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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0526 - Questões Sociolinguísticas do Inglês
Sociolinguistic Studies of English

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina apresenta e discute concepções teóricas e sócio-históricas que estabelecem as bases para a discussão de conceitos e acontecimentos relativos a variantes linguísticas, mudanças linguísticas, valores linguísticos, políticas linguísticas e educação, entre outros. A partir da perspectiva da sociolinguística, os conceitos são estudados à luz do desenvolvimento histórico e social da língua inglesa, sua formação e disseminação. Essas noções servem de base para a discussão de questões linguísticas contemporâneas ligadas a países como o Brasil, no qual a língua inglesa ocupa um lugar de destaque na formação linguística dos cidadãos, possibilitando ao futuro professor um aprofundamento em questões fundamentais para sua atuação profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93280 - Anna Maria Grammatico Carmagnani
2715262 - Leland Emerson McCleary
64774 - Marisa Grigoletto
 
Programa Resumido
Apresentação e discussão de concepções teóricas na perspectiva sociolinguística. A história da língua inglesa. Discussão de conceitos relativos a variantes linguísticas, mudanças linguísticas, bilinguismo, políticas linguísticas e estudo desses conceitos em contextos de língua inglesa. A língua inglesa no Brasil.
 
 
 
Programa
A Sociolinguística e seus conceitos básicos. A história da língua inglesa e as políticas linguísticas para o estabelecimento da língua inglesa na modernidade. Pidgins e línguas crioulas. Black English. Bilinguismo. Preconceito linguístico/ Pureza linguística.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leituras e discussões sobre os temas introduzidos.
Resenhas, discussões orientadas de textos.
Webografia (pesquisa sobre os temas estudados no meio digital)
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, fichamentos, prova escrita e trabalho final.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
Calvet, Louis-Jean. Sociolinguística. São Paulo: Parábola, 2002
Calvet, Louis-Jean. Language Wars and linguistic politics. Oxford University Press.
Crawford, J. At war with diversity: US language policy in an age of anxiety. Multilingual Matters, 2000.
Fishman, J.A. Some basic sociolinguistic concepts . In Trueba, H.T. and Barnet-Mizrahi, C. (eds) Bilingual Multicultural Education and the Professional. Rowley, Mass: Newbury House.
Giglioli, P.P. (ed).Language and social context, Penguin Books, 1972.
Greenbaun, S. (ed) The English Language Today. Oxford: Pergamon, 1985.
Kachru, B. (ed) The Other tongue: English across culture. Oxford: Pergamon, 1983.
McCleary, Leland. Sociolinguística. Impresso, Florianópolis, 2008.
McCrum, R.; Cran, W., Macneil, R (Eds). The Story of English. New York: Viking
McKay & Hornberger (eds) Sociolinguistics and Language Teaching. Cambridge: CUP, 1996
 

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