O objetivo é estudar as estéticas dramatúrgicas e cênicas situadas entre o momento de crise da forma dramática burguesa, na segunda metade do século XIX, e o segundo pós-guerra, no século XX, com a criação do chamado “teatro do absurdo”. O estudo das diferentes estéticas dramatúrgicas compreendidas entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX permitirá que o futuro professor disponha de elementos para analisar e discutir as formas por meio das quais a dramaturgia, fazendo uso de diferentes elementos formais e temáticos, representa as transformações da sociedade à sua volta.
Exame e discussão das características dos elementos dramatúrgicos e cênicos associados às estéticas teatrais do período compreendido entre o momento de crise da forma dramática burguesa, na segunda metade do século XIX, e o segundo pós-guerra, no século XX, com a criação do chamado “teatro do absurdo”. Estudo de textos dramatúrgicos representativos dessas estéticas teatrais, como por exemplo: “A Doll’s House”, de Henrik Ibsen, “The Cherry Orchard”, de Tchekhov, “The Weavers”, de G. Hauptmann, “Pelleas and Melisande”, de M. Maeterlinck, “Heartbreak House”, de G.B. Shaw, “The Importance of Being Earnest”, de O. Wilde.
A dissolução da forma dramática e a dramaturgia de transição. As soluções experimentais. As características do Expressionismo na dramaturgia e na encenação. A forma épica, seus pressupostos e implicações na dramaturgia e na encenação. As concepções dramatúrgicas e cênicas de base existencialista.
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos e dramatúrgicos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.Bibliografia Teórica de Referência BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro.São Paulo: Perspectiva. 2010.ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva.__________________. A Arte do Teatro. Aulas de Anatol Rosenfeld (1968). Registradas por Neusa Martins. São Paulo: Publifolha, 2009.SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. Tradução de Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2001.WILLIAMS, Raymond. Drama em Cena. Tradução de Rogério Bettoni. Prefácio de Luís Fernando Ramos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.Bibliografia de Referência – DramaturgiaBECKETT, Samuel. The Complete Dramatic Works. London: Faber & Faber, 2006.BRECHT, Bertolt. Parables for the Theater: two plays; revised English versions by Eric Bentley. London/New York: Penguin, 1966.IBSEN, Henrik. A Doll’s House and other plays. London: J.M. Dent; New York: E.P. Dutton. HAUPTMANN, Gerhart. The Dramatic Works of Gerhart Hauptmann. Volume 1. Ludwig Lewisohn (ed.). New York: B.W. Huebsch. 1912.MAETERLINCK, Maurice. The Plays of Maurice Maeterlinck. Volume I. Bibliolife, 2010.MILLER, Arthur. Death of a Salesman. New York: Viking Press, 1996.O’NEILL, Eugene. Complete Plays. New York: Literary Classics of the United States. Viking Press, 1988.SHAW, George Bernard. The Complete Plays. London: Constable, 1931. STRINDBERG, August. Miss Julie and Other Plays. Translated by Michael Robinson. Oxford: Oxford University Press, 1998TCHEKHOV, Anton. The Plays of Anton Tchekhov. Translated by Constance Garnett; preface by Eva Le Galienne. New York: Modern Library, 1993.WILDE, Oscar. The Importance of Being Earnest and other Plays. London: Penguin Classics, 2001. WILDER, Thornton. Three Plays: Our Town, The Skin of Our Teeth, The Matchmaker. Perennial Classics, 2007.