Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0569 - Tópicos de Pesquisa em Língua Inglesa
Topics of Research in English Language

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é aprofundar o conhecimento do aluno relativo a aspectos da atividade de pesquisa nos estudos da linguagem. A partir de pesquisas desenvolvidas pelo docente responsável, são realizadas leituras e discussões de pesquisas acadêmicas na área em foco. Questões epistemológicas são abordadas, bem como metodologias de coleta e tratamento de dados. O desenvolvimento dessa visão metodológico-científica visa preparar o futuro profissional a realizar pesquisas em sala de aula, habilitando-o a tornar-se professor-pesquisador.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93280 - Anna Maria Grammatico Carmagnani
2782553 - Deusa Maria de Souza Pinheiro Passos
380461 - Elizabeth Harkot de La Taille
2715262 - Leland Emerson McCleary
925287 - Lenita Maria Rimoli Pisetta
54780 - Lynn Mario Trindade Menezes de Souza
5837868 - Marilia Mendes Ferreira
64774 - Marisa Grigoletto
1886028 - Walkyria Maria Monte Mór
 
Programa Resumido
Aprofundar o conhecimento do aluno relativo a aspectos da atividade de pesquisa nos estudos da linguagem. Leitura e discussão de pesquisas acadêmicas na área em foco. Questões epistemológicas. Metodologias de coleta e tratamento de dados.
 
 
 
Programa
Discussão meta-teórica e crítica da abordagem teórica focalizada; discussão da abordagem teórica e sua aplicação ao ensino; discussão da escolha e delimitação do objeto de estudo em foco; discussão e ilustração da necessidade e das implicações da escolha de uma abordagem teórica específica; discussão da relação da abordagem teórica com o objeto de estudo; discussão do percurso crítico na elaboração, definição e análise dos conceitos de dados, corpus, análise, argumento e resultados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leituras e discussões sobre os temas introduzidos
Atividades e exercícios escritos
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, fichamentos, provas escritas ou orais e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em prova e trabalhos de recuperação realizados no período para recuperação estabelecido no calendário da universidade. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação, a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois.
 
Bibliografia
     
Livros sobre a área em foco.
Artigos e textos de fontes diversas.
Materiais variados preparados pelos professores.

Bibliografia básica sobre metodologia de pesquisa:
LANKSHEAR, C. and KNOBEL, 2004. A Handbook for teacher research: from design to implementation. UK; Open University Press
LANKSHEAR, C. and KNOBEL, M., 2008. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Tradução: Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed
BLOMMAERT, J. and JIE, D. 2010. Ethnographic Fieldwork, a beginner’s guide. Bristol, Buffalo, Toronto: Multilingual Matters.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0569

Clique para consultar o oferecimento para FLM0569

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP