Essa disciplina tem como objetivo introduzir e desenvolver expedientes de leitura e de análise do texto teatral e de sua relação com a encenação. A disciplina trabalha o texto dramático e seus elementos: ato e cena; rubricas e sua função; ação; conflito; clímax; desenlace; a personagem dramática, suas funções e formas de caracterização; espaço; tempo. Discute ainda a encenação de caráter realista e os elementos do texto e da encenação de base épica. A disciplina visa preparar o futuro professor para a leitura e encenação de textos dramáticos em sala de aula, fornecendo um instrumental teórico e analítico, a fim de permitir uma compreensão mais consistente da “carpintaria” teatral, indispensável para orientar qualquer proposta de encenação dos textos teatrais.
O texto dramático e seus elementos: ato e cena; rubricas e sua função; ação; conflito; clímax; desenlace; a personagem dramática, suas funções e formas de caracterização; espaço; tempo.A encenação de caráter realista: espaço cênico e tipo de palco; cenário; iluminação; figurinos; efeitos musicais e sonoros; relação com a platéia; natureza da interpretação; direção.Elementos do texto épico: criação autoral X processo colaborativo; narração; recursos de distanciamento; perspectiva dialética na estrutura da peça épica brechtiana.Elementos da encenação de base épica: recursos cênicos de distanciamento; recursos narrativos; utilização da música; recursos paródicos.
Elementos do texto teatral de estrutura dramática e de sua relação com a encenação.Elementos do texto teatral de estrutura épica e de sua relação com a encenação.
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos e dramatúrgicos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.Bibliografia Teórica de Referência COSTA,Iná Camargo. “Sinta o Drama” in Sinta o Drama. Petrópolis: Vozes, Coleção Zero à Esquerda, 1998.PAVIS, Patrice. Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 2009._______________. A Arte do Teatro: aulas de Anatol Rosenfeld. Transcrição por Neusa Martins. São Paulo: Publifolha, 2009.SZONDI, Peter. Teoria do Drama Burguês. São Paulo: CosacNaify, 2004.______________. Teoria do Drama Moderno. [1850-1950] Introdução José Antonio Pasta Jr. Tradução Luís Sérgio Repa. São Paulo: CosacNaify, 2001.WILLIAMS, Raymond. Drama em Cena. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: CosacNaify, 2010.Bibliografia de Referência (Dramaturgia)AYCKBOURN, Alan. Absurd Person Singular. London: Samuel French, 1974.BRECHT, Bertolt. Parables for the theatre: two plays: The Good Woman of Setzuan; The Caucasian Chalk Circle. Títulos originais: Der Gute Mensche von Sezuan; Der Kaukasische Kreidekreis. Revised English versions by Eric Bentley. London/New York: Penguin Books, 1966.HELLMANN, Lillian. Children’s hour; Days to come; The Little Foxes; Watch on the Rhine. New York: Modern Library, 1942INGE, William. Picnic: a romance in three acts. New York: Bantam Books, 1956, c1953. ___________. Dark at the top of the stairs. New York: Dramatists Play Service, 1960. LILLO, George. George Barnwell: a tragedy in five acts. New York: D. Longworth, 1819.O’CASEY, Sean. Three Plays: Juno and the Paycock; The Shadow of a Gunman; The Plough and the Stars. London: Macmillan, 1966.ODETS. Clifford. Golden boy; Awake and sing!; The Big Knife. London: Penguin, 1963._____________. Six plays of Clifford Odets: Waiting for Lefty -- Awake and sing! -- Till the day I die -- Paradise lost -- Golden boy -- Rocket to the moon. New York: Random, 1939. ORTON, Joe. The Complete Plays; introduced by John Lahr. New York: Grove, 1990. RATTIGAN, Terence. Winslow Boy with two other plays: French Without Tears; Flare Path. London: Pan Books, 1954. ________________. The Deep Blue Sea.1st printing. New York: Random House, 1952.SYNGE, J. M. (John Millington). The Playboy of the Western World: A Comedy in three acts. Champaign, Ill. Project Gutenberg; Boulder, Colo: NetLibrary. _______________________. Riders to the Sea. Champaign, Ill. Project Gutenberg; Boulder, Colo: NetLibrary. STOPPARD, Tom. Plays. Volumes one to five. London: Faber and Faber, 1999.WESKER, Arnold. Wesker Trilogy: Chicken Soup with Barley; Roots; I’m talking about Jerusalem; [Intr] H M Best, Mark Cohen. London: Longmans, 1965. WILDER, Thornton. Our town; The Skin of Our Teeth; The Matchmaker. London: Penguin Books, 1986._______________. Long Christmasddinner & Other Plays in one act. New York: Harper and Row, 1963.