Esta disciplina busca atender às necessidades de aprimoramento dos componentes básicos da língua inglesa, por parte do aluno ingressante na Habilitação-Inglês que esteja carente de familiarização em níveis mais aprofundados de descrição e uso da língua. As habilidades trabalhadas subsidiam a análise de frases e a identificação de processos morfológicos e de construção de textos, aumentando, consequentemente, o vocabulário, a flexibilidade de criação e a capacidade de expressão oral e escrita na língua estrangeira.
Descrição e análise de aspectos morfossintáticos da língua inglesa, com ênfase nas estruturas de base do idioma e seus usos em situações de comunicação variadas. A disciplina busca desenvolver a percepção ampla das possibilidades expressivas e promover o uso criativo das estruturas gramaticais da língua inglesa, a partir de uma perspectiva histórica e descritiva, sem desconsiderar o papel de uma abordagem prescritiva na formação do padrão normativo do idioma.
Processos de formação das palavras em inglês; raízes e afixos de origem germânica e latina/românica; sintagmas nominal, adjetival, adverbial, preposicional e verbal; o período composto: tipos e articulações de orações; coordenação e subordinação; modalidade; tempos verbais; paralelismo, equilíbrio, fundo e figura textuais.
BIBER, D.; LEECH, G.; CONRAD. S. (2006) Longman Student Grammar of Spoken and Written English. Harlow: Longman.BIBER, D.; LEECH, G.; CONRAD. S. (2002) Longman Student Grammar of Spoken and Written English- Workbook. Harlow: Longman.LIEBER, R. (2004). Morphology and Lexical Semantics. Cambridge: Cambridge University Press.GREENBAUM, S. (1996) The Oxford Reference Grammar. Oxford: Oxford University Press.SWAN, M.(2009). Practical English Usage. 3rd edition. Oxford: Oxford University Presss, 2009