Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0543 - Introdução ao Conto
Introduction to the Short Story

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo o estudo dos elementos constitutivos da narrativa com o fim de prover o aluno com instrumental teórico para a leitura e análise de contos de autores de língua inglesa. Para isso, tem como foco a apresentação dos elementos constitutivos da ficção tais como personagem, enredo, ponto de vista, tempo e espaço; o desenvolvimento da capacidade perceptiva e analítica do aluno, sensibilizando-o para a análise e a discussão crítico-interpretativa de narrativas. Os textos do programa abrangem autores consagrados da ficção em língua inglesa dos séculos XIX e XX. A disciplina visa estimular a percepção crítica dos aspectos estruturais do conto, gênero moderno por excelência, fornecendo ao futuro professor instrumentais de análise que lhe permitam trabalhar com textos narrativos de curta extensão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2800271 - Laura Patricia Zuntini de Izarra
73148 - Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco
85072 - Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos
 
Programa Resumido
Elementos constitutivos da ficção: personagem, enredo, ponto de vista, tempo e espaço.
Autores: Edgar Allan Poe, Katherine Mansfield, James Joyce, Virginia Woolf, Ernest Hemingway, D.H. Lawrence, Jean Rhys, Frank O'Connor, William Faulkner, Alice Walker, Kate Chopin, entre outros.
 
 
 
Programa
Apresentação dos elementos constitutivos da ficção tais como personagem, enredo, ponto de vista, tempo e espaço. Desenvolvimento da capacidade perceptiva e analítica do aluno, sensibilizando-o para a análise e a discussão crítico-interpretativa de narrativas. Os textos do programa abrangem autores consagrados da ficção em língua inglesa dos séculos XIX e XX.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, aulas dialogadas, discussão em grupos, seminários.
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação em aulas, seminários, fichamentos, provas escritas ou orais, entrevistas, trabalhos de pesquisa, participação em atividades extra-classe.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova ou trabalho escrito realizado na primeira semana letiva do semestre subsequente ao da reprovação. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação (a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois).
 
Bibliografia
     
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.
Antologias
Arp, Thomas & Johnson, Greg (ed.). Perrine’s Literature. Structure, Sound & Sense. Boston: Wadsworth, 2009.
Atwood, Margaret & Weaver, Robert (ed.). The Oxford Book of Canadian Short Stories. Toronto/Oxford/New York: Oxford University Press, 1986.
Brooks, Cleanth. Understanding Fiction. New York: Appleton-Century-Crofts, 1959.
Chatman, Seymour. Reading Narrative Fiction. New York: Macmillan, 1993.
Hamalian, Leo & Karl, Frederick (ed). The Shape of Fiction: British and American Short Stories. New York: MacGraw-Hill Book Company, 1967.
Lecker, Robert, David, Jack & O’Brien, Peter. Introduction to Literature. British, American, Canadian. New York: Harper & Row, Publishers, 1987.
Lecker, Robert & David, Jack (ed.). The New Canadian Anthology. Poetry and Short Fiction in English. Scarborough, Ontario: Nelson Canada, 1988
Mizener, Arthur (ed). Modern Short Stories. New York: WW Norton, 1967.
Peden, William (ed). Short Fiction: Shape and Substance. Boston: Houghton Mifflin Co, 1971.
Pickering, James & Hoeper, Jeffrey (ed.). Literature. New York: Macmillan, 1986.
Pickering, James. Fiction 50. An Introduction to the Short Story. New York: Macmillan, 1993.
Teoria do Conto
Akers, Tim (ed). Short Stories for Students. Boston: The Gale Group, 1999.
Antonio Candido et ali. A personagem do romance. In: A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 53-80.
Benjamin, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1985, vol. 1, p. 197-221.
Brait, Beth. A Personagem. São Paulo: Ed. Ática, 1985.
Cortázar, Julio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de Cronópios. São Paulo: Perspectiva, 1974, pp. 147-163.
_______. Do conto breve e seus arredores. In: Valise de Cronópios. São Paulo: Perspectiva, 1974, pp. 227-237.
Dimas, Antonio. Espaço e Romance. São Paulo: Ed. Ática, 1985.
Humphrey, Robert. O Fluxo da Consciência. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976.
The International Symposium on the Short Story, Kenyon Review, vol. XXXI, 1969.
Leite, Lígia Chiappini. O Foco Narrativo. São Paulo: Ed. Ática, 1989.
Lima, Hermann. Variações sobre o Conto. MEC- Serviço de Documentação, Departamento de Imprensa Nacional, 1952.
Magalhães Jr., R. A Arte do Conto. Rio de Janeiro: Bloch, 1972.
Mansfield, Katherine. Letters and Journals. Penguin, 1988.
May, Charles E. (ed.). Short Story Theories. Ohio: Ohio University Press, 1976.
________. The New Short Story Theories. Ohio: Ohio University Press, 1994.
Mesquita, Samira. O Enredo. São Paulo: Ed. Ática, 1986.
Nunes, Benedito. O Tempo na Narrativa. São Paulo: Ed. Ática, 1988.
Passos, Cleusa Rio P. Breves considerações sobre o conto moderno. In: Viviana Bosi, Cláudia A. Campos, Andrea S. Hossne, Ivone Rabello (org). Ficções: Leitores e Leituras. São Paulo: Ateliê, 2001, p. 67-90.

Poe, Edgar Allan. The Short Story. In: Stern, Philip van Doren (ed.). The Portable Poe. Penguin, s.d., pp. 565-567.
Pontieri, Regina. Formas Históricas do Conto: Poe e Tchékhov. In: Viviana Bosi, Cláudia A. Campos, Andrea S. Hossne, Ivone Rabello (org). Ficções: Leitores e Leituras. São Paulo: Ateliê, 2001, p. 91-111.
Piglia, Ricardo. Formas Breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Quiroga, Horacio. Sobre Literatura. Obras ineditas y desconocidas. Montevideo: Arca, 1970, pp. 60-65/65-69/86-88.
Reid, Ian. The Short Story. London: Methuen, 1977.
Shaw, Valerie. The Short Story. A Critical Introduction. Longman, 1983.
Tchekhov, Anton. Letters on the Short Story. New York, 1942.
________ . Carta de Tchekhov a Swórin. In: A Dama do Cachorrinho e outros contos. São Paulo: Max Limod, 1985.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0543

Clique para consultar o oferecimento para FLM0543

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP