O objetivo é estudar a relação entre literatura e cinema e o reconhecimento do cinema como forma artística. Para tanto, seu foco recai sobre a abordagem crítica da relação entre obra literária e discurso fílmico, procurando sensibilizar o aluno para a discussão dos aspectos de representação da realidade e de construção da narrativa. A disciplina tem como objetivo fornecer um instrumental teórico e analítico que possibilite ao futuro professor ler e interpretar um tipo de produção cultural próximo ao universo de interesse e da vivência de seus alunos.
A narrativa no romance e no filme. Teatro e cinema. O drama, sua crise e a cena épica. A representação da realidade e sua problematização.
Abordagem crítica da relação entre obra literária e discurso fílmico, procurando sensibilizar o aluno para a discussão dos aspectos de representação da realidade e de construção da narrativa.
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.COOK, David. A History of Narrative Film. New York & London: W. W. Norton, 1981.EASTHOPE, Antony (ed.). Contemporary Film Theory. London & New York: Longman,1993.EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.MAST, Gerald. Film Theory and Criticism. New York & Oxford: Oxford University Press, 1992.NEVE, Brian. Film and Politics in America. London & New York: Routledge, 1992.SILBERMAN, Marc (ed.). Bertolt Brecht on Film & Radio. London: Metheun, 2000. – Às fls. 16, do relatório das alterações: a disciplina FLM0521, não terá mais o requisito (FLM0520)? Favor verificar e informar, pois no Sistema Júpiter, não consta mais nenhum requisito, para 2013, referente à disciplina FLM0521.