O objetivo da disciplina é despertar o interesse e o prazer pela leitura de poesia apresentando os poetas mais significativos de língua inglesa; visa ainda estudar as principais características estruturais da poesia de língua inglesa, abordando questões como sonoridade, o uso de imagens e o engenho poético. Aborda também questões de historicidade poética. A disciplina visa a estimular a percepção crítica dos aspectos constitutivos da linguagem poética, uma vez que esta é elemento fundamental para a formação do futuro professor de literaturas em geral e de literaturas em língua inglesa em particular.
A poesia como discurso, usando como exemplo baladas, sonetos de Shakespeare, poemas de W.B.Yeats, Ezra Pound, Wilfred Owen, Wystan Hugh Auden, William Blake, Walt Whitman, William Carlos Williams, entre outros, e “dub poetry.”
Análise de poemas introduzindo aspectos essenciais da poesia como discurso, destacando os componentes relativos à sonoridade (métrica, ritmo, assonância e aliteração), às imagens (comparação, metáfora, símbolo, alegoria) e à construção do pensamento (tom ou atitude, denotação e conotação). Os textos do programa abrangem tanto leituras teóricas como textos poéticos que forneçam uma amostragem significativa no tocante aos aspectos formais e temáticos.
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.ADORNO, T. W. “Palestra sobre lírica e sociedade” (Trad. de Jorge de Almeida). In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2003, pp. 65-90.ANTONIO CANDIDO. O Estudo Analítico do Poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um Lírico no Auge do Capitalismo. (Trad. José Carlos M. Barbosa e Hemerson Alves Baptista). São Paulo: Brasiliense, 1995.BLOOM, Harold. The Art of Reading Poetry. New York: Perennial, 2004.BOSI, Alfredo. O Ser e o Tempo da Poesia. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1997. ____________. “A Poesia ainda é necessária?” In: IZARRA, Laura P. Z. e MUTRAN, Munira H. (org.). Yeats and Dance Terence Brown – A Poesia ainda é Necessária? Alfredo Bosi. São Paulo: Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats & Humanitas, 2010.BOULTON, Marjorie. The Anatomy of Poetry. London: Routledge, 1982.BROOKS, Cleanth & BURTON, S.H. The Criticism of Poetry. London & N.Y.: Longman 2nd. Edition, 1974. ________________ & WARREN, R. P. Understanding Poetry. New York: Holt Rinehart and Winston, 1960.EAGLETON, Terry. How to Read a Poem. Oxford: Blackwell Publishing, 2007.EASTHOPE, Anthony. Poetry as Discourse. London & New York: Methuen, 1983.ELIOT, T.S. On Poetry and Poets. London: Faber & Faber, 1957. FAUSTINO, Mário. Artesanatos de Poesia. Fontes e Correntes da Poesia Ocidental. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.HEANEY, Seamus. Crediting Poetry (The Nobel Lecture 1995). Ireland: The Gallery Press, 1995. MILLER, Ruth & GREENBERG, Robert. Poetry: an Introduction. New York: St. Martin’s Press, 1981. PAZ, Octavio. El Arco y la Lira. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1970. POUND, Ezra. ABC da Literatura. (Trad. Augusto de Campos e José Paulo Paes). São Paulo: Cultrix, 2006.RAMAZANI, Jahan, R. ELLMANN & R. O’Clair. The Norton Anthology of Modern and Contemporary Poetry. New York & London: Norton & Company, 2003 (3rd. edition).STRAND, Mark e BOLAND, Evan. The Making of a Poem. A Norton Anthology of Poetic Forms. New York: W.W.Norton and Company, 2000.Wolosky, Shira. The Art of Poetry. How to Read a Poem. Oxford: Oxford University Press, 2001.