São objetivos desta disciplina: (1) oferecer fundamentos de metodologia de pesquisa na área de Letras; (2) oferecer bases para a elaboração de projetos de pesquisa, apresentações acadêmicas e relatórios de pesquisa; (3) desenvolver a capacidade de diálogo e de crítica construtiva nas discussões acadêmicas; (4) desenvolver a capacidade de trabalho em equipe; (5) desenvolver a capacidade de investigação; (6) discutir questões de ética acadêmica.
Esta disciplina tratará dos seguintes assuntos: i) o fascínio da pesquisa; a pergunta da pesquisa; ii) planejamento do tempo; iii) leitura; iv) resumo e fichamento; v) pesquisa bibliográfica; normas ABNT; citação e plágio; vi) projeto de pesquisa; vii) redação acadêmica; viii) estrutura do trabalho acadêmico.
A disciplina parte do princípio de que a pesquisa nasce do fascínio por um dado de realidade – que pode ser, por exemplo, um texto literário, a obra de um escritor, um fenômeno linguístico, uma questão relativa à tradução, etc. Do fascínio experimentado, nasce a pergunta nuclear da pesquisa, que será especificada no decorrer do tempo. Para pesquisar seu tema, porém, o aluno deve aprender a planejar seu tempo, não apenas no que diz respeito aos objetivos específicos da pesquisa e a outras atividades realizadas, mas a uma ordenação geral do dia. O passo seguinte para o êxito da pesquisa é compreender que não se usa o mesmo método para todo material pesquisado e que há diversos modos de leitura de uma fonte bibliográfica. O aluno também precisa desenvolver a consciência das diferentes formas de fixar o conhecimento do que foi lido (resumo, fichamento, etc.). As leituras devem ser corretamente citadas (ABNT), mas também corretamente pesquisadas. Após a discussão desses diferentes aspectos da pesquisa, será apresentada a estrutura geral de um projeto de pesquisa (que o aluno deverá elaborar como avaliação), tendo especial atenção para as normas de redação acadêmica.
ADLER, M.; van DOREN, C. . Como ler livros. O guia clássico para a leitura inteligente. [Trad. Edwar H. Wolff, Pedro Sette-Câmara]. São Paulo: É realizações, 2010. BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar as ideias. Editora Ática, São Paulo. 2005. BOEGLIN, Martha. Wissenschaftlich arbeiten Schritt für Schritt: gelassen und effektiv studieren. München: Wilhelm Fink Verlag, 2007. DUDEN. Wie verfasst man wissenschaftlichen Arbeiten? [Ulrich Andermann, unter Mitw. v. Martin Dress u. Frank Grätz]. Mannheim, Leipzig, Wien, Zürich: Dudenverlag 2006. ESSELBORN-KRUMBIGEL, Helga. von der Idee zum Text. Eine Anleitung zum wissenschaftlichen Schreiben. Ferdinand Schöningh, Zürich, 2004. KOCH, Ingedore. Argumentação e Linguagem. Cortez Editora, São Paulo. 2011. LOUSADA, Eliane. G.; MACHADO, Anna Rachel; ABREUTARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005. v. 1. 120p. MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Por uma Linguística Aplicada Interdisciplinar. Editora Parábola, São Paulo. 2006. MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. 1ª edição, 9ª impressão. São Paulo: Parábola Editorial. 2021. OLIVEIRA, Jorge Leite de – Texto acadêmico. Técnicas de redação e de pesquisa científica conforme normas atuais da ABNT. 5ª edição. São Paulo: Vozes, 2007. RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar e apresentar monografias. 3a ed. atualizada. São Paulo: Humanitas, 2008. SEVERINO, Antonio Joaquim – Metodologia do trabalho científico. 23ª edição, revista e ampliada. Campinas (SP): Cortez, 2007. VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. Pesquisa e ensino: considerações e reflexões.Revista e-scrita, v.1, n.2, p.59-74. 2010.