A disciplina apresenta e discute concepções teóricas e sócio-históricas que estabelecem as bases para a discussão de conceitos e acontecimentos relativos a variantes linguísticas, mudanças linguísticas, valores linguísticos, políticas linguísticas e educação, entre outros. A partir da perspectiva da sociolinguística, os conceitos são estudados à luz do desenvolvimento histórico e social da língua inglesa, sua formação e disseminação. Essas noções servem de base para a discussão de questões linguísticas contemporâneas ligadas a países como o Brasil, no qual a língua inglesa ocupa um lugar de destaque na formação linguística dos cidadãos, possibilitando ao futuro professor um aprofundamento em questões fundamentais para sua atuação profissional.
Apresentação e discussão de concepções teóricas na perspectiva sociolinguística. A história da língua inglesa. Discussão de conceitos relativos a variantes linguísticas, mudanças linguísticas, bilinguismo, políticas linguísticas e estudo desses conceitos em contextos de língua inglesa. A língua inglesa no Brasil.
A Sociolinguística e seus conceitos básicos. A história da língua inglesa e as políticas linguísticas para o estabelecimento da língua inglesa na modernidade. Pidgins e línguas crioulas. Black English. Bilinguismo. Preconceito linguístico/ Pureza linguística.
Calvet, Louis-Jean. Sociolinguística. São Paulo: Parábola, 2002Calvet, Louis-Jean. Language Wars and linguistic politics. Oxford University Press.Crawford, J. At war with diversity: US language policy in an age of anxiety. Multilingual Matters, 2000.Fishman, J.A. Some basic sociolinguistic concepts . In Trueba, H.T. and Barnet-Mizrahi, C. (eds) Bilingual Multicultural Education and the Professional. Rowley, Mass: Newbury House.Giglioli, P.P. (ed).Language and social context, Penguin Books, 1972.Greenbaun, S. (ed) The English Language Today. Oxford: Pergamon, 1985.Kachru, B. (ed) The Other tongue: English across culture. Oxford: Pergamon, 1983.McCleary, Leland. Sociolinguística. Impresso, Florianópolis, 2008.McCrum, R.; Cran, W., Macneil, R (Eds). The Story of English. New York: VikingMcKay & Hornberger (eds) Sociolinguistics and Language Teaching. Cambridge: CUP, 1996