Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0582 - Tópicos do Teatro
Topics in Drama

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa abordar e analisar aspectos representativos da dramaturgia e da encenação a partir da segunda metade do século XX com base num recorte formal, temático ou histórico Centra-se na discussão analítica e crítica da dramaturgia e da encenação moderna e/ou contemporânea, abordando para isso as perspectivas da dramaturgia, das concepções cênicas e dos recursos por meio dos quais elas expressam as transformações culturais, filosóficas, políticas e históricas no contexto da modernidade e/ou a partir da segunda metade do século XX. A disciplina complementa a formação do futuro professor, oferecendo-lhe mais elementos que o capacitarão para a análise de textos da literatura dramática em seus diversos aspectos constitutivos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1614153 - Maria Silvia Betti
 
Programa Resumido
Perspectivas da dramaturgia, das concepções cênicas e dos recursos por meio dos quais elas expressam as transformações culturais, filosóficas, políticas e históricas no contexto da modernidade e/ou a partir da segunda metade do século XX.
 
 
 
Programa
Discussão analítica e crítica da dramaturgia e da encenação moderna e/ou contemporânea.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura e discussão de textos teóricos pertinentes, seminários
Critério
Notas de zero a dez obtidas em atividades de classe, fichamentos, resenhas de espetáculos, provas escritas ou orais e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova ou trabalho escrito realizado na primeira semana letiva do semestre subsequente ao da reprovação. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação (a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois).
 
Bibliografia
     
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos e dramartúrgicos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelo ministrante.

Bibliografia Teórica de Referência
CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. Um Estudo Histórico-crítico dos Gregos à Atualidade. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: EDUNESP, 2002.
LEHMANN, Hans Thies. Teatro Pós Dramático. Tradução de Pedro Süssekind. Apresentação de Sérgio de Carvalho. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2007.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
SZONDI, Peter. Ensaio sobre o Trágico. Tradução de Pedro Sussekind. Revisão técnica de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. Tradução de Bettina Bishoff. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

Bibliografia de Referência (Dramaturgia)
ALBEE, Edward. Collected Plays of Edward Albee. 1958-1965. New York: Overlook Press, 2004.
______________. Collected Plays of Edward Albee. 1966-1977. New York: Overlook Press, 2005.
______________. Collected Plays of Edward Albee. 1978-2003. New York: Overlook Duckworth, 2008.
BECKETT, Samuel. Complete Dramatic Works. London: Faber and Faber, 2006.
BRECHT, Bertolt. The Measures Taken and other lehrstücke. John Willett/Ralph Manheim (Edit.) New York: Arcade Publishing, 2001.
MAMET, David. The Cryptogram. New York: Vintage, 1995.
MÜLLER, Heiner. Hamlet-Machine and Other Texts for the Stage. Edited by Carl Weber. Theatre Communications Group, 2001.
PINTER, Harold. Complete Works (1971-1981). Grolier/Atlantic Inc. 1994.
WILLIAMS, Tennessee. Mister Paradise and other One-act plays. Edited and with Introduction by Nicholas Moschovakis and David Rossel, foreword by Eli Walach and Anne Jackson. New Directions Publishing Corporation, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0582

Clique para consultar o oferecimento para FLM0582

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP