Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0578 - Literatura e Diferença
Literature and Difference

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Estudar diferentes representações literárias que dialogam com o centro e com as narrativas canônicas; aprofundar os conceitos de centro e margem nos encontros de culturas desde uma perspectiva teórica pós-colonial, focalizando o processo de transculturalidade. Seus focos são: 1) políticas de reconhecimento e diferença; 2) representações de encontro entre culturas; 3) questionamentos sobre o processo de construção de identidades; 4) etnicidade e indigenismo; 5) questões de raça, gênero e classe; 6) nacionalismo e hibridismo; 7) Literaturas pós-coloniais e os contra-discursos das literaturas das diásporas. O principal interesse dessa disciplina na formação do futuro professor reside no seu tratamento de questões centrais à experiência contemporânea, como alteridade, diferença, e na discussão de problemas de grande atualidade, como raça, gênero e classe. Prepara o futuro professor para o entendimento e enfrentamento de fontes de conflito na vida em grupo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2800271 - Laura Patricia Zuntini de Izarra
 
Programa Resumido
Introdução à análise da literatura produzida fora dos centros hegemônicos de língua inglesa, enfocando a literatura representativa das ex-colônias inglesas, e a produção literária das minorias no contexto inglês e norte-americano.
 
 
 
Programa
Políticas de reconhecimento e diferença. Representações de encontro entre culturas. Questionamentos sobre o processo de construção de identidades. Etnicidade e indigenismo. Questões de raça, gênero e classe. Nacionalismo e hibridismo. Literaturas pós-coloniais e os contra-discursos das literaturas das diásporas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, leitura e discussão de textos.
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, fichamentos, provas escritas ou orais e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova ou trabalho escrito realizado na primeira semana letiva do semestre subsequente ao da reprovação. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação (a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois).
 
Bibliografia
     
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.

APPIAH, Kwame Anthony. Cosmopolitanism. Ethics in a World of Strangers. London: Penguin Books, 2006
BHABHA, Homi. Nations and Narrations. London: Routledge, 1990.
FRASER, Robert. Lifting the Sentence. A Poetics of Postcolonial Fiction. Manchester & New York: Manchester University Press, 2000.
HALL, Stuart. “Culture, Community, Nation”. In: Representing the Nation: A Reader. Edited by David Boswell and Jessica Evans. London & New York: The Open University Press, 1999. pp 33-44.
HUTCHEON, Linda. A Poetics of Postmodernism. History, Theory, Fiction. London: Routledge, 1988.
NAIPAUL, V. S. (1961) A House for Mr. Biswas. New York: Vintage Books, 2001.
________. “One out of Many”. In: In a Free State. New York: Vintage, 1971, 2003, pp. 15-53.
PAREKH, Bhikhu. Rethinking Multiculturalism. Cultural Diversity and Political Theory. London: Macmillan, 2000.
RICH, Adrienne. Arts of the Possible. New York & London: Norton & Co., 2001.
SAID, Edward W. Orientalism. London: Routledge, 1978.
______________ . Culture and Imperialism. New York: Vintage Books, 1994.
Spivak, Gayatri Chakravorty. “Can the Subaltern Speak?” Trad. Sandra R. Goulart de Almeida et allii. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
YOUNG, Robert. Postcolonialism. A Historical Introduction. Oxford: Blackwell, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0578

Clique para consultar o oferecimento para FLM0578

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP