A disciplina visa oferecer ao aluno a possibilidade de estudar algumas das questões fundamentais do gênero romance, tal como vêm sendo estruturadas por romancistas desde a ascensão do gênero no século XVIII até os nossos dias. Tem como foco o estudo analítico de elementos específicos do gênero romance, sob a perspectiva da relação entre configuração formal e processo social, e o estudo de textos representativos que mostrem como o romance estrutura temas da vida social, tais como classe, etnicidade, identidade, gênero (gender), entre outros. Essa disciplina complementa as outras dedicadas ao estudo desse gênero, ampliando o repertório de leituras do futuro professor, assim como seu acesso a problemas e a tradições não tratados nas anteriores. Disciplina de corte monográfico, ela dá oportunidade para o futuro professor de adquirir os conhecimentos necessários para estruturar um trabalho de pesquisa.
Os romances serão escolhidos pelo professor em função da temática a ser discutida e serão anunciados no programa online à disposição dos alunos na página de inglês do site do Departamento.
Estudo analítico de elementos específicos do gênero romance, sob a perspectiva da relação entre configuração formal e processo social. Estudo de textos representativos que mostrem como o romance estrutura temas da vida social, tais como classe, etnicidade, identidade, gênero (gender), entre outros.
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelo ministrante. A bibliografia específica será divulgada a cada semestre. Adorno, Theodor W. et al. Aesthetics and Politics. London: Verso, 2007.Alter, Robert. Imagined Cities. Urban Experience and the Language of the Novel. New Haven & London: Yale University Press, 2005. Auerbach, Erich. Mimesis. The Representation of Reality in Western Literature. Princeton: Princeton University Press, 2003. [Mimesis. A Representação da Realidade na Literatura Ocidental. São Paulo: EDUSP/Perspectiva, 1971]. Beaumont, Matthew (ed.). Adventures in Realism. Oxford: Blackwell, 2007. Brooks, Peter. Realist Vision. New Haven & London: Yale University Press, 2005. Delamont, Sara e Duffin, Lorna (ed). The Nineteenth-Century Woman. Her cultural and physical world. London: Croom Helm, 1976.Eagleton, Terry. Myths of Power. London: Macmillan, 1993. Levy, Anita. Other Women. The writing of class, race and gender, 1832-1898. Princeton: Princeton University Press, 1991.Eagleton, Mary & Pierce, David. Attitudes to Class in the English Novel from Walter Scott to David Storey. London: Thames and Hudson, 1979. Eagleton, Terry. The English Novel. An Introduction. Oxford: Blackwell, 2005. Harvey, David. The Condition of Postmodernity. Cambridge, Mass.: Blackwell, 1990.Kettle, Arnold. An Introduction to the English Novel. London: Hutchinson, 1972, vols. 1-2.Mullan, John. How Novels Work. Oxford: Oxford University Press, 2006. Poovey, Mary. Uneven Developments: The Ideological Work of Gender in Mid-Victorian England. University of Chicago Press, 1988.Waugh, Patricia. Metafiction. London/New York: Methuen, 1984. Williams, Raymond. The Country and the City. London: The Hogarth Press, 1993.-----. The English Novel from Dickens to Lawrence. London: The Hogarth Press, 1970. -----. The Politics of Modernism. London: Verso, 1996.