Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0525 - Tópicos de Discurso
Topics of Discourse Studies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina busca atender às necessidades de aprimoramento da compreensão da dimensão discursiva da linguagem e da língua inglesa. As habilidades trabalhadas na disciplina constituem subsídios para a análise do funcionamento discursivo de textos, aumentando, consequentemente, a competência na leitura crítica, a reflexão teórica e metodológica sobre os estudos do discurso e a capacidade de expressão oral e escrita na língua estrangeira. O curso tem por objetivo desenvolver a noção de linguagem como lugar de processos sóciohistóricos de produção de sentidos e promover a análise de textos de diversos gêneros e temas com foco em seu funcionamento discursivo. Esse conhecimento e prática de análise visam preparar o futuro profissional para a seleção crítica de textos (orais e escritos) necessários para sua atuação docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93280 - Anna Maria Grammatico Carmagnani
64774 - Marisa Grigoletto
 
Programa Resumido
Análise de aspectos discursivos da língua inglesa, dando prioridade a conceitos relacionados às formas de construção de significados resultantes do funcionamento da linguagem em sua articulação com a sociedade, a história e a ideologia. O curso busca desenvolver a noção de linguagem como lugar de processos sociohistóricos de produção de sentidos e promover a análise de textos de diversos gêneros e temas com foco no seu funcionamento discursivo.
 
 
 
Programa
Perspectivas e abordagens em análise do discurso; o signo linguístico como fenômeno social; discurso como prática social; as dimensões intertextual e interdiscursiva no discurso; discurso e ideologia, discurso e poder; discurso e construção de identidades; a dimensão multimodal no discurso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leitura e discussão de textos teóricos
Leitura e análise discursiva de textos em inglês
Discussões e debates
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, resenhas e exercícios, provas escritas, trabalhos monográficos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
CALDAS-COULTHARD, C.R. & COULTHARD, M. (eds) (1996) Texts and Practices – readings in Critical Discourse Analysis. London and New York: Routledge.
FAIRCLOUGH, N. (1992) Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press.
FAIRCLOUGH, N. (1995) Media discourse. London: Edward Arnold.
FAIRCLOUGH, N. (2003) Analysing discourse – textual analysis for social research. London and New York: Routledge.
JAWORSKI, A. & COUPLAND, N. (eds) (1999) The Discourse Reader. London and New York: Routledge.
KRESS, G. & van LEEUWEN, T. (1996) Reading images – the grammar of visual design. London: Routledge.
ORLANDI, E. (1999) Análise de discurso – princípios e procedimentos. Campinas: Pontes.
RESENDE, V. de M. & RAMALHO, V. (2006) Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto.
WILLIAMS, G. (1999) French discourse analysis. London and New York: Routledge.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0525

Clique para consultar o oferecimento para FLM0525

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP