Nesta disciplina três obras de Shakespeare serão analisadas, representando os vários gêneros de Shakespeare, isto é, a comédia, a tragédia e as peças históricas. Grande atenção será dada à compreensão da linguagem elizabetana de Shakespeare, pouco familiar aos estudantes brasileiros. Desenvolvimentos recentes na crítica sobre Shakespeare serão abordados, além da grande produção teatral e cinematográfica baseada em sua obra. Ao tomar como objeto o estudo dos aspectos característicos da obra dramatúrgica de William Shakespeare como um todo, a disciplina oferecerá ao futuro professor elementos que lhe permitirão trabalhar conteúdos didáticos que integram o rico repertório dramatúrgico e literário inerente ao cânone shakespeareano como elemento de formação no nível médio.
Introdução ao estudo da produção dramatúrgica shakespereana através da análise de três peças apresentando características formais e temáticas representativas (uma tragédia, uma comédia e uma peça histórica). Discussão das perspectivas de análise da obra de Shakespeare no contexto contemporâneo: leituras críticas alternativas e reescrituras dramatúrgicas (visão geral).
Introdução ao estudo da produção dramatúrgica shakesperiana através da análise de três peças apresentando características formais e temáticas representativas (uma tragédia, uma comédia e uma peça histórica). Discussão das perspectivas de análise da obra de Shakespeare no contexto contemporâneo: leituras críticas alternativas e reescrituras dramatúrgicas.
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.As Obras Completas de William Shakespeare.Antonio Candido. Mando e Transgressão no Ricardo II. In: Novaes, Adauto (org.). Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 87-99.Bradley, A. C. Shakespearean Tragedy. London: Penguin. 1991. Dollimore, John & Sinfield, Alan (ed.). Political Shakespeare: essays in cultural materialism. Manchester: Manchester University Press, 1994. Drakakis, John. Alternative Shakespeares. London/New York: Routledge, 1992.Eagleton, Terry. William Shakespeare. Oxford: Blackwell, 1987 (new edition 1995)Frye, Northrop. Sobre Shakespeare. São Paulo: EDUSP, 1992.Garber, Marjorie. Shakespeare After All. New York: Random House, 2005. Grazia, Margreta de & Wells, Stanley (ed.). The Cambridge Companion to Shakespeare. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. Hattaway, Michael (ed.). The Cambridge Companion to Shakespeare’s history plays. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. Hawkes, Terence. That Shakespehearian Rag. London/New York: Methuen, 1986. -----. Meaning by Shakespeare. London/New York: Routledge, 1992. -----. Alternative Shakespeares. London: Routledge, 1996.Jackson, Russel (ed.) The Cambridge Companion to Shakespeare on Film. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. Holland, Norman. Freud on Shakespeare. Cambridge: MIT, 1961. Jardine, Lisa. Reading Shakespeare Historically. London/New York: Routledge, 1996. Kantorowicz., Ernst. King’s Two Bodies. New Jersey: Princeton University Press, 1970. [Trans. Os dois corpos do rei. São Paulo: Companhia das Letras, 1998]Kermode, Frank. Shakespeare’s Language. The Penguin Press, 2000. Kott, Jan. Shakespeare our contemporary. London: Routledge, 1991. Leggatt, Alexander (ed.). The Cambridge Companion to Shakespearean Comedy. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. Lukács, G. O Humanismo de Shakespeare. Ensaios sobre Literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968, p. 147-153. McEachern, Claire (ed). The Cambridge Companion to Shakespearean Tragedy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. Rhinow, Daniela F. Elyseu. Visões de Otelo na cena e na literatura dramática nacional no século XIX. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2007.Taylor, Michael. Shakespeare Criticism in the twentieth century. New York: Oxford University Press, 2006. Wells, Stanley (ed.). The Cambridge Companion to Shakespeare Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1996 (new edition 2006).-----. The Cambridge Companion to Shakespeare on the stage. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. Wilson, Scott. Cultural Materialism: theory and practice. Oxford: Blackwell, 1995.