A disciplina visa oferecer ao aluno uma visão abrangente daquela que é considerada a grande tradição do romance em língua inglesa e discutir as questões envolvidas na formação desse cânone. Procura ainda acompanhar a história da formação e consolidação do gênero em seus momentos principais. O programa prevê a leitura de obras de romancistas canônicos ingleses da segunda metade do século XIX e do século XX. A disciplina dá continuidade ao programa de Leituras do Cânone 1, com igual objetivo, isto é, contextualizar para o futuro professor a história do romance e dar-lhe condições de compreender as questões de forma e de conteúdo que lhe permitam uma leitura informada do gênero na sua trajetória.
Romances de George Eliot, Thomas Hardy, Joseph Conrad, Virginia Woolf, James Joyce, Samuel Beckett, George Orwell, John Fowles, entre outros.
Abordagem do processo evolutivo do romance nas suas diferentes vertentes. Discussão da assim chamada crise do romance. O programa prevê a leitura de obras de romancistas canônicos ingleses da segunda metade do século XIX e do século XX.
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.Allen, Walter. The English Novel. London: Penguin, 1968.Bradbury, Malcolm. The Modern British Novel. London: Penguin, 1984. Bradbury, Malcolm & McFarlane, James. Modernism: 1890-1930. London: Penguin Books, 1987. Bratlinger, Patrick & Thesing, William (ed.). A Companion to the Victorian Novel. Oxford: Blackwell, 2006. Childs, Peter. Modernism. London: Routledge, 2008. Connor, Steven. Postmodernist Culture. Oxford: Blackwell, 1994. Connor, Steven (ed.). The Cambridge Companion to Postmodernism. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. David, Deirdre. The Cambridge Companion to the Victorian Novel. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. Eagleton, Mary & Pierce, David. Attitudes to Class in the English Novel from Walter Scott to David Storey. London: Thames and Hudson, 1979. Eagleton, Terry. The Illusion of Postmodernism. Oxford: Blackwell, 1996. -----. The English Novel. An Introduction. Oxford: Blackwell, 2005. Flint, Kate (ed.). The Victorian Novelist. London: Croom Helm, 1997.Gay, Peter. Modernism. New York: Norton, 2008. Harvey, David. The Condition of Postmodernity. Cambridge, Mass.: Blackwell, 1990.Head, Dominic. The Cambridge Introduction to Modern British Fiction, 1950-2000. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. Hobsbawm, Eric. A Era do Capital, 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.Horsman, Alan. The Victorian Novel. Oxford: Clarendon Press, 1990.Hutcheon, Linda. A Poetics of Postmodernism. New York: Rouledge, 1988. Karl, Frederick. A Reader’s Guide to the Nineteenth-Century Novel. New York: The Noonday Press, s.d.Kettle, Arnold. An Introduction to the English Novel. London: Hutchinson, 1972, vols. 1-2James, Louis. The Victorian Novel. Oxford: Blackwell, 2006. Jameson, Fredric. Postmodernism, or the Cultural Logic of Late Capitalism. New Left Review, n. 146, July-August 1984, p. 53-92.Leveson, Michael (ed.). The Cambridge Companion to Modernism. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. Moretti, Franco. The Way of the World. The Bildungsroman in European Culture. London: Verso, 2000. O’Gorman, Francis (ed.). A Concise Companion to the Victorian Novel. Malden, MA: Blackwell, 2005. Schiach, Morag (ed.). The Cambridge Companion to the Modernist Novel. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.Regan, Stephen (ed.). The Nineteenth-Century Novel: A Critical Reader. London: Routledge/The Open University, 2001.Waugh, Patricia. Metafiction. London/New York: Methuen, 1984. Williams, Raymond. The Country and the City. London, The Hogarth Press, 1993.-----. The English Novel from Dickens to Lawrence. London: The Hogarth Press, 1970. -----. The Politics of Modernism. London: Verso, 1996.