A disciplina tem como objetivo o estudo dos elementos constitutivos da narrativa com o fim de prover o aluno com instrumental teórico para a leitura e análise de contos de autores de língua inglesa. Para isso, tem como foco a apresentação dos elementos constitutivos da ficção tais como personagem, enredo, ponto de vista, tempo e espaço; o desenvolvimento da capacidade perceptiva e analítica do aluno, sensibilizando-o para a análise e a discussão crítico-interpretativa de narrativas. Os textos do programa abrangem autores consagrados da ficção em língua inglesa dos séculos XIX e XX. A disciplina visa estimular a percepção crítica dos aspectos estruturais do conto, gênero moderno por excelência, fornecendo ao futuro professor instrumentais de análise que lhe permitam trabalhar com textos narrativos de curta extensão.
Elementos constitutivos da ficção: personagem, enredo, ponto de vista, tempo e espaço.Autores: Edgar Allan Poe, Katherine Mansfield, James Joyce, Virginia Woolf, Ernest Hemingway, D.H. Lawrence, Jean Rhys, Frank O'Connor, William Faulkner, Alice Walker, Kate Chopin, entre outros.
Apresentação dos elementos constitutivos da ficção tais como personagem, enredo, ponto de vista, tempo e espaço. Desenvolvimento da capacidade perceptiva e analítica do aluno, sensibilizando-o para a análise e a discussão crítico-interpretativa de narrativas. Os textos do programa abrangem autores consagrados da ficção em língua inglesa dos séculos XIX e XX.
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.AntologiasArp, Thomas & Johnson, Greg (ed.). Perrine’s Literature. Structure, Sound & Sense. Boston: Wadsworth, 2009. Atwood, Margaret & Weaver, Robert (ed.). The Oxford Book of Canadian Short Stories. Toronto/Oxford/New York: Oxford University Press, 1986. Brooks, Cleanth. Understanding Fiction. New York: Appleton-Century-Crofts, 1959.Chatman, Seymour. Reading Narrative Fiction. New York: Macmillan, 1993. Hamalian, Leo & Karl, Frederick (ed). The Shape of Fiction: British and American Short Stories. New York: MacGraw-Hill Book Company, 1967.Lecker, Robert, David, Jack & O’Brien, Peter. Introduction to Literature. British, American, Canadian. New York: Harper & Row, Publishers, 1987. Lecker, Robert & David, Jack (ed.). The New Canadian Anthology. Poetry and Short Fiction in English. Scarborough, Ontario: Nelson Canada, 1988Mizener, Arthur (ed). Modern Short Stories. New York: WW Norton, 1967.Peden, William (ed). Short Fiction: Shape and Substance. Boston: Houghton Mifflin Co, 1971.Pickering, James & Hoeper, Jeffrey (ed.). Literature. New York: Macmillan, 1986. Pickering, James. Fiction 50. An Introduction to the Short Story. New York: Macmillan, 1993.Teoria do ContoAkers, Tim (ed). Short Stories for Students. Boston: The Gale Group, 1999. Antonio Candido et ali. A personagem do romance. In: A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 53-80.Benjamin, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1985, vol. 1, p. 197-221.Brait, Beth. A Personagem. São Paulo: Ed. Ática, 1985.Cortázar, Julio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de Cronópios. São Paulo: Perspectiva, 1974, pp. 147-163._______. Do conto breve e seus arredores. In: Valise de Cronópios. São Paulo: Perspectiva, 1974, pp. 227-237.Dimas, Antonio. Espaço e Romance. São Paulo: Ed. Ática, 1985.Humphrey, Robert. O Fluxo da Consciência. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976. The International Symposium on the Short Story, Kenyon Review, vol. XXXI, 1969. Leite, Lígia Chiappini. O Foco Narrativo. São Paulo: Ed. Ática, 1989.Lima, Hermann. Variações sobre o Conto. MEC- Serviço de Documentação, Departamento de Imprensa Nacional, 1952.Magalhães Jr., R. A Arte do Conto. Rio de Janeiro: Bloch, 1972.Mansfield, Katherine. Letters and Journals. Penguin, 1988. May, Charles E. (ed.). Short Story Theories. Ohio: Ohio University Press, 1976.________. The New Short Story Theories. Ohio: Ohio University Press, 1994. Mesquita, Samira. O Enredo. São Paulo: Ed. Ática, 1986.Nunes, Benedito. O Tempo na Narrativa. São Paulo: Ed. Ática, 1988.Passos, Cleusa Rio P. Breves considerações sobre o conto moderno. In: Viviana Bosi, Cláudia A. Campos, Andrea S. Hossne, Ivone Rabello (org). Ficções: Leitores e Leituras. São Paulo: Ateliê, 2001, p. 67-90. Poe, Edgar Allan. The Short Story. In: Stern, Philip van Doren (ed.). The Portable Poe. Penguin, s.d., pp. 565-567.Pontieri, Regina. Formas Históricas do Conto: Poe e Tchékhov. In: Viviana Bosi, Cláudia A. Campos, Andrea S. Hossne, Ivone Rabello (org). Ficções: Leitores e Leituras. São Paulo: Ateliê, 2001, p. 91-111. Piglia, Ricardo. Formas Breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. Quiroga, Horacio. Sobre Literatura. Obras ineditas y desconocidas. Montevideo: Arca, 1970, pp. 60-65/65-69/86-88.Reid, Ian. The Short Story. London: Methuen, 1977.Shaw, Valerie. The Short Story. A Critical Introduction. Longman, 1983. Tchekhov, Anton. Letters on the Short Story. New York, 1942.________ . Carta de Tchekhov a Swórin. In: A Dama do Cachorrinho e outros contos. São Paulo: Max Limod, 1985.