais de linguagem de naturezas diversas. Esse conhecimento habilita o futuro profissional a trabalhar com textos orais e escritos com criticidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2782553 - Deusa Maria de Souza Pinheiro Passos
2715262 - Leland Emerson McCleary
 
Programa Resumido
Questões sobre significado no estudo de línguas naturais, com ênfase em fatos de linguagem ligados à língua inglesa. A relação entre lógica e linguagem. Análise em nível lexical de aspectos da semântica da língua inglesa, destacando as noções de sentido e referência, comparando abordagens das teorias de orientação lógico-formal e de linguística cognitiva. Introdução aos conceitos de enunciação e pragmática.
 
 
 
Programa
Aspectos semânticos do nível do léxico: campos semânticos, conotação e denotação; significado literal X figurativo; hipônimos, sinônimos e antônimos; polissemia e redes radiais; metáfora; referência; dêixis e iconicidade. Aspectos da semântica formal; função de verdade; cálculo dos predicados. O estudo da enunciação na teoria linguística. Os atos de fala. Perspectiva, relevo, ancoragem e construal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Grupos de estudos
Leituras e exercícios
Discussões e debates
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, fichamentos, provas escritas.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
AUSTIN, J.L. (1962) How to Do Things with Words. Oxford: Claredon Press.
COOLIN, F. & GULDMANN, F. (2005) Meaning, Use and Truth – introducing the Philosophy of Language. GB: Ashgate.
COOK, G. (1989) Discourse. Oxford University Press.
CRUSE, D. (1986) Lexical Semantics. Cambridge.
CRUSE, A. (2004). Meaning in Language: an introduction to semantics and pragmatics. Oxford: Oxford University Press.
EVANS, V. & GREEN, M. (2006). Part II: Cognitive Semantics. Cognitive Linguistics: an introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Earlbaum
GRICE, H. P. (1957) “Meaning”. In: Steingberg, E. & L. Jakobovits. Semantics, Cambridge: Cambridge University Press, 1974.
HURFORD, J. & HEASLEY, B. (1983) Semantics, a coursebook. Cambridge: C.U.P.
KREIDLER, C. W. (2004) Introducing English Semantics. London: Routledge.
LYONS, J. (1979) Semantics. Vol. 1 & 2. Cambridge University Press.
SAEED, J.I. (2003). Semantics. Malden, MA: Blackwell.
 

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