A disciplina apresenta uma introdução à dimensão discursiva da linguagem, com foco particular sobre o discurso enquanto fenômeno socialmente constituído. As habilidades trabalhadas fornecem subsídios para a compreensão da construção social da significação e das noções de texto, contexto e discurso. Com esse objetivo, estudam-se noções de texto, co-texto e contexto; linguagem como ação social; coerência e consistência textual; enunciado e enunciação, língua e subjetividade. Todas essas noções são discutidas, priorizando análises em língua inglesa. Entende-se que o futuro profissional de língua estrangeira deve estar preparado para trabalhar com o discurso enquanto fenômeno socialmente constituído, tendo como meta desenvolver o senso crítico dos aprendizes de língua inglesa.
Introdução à noção de língua como discurso e a concepções de texto, contexto e discurso. O foco é o discurso enquanto fenômeno socialmente constituído, priorizando análises em língua inglesa.
Língua e discurso; noções de texto; co-texto e contexto; linguagem como ação social; a construção social da significação; concepções de discurso; coerência e consistência textual; enunciado e enunciação; língua e subjetividade.
Materiais variados próprios. Artigos e textos de fontes diversas.BAKHTIN, M. The Dialogic Imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.CALDAS-COULTHARD, C.R. & COULTHARD, M. (eds). Texts and Practices – readings in Critical Discourse Analysis. London and New York: Routledge, 1996.COOK, G. Discourse. Oxford: Oxford University Press, 1989.GEE, J. P. An introduction to discourse analysis: theory and method. London and New York: Routledge, 1999. JAWORSKI, A. & COUPLAND, N. (eds). The Discourse Reader. London and New York: Routledge, 1999.RICE, P.; WAUGH, P. Modern Literary Theory: a Reader. London: Edward Arnold, 1989.