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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0586 - Movimentos do Teatro
Movements in Drama

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
O objetivo é estudar as estéticas dramatúrgicas e cênicas situadas entre o momento de crise da forma dramática burguesa, na segunda metade do século XIX, e o segundo pós-guerra, no século XX, com a criação do chamado “teatro do absurdo”. O estudo das diferentes estéticas dramatúrgicas compreendidas entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX permitirá que o futuro professor disponha de elementos para analisar e discutir as formas por meio das quais a dramaturgia, fazendo uso de diferentes elementos formais e temáticos, representa as transformações da sociedade à sua volta.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1614153 - Maria Silvia Betti
27917 - Munira Hamud Mutran
 
Programa Resumido
Exame e discussão das características dos elementos dramatúrgicos e cênicos associados às estéticas teatrais do período compreendido entre o momento de crise da forma dramática burguesa, na segunda metade do século XIX, e o segundo pós-guerra, no século XX, com a criação do chamado “teatro do absurdo”. Estudo de textos dramatúrgicos representativos dessas estéticas teatrais, como por exemplo: “A Doll’s House”, de Henrik Ibsen, “The Cherry Orchard”, de Tchekhov, “The Weavers”, de G. Hauptmann, “Pelleas and Melisande”, de M. Maeterlinck, “Heartbreak House”, de G.B. Shaw, “The Importance of Being Earnest”, de O. Wilde.
 
 
 
Programa
A dissolução da forma dramática e a dramaturgia de transição.
As soluções experimentais.
As características do Expressionismo na dramaturgia e na encenação.
A forma épica, seus pressupostos e implicações na dramaturgia e na encenação.
As concepções dramatúrgicas e cênicas de base existencialista.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura e discussão de textos teóricos pertinentes, seminários.
Critério
Notas de zero a dez obtidas em resenhas de espetáculos, provas escritas. seminários, trabalhos de pesquisa, participação em atividades extraclasse.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova ou trabalho escrito realizado na primeira semana letiva do semestre subsequente ao da reprovação. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação (a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois).
 
Bibliografia
     
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos e dramatúrgicos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.

Bibliografia Teórica de Referência
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro.São Paulo: Perspectiva. 2010.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva.
__________________. A Arte do Teatro. Aulas de Anatol Rosenfeld (1968). Registradas por Neusa Martins. São Paulo: Publifolha, 2009.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. Tradução de Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Drama em Cena. Tradução de Rogério Bettoni. Prefácio de Luís Fernando Ramos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
Bibliografia de Referência – Dramaturgia
BECKETT, Samuel. The Complete Dramatic Works. London: Faber & Faber, 2006.
BRECHT, Bertolt. Parables for the Theater: two plays; revised English versions by Eric Bentley. London/New York: Penguin, 1966.
IBSEN, Henrik. A Doll’s House and other plays. London: J.M. Dent; New York: E.P. Dutton.
HAUPTMANN, Gerhart. The Dramatic Works of Gerhart Hauptmann. Volume 1. Ludwig Lewisohn (ed.). New York: B.W. Huebsch. 1912.
MAETERLINCK, Maurice. The Plays of Maurice Maeterlinck. Volume I. Bibliolife, 2010.
MILLER, Arthur. Death of a Salesman. New York: Viking Press, 1996.
O’NEILL, Eugene. Complete Plays. New York: Literary Classics of the United States. Viking Press, 1988.
SHAW, George Bernard. The Complete Plays. London: Constable, 1931.
STRINDBERG, August. Miss Julie and Other Plays. Translated by Michael Robinson. Oxford: Oxford University Press, 1998
TCHEKHOV, Anton. The Plays of Anton Tchekhov. Translated by Constance Garnett; preface by Eva Le Galienne. New York: Modern Library, 1993.
WILDE, Oscar. The Importance of Being Earnest and other Plays. London: Penguin Classics, 2001.
WILDER, Thornton. Three Plays: Our Town, The Skin of Our Teeth, The Matchmaker. Perennial Classics, 2007.
 

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