Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0527 - Tópicos de Lingua e Cultura
Topics of Language and Culture

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina busca situar o estudo da língua inglesa em um contexto sócio-cultural e histórico mais amplo, onde as noções de língua e de cultura são vistas em termos de seus contextos variados de origem e comparados com os contextos sócio-culturais atuais em que ocorrem. A compreensão da diversidade dos contextos e das variações de origem dos conceitos de língua e de cultura é situada por sua vez em termos dos processos de criação de sentidos e de interpretação dos quais resulta. O futuro profissional é, assim, melhor preparado para discutir as relações língua estrangeira, cultura, língua materna e a constituição de identidades no contato-confronto com outras línguas e culturas, com destaque para a língua inglesa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54780 - Lynn Mario Trindade Menezes de Souza
1886028 - Walkyria Maria Monte Mór
 
Programa Resumido
Exame crítico de teorias que abordam aspectos relacionados às noções de representação e diferença, identidade, globalização e diversidade a partir de análise do trabalho da linguagem em sua dimensão cultural.
 
 
 
Programa
Os sentidos de Cultura. As interpretações da cultura. Representação e Linguagem. Norma e Diferença. Identidade cultural. Diversidade Cultural. Língua inglesa, globalização e sociedade digital.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leituras e discussões sobre os temas introduzidos
Atividades e exercícios escritos
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, provas escritas.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
CAZDEN, C. B., 2000. Taking Cultural Differences into Account. In Cope and Kalantzis (eds) Multiliteracies, literacy learning and the design of social futures. London and New York: Routledge, p 249-266

GEERTZ, C., 1973. Thick description: toward an interpretive theory of culture. In The Interpretation of Cultures. New York: Basic Books

GRADDOL, David and MEINHOF, Ulrike H. (ed), 1999. English in a Changing World, AILA Review 13. UK: Biddles Ltd, Guilford. http://www.britishcouncil.org/learning-research-englishnext.htm

HALL, S. (ed). 1997. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage and The Open University.

_____________ 1994. “The question of cultural identity”. In Modernity and its futures, Hall, S., Held, D. and McGrew, Tony (ed). Great Britain: Polity Press, Blackwell and The Open University,, p. 273-325.

KRESS, G., 2003. Literacy and Multimodality. In Literacy in the New Media Age. London and New York: Routledge, p 35-60
LARAIA, Roque de Barros, 1993. Cultura: Um conceito antropológico. RJ: Jorge Zahar Editor

PENNYCOOK, A., 2007. Language flows, language mixes. In Global Englishes and Transcultural Flows. London and New York: Routledge.

SUÁREZ-OROSCO, M; QIN-HILLIARD, D., 2004. Introduction, Globalization: culture and education in the new millenium. Berkley and Los Angeles: University of California Press, p.1-37
.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores do ensino fundamental e médio da rede pública e privada;
Objetivos da atividade
A disciplina de Tópicos de Língua e Cultura busca situar o estudo da língua inglesa em um contexto sócio-cultural mais amplo, onde as noções de língua e cultura são vistas em termos de seus contextos variados de origem e comparados com os contextos sócio-culturais em que ocorrem. O curso focaliza, ainda, estudos e discussões sobre três conceitos-chave na sociedade contemporânea: língua(s), cultura(s) e diversidade(s).
Descrição da atividade
Especificamente sobre as atividades extensionistas, pretende-se expandir as discussões da disciplina, por meio da discussão, com as comunidades externas, público-alvo, os conceitos como educação linguística, línguas estrangeiras e culturas, cultura digital e cultura visual, por meio da realização de projetos / ações. Serão ofertadas oficinas didáticas para a comunicação com a comunidade externa
Indicadores de avaliação da atividade
Fichas didáticas elaboradas, questionário de avaliação das atividades realizadas, participação nas atividades por meio de listas de presença

Clique para consultar os requisitos para FLM0527

Clique para consultar o oferecimento para FLM0527

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP