O objetivo da disciplina é aprofundar o conhecimento do aluno relativo a aspectos da atividade de pesquisa nos estudos da linguagem. A partir de pesquisas desenvolvidas pelo docente responsável, são realizadas leituras e discussões de pesquisas acadêmicas na área em foco. Questões epistemológicas são abordadas, bem como metodologias de coleta e tratamento de dados. O desenvolvimento dessa visão metodológico-científica visa preparar o futuro profissional a realizar pesquisas em sala de aula, habilitando-o a tornar-se professor-pesquisador.
Aprofundar o conhecimento do aluno relativo a aspectos da atividade de pesquisa nos estudos da linguagem. Leitura e discussão de pesquisas acadêmicas na área em foco. Questões epistemológicas. Metodologias de coleta e tratamento de dados.
Discussão meta-teórica e crítica da abordagem teórica focalizada; discussão da abordagem teórica e sua aplicação ao ensino; discussão da escolha e delimitação do objeto de estudo em foco; discussão e ilustração da necessidade e das implicações da escolha de uma abordagem teórica específica; discussão da relação da abordagem teórica com o objeto de estudo; discussão do percurso crítico na elaboração, definição e análise dos conceitos de dados, corpus, análise, argumento e resultados.
Livros sobre a área em foco.Artigos e textos de fontes diversas.Materiais variados preparados pelos professores. Bibliografia básica sobre metodologia de pesquisa:LANKSHEAR, C. and KNOBEL, 2004. A Handbook for teacher research: from design to implementation. UK; Open University PressLANKSHEAR, C. and KNOBEL, M., 2008. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Tradução: Magda França Lopes. Porto Alegre: ArtmedBLOMMAERT, J. and JIE, D. 2010. Ethnographic Fieldwork, a beginner’s guide. Bristol, Buffalo, Toronto: Multilingual Matters.