Esta disciplina busca situar o estudo da língua inglesa em um contexto sócio-cultural e histórico mais amplo, onde as noções de língua e de cultura são vistas em termos de seus contextos variados de origem e comparados com os contextos sócio-culturais atuais em que ocorrem. A compreensão da diversidade dos contextos e das variações de origem dos conceitos de língua e de cultura é situada por sua vez em termos dos processos de criação de sentidos e de interpretação dos quais resulta. O futuro profissional é, assim, melhor preparado para discutir as relações língua estrangeira, cultura, língua materna e a constituição de identidades no contato-confronto com outras línguas e culturas, com destaque para a língua inglesa.
Exame crítico de teorias que abordam aspectos relacionados às noções de representação e diferença, identidade, globalização e diversidade a partir de análise do trabalho da linguagem em sua dimensão cultural.
Os sentidos de Cultura. As interpretações da cultura. Representação e Linguagem. Norma e Diferença. Identidade cultural. Diversidade Cultural. Língua inglesa, globalização e sociedade digital.
CAZDEN, C. B., 2000. Taking Cultural Differences into Account. In Cope and Kalantzis (eds) Multiliteracies, literacy learning and the design of social futures. London and New York: Routledge, p 249-266GEERTZ, C., 1973. Thick description: toward an interpretive theory of culture. In The Interpretation of Cultures. New York: Basic BooksGRADDOL, David and MEINHOF, Ulrike H. (ed), 1999. English in a Changing World, AILA Review 13. UK: Biddles Ltd, Guilford. http://www.britishcouncil.org/learning-research-englishnext.htmHALL, S. (ed). 1997. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage and The Open University._____________ 1994. “The question of cultural identity”. In Modernity and its futures, Hall, S., Held, D. and McGrew, Tony (ed). Great Britain: Polity Press, Blackwell and The Open University,, p. 273-325.KRESS, G., 2003. Literacy and Multimodality. In Literacy in the New Media Age. London and New York: Routledge, p 35-60 LARAIA, Roque de Barros, 1993. Cultura: Um conceito antropológico. RJ: Jorge Zahar Editor PENNYCOOK, A., 2007. Language flows, language mixes. In Global Englishes and Transcultural Flows. London and New York: Routledge. SUÁREZ-OROSCO, M; QIN-HILLIARD, D., 2004. Introduction, Globalization: culture and education in the new millenium. Berkley and Los Angeles: University of California Press, p.1-37.