Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0587 - Leituras do Cânon 3
Readings of the Canon 3

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa oferecer ao aluno uma visão do que se considera a grande tradição do romance norte-americano, com leituras críticas de alguns de seus mais destacados expoentes. Centra-se na leitura de romances significativos da grande tradição, com especial ênfase na formação de uma literatura especificamente norte-americana e seus desdobramentos no presente. Essa disciplina completa o quadro de estudos a respeito dos romances canônicos, com igual objetivo, dessa vez tendo como foco a tradição norte-americana, isto é, contextualizar para o futuro professor a história do romance e dar-lhe condições de compreender as questões de forma e de conteúdo que lhe permitam uma leitura informada do gênero na sua trajetória.
 
 
 
Programa Resumido
A forma do romance norte-americano e sua história: Nathaniel Hawthorne, Herman Melville, Mark Twain, Scott Fitzgerald, William Faulkner, Toni Morrison, E. L. Doctorow, Don DeLillo, entre outros.
 
 
 
Programa
Leitura de romances significativos da grande tradição, com especial ênfase na formação de uma literatura especificamente norte-americana e seus desdobramentos no presente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura, análise e discussão de textos literários, teóricos e críticos.
Aulas expositivas, aulas dialogadas, discussão em grupos, seminários.
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, fichamentos, provas escritas ou orais e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova ou trabalho escrito realizado na primeira semana letiva do semestre subsequente ao da reprovação. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação (a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois).
 
Bibliografia
     
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.

BERCOVITCH, Sacvan (ed.). Reconstructing American Literary History. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1986.
COWIE, Alexander. The Rise of the American Novel. New York: American Book Company, 1951.
DAVIDSON, Cathy. Revolution and the Word: The Rise of the Novel in America. Oxford & New York: Oxford University Press, 2004.
ELLIOTT, Emory (ed.). Columbia Literary History of the United States. New York: Columbia University Press, 1988.
FIEDLER, Leslie. Love and Death in the American Novel. Dalkey Archive Press, 1997.
KIERNAN, R. American Writing Since 1945. A Critical Survey. USA: Frederick Ungar Publishing Co., 1983.
MATTHEWS, John T. (ed.). A Companion to the Modern American Novel, 1900-1950. Oxford: Wiley & Blackwell, 2009.
McELDERRY Jr., B. The Realistic Movement in American Writing. New York: The Odyssey Press, 1965.
PEASE, D. and WIEGMAN, R. (eds.).The futures of American Studies. Duke University Press, 2002.
STAFFORD, W. Twentieth Century American Writing. New York: The Odyssey Press, 1965.
ROEDIGER, David. Towards the Abolition of Whiteness. London: Verso, 1994.
SCHLESINGER, Arthur M. The Disuniting of America. New York: Norton, 1992.
SPANOS, William. America’s Shadow: an Anatomy of Empire. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000.
THOMPSON, Gary R. Reading the American Novel, 1865-1914. Oxford: Wiley & Blackwell, 2012.
TOMLISON, John. Cultural Imperialism: A Critical Introduction. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1991.
VAN DOREN, Carl. The American Novel. Read Books, 2006.
WRAY, Matt and NEWITZ, Annalee (eds.) White Trash: Race and Class in America. New York: Routledge, 1999.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0587

Clique para consultar o oferecimento para FLM0587

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP