Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0589 - Introdução ao Teatro
Introduction to Drama

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Essa disciplina tem como objetivo introduzir e desenvolver expedientes de leitura e de análise do texto teatral e de sua relação com a encenação. A disciplina trabalha o texto dramático e seus elementos: ato e cena; rubricas e sua função; ação; conflito; clímax; desenlace; a personagem dramática, suas funções e formas de caracterização; espaço; tempo. Discute ainda a encenação de caráter realista e os elementos do texto e da encenação de base épica. A disciplina visa preparar o futuro professor para a leitura e encenação de textos dramáticos em sala de aula, fornecendo um instrumental teórico e analítico, a fim de permitir uma compreensão mais consistente da “carpintaria” teatral, indispensável para orientar qualquer proposta de encenação dos textos teatrais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1614153 - Maria Silvia Betti
 
Programa Resumido
O texto dramático e seus elementos: ato e cena; rubricas e sua função; ação; conflito; clímax; desenlace; a personagem dramática, suas funções e formas de caracterização; espaço; tempo.
A encenação de caráter realista: espaço cênico e tipo de palco; cenário; iluminação; figurinos; efeitos musicais e sonoros; relação com a platéia; natureza da interpretação; direção.
Elementos do texto épico: criação autoral X processo colaborativo; narração; recursos de distanciamento; perspectiva dialética na estrutura da peça épica brechtiana.
Elementos da encenação de base épica: recursos cênicos de distanciamento; recursos narrativos; utilização da música; recursos paródicos.
 
 
 
Programa
Elementos do texto teatral de estrutura dramática e de sua relação com a encenação.
Elementos do texto teatral de estrutura épica e de sua relação com a encenação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
provas, atividades em classe e resenhas críticas.
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação em atividades em classe, resenhas de espetáculos, provas escritas e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova ou trabalho escrito realizado na primeira semana letiva do semestre subsequente ao da reprovação. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação (a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois).
 
Bibliografia
     
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos e dramatúrgicos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.
Bibliografia Teórica de Referência
COSTA,Iná Camargo. “Sinta o Drama” in Sinta o Drama. Petrópolis: Vozes, Coleção Zero à Esquerda, 1998.
PAVIS, Patrice. Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 2009.
_______________. A Arte do Teatro: aulas de Anatol Rosenfeld. Transcrição por Neusa Martins. São Paulo: Publifolha, 2009.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Burguês. São Paulo: CosacNaify, 2004.
______________. Teoria do Drama Moderno. [1850-1950] Introdução José Antonio Pasta Jr. Tradução Luís Sérgio Repa. São Paulo: CosacNaify, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Drama em Cena. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: CosacNaify, 2010.
Bibliografia de Referência (Dramaturgia)
AYCKBOURN, Alan. Absurd Person Singular. London: Samuel French, 1974.
BRECHT, Bertolt. Parables for the theatre: two plays: The Good Woman of Setzuan; The Caucasian Chalk Circle. Títulos originais: Der Gute Mensche von Sezuan; Der Kaukasische Kreidekreis. Revised English versions by Eric Bentley. London/New York: Penguin Books, 1966.
HELLMANN, Lillian. Children’s hour; Days to come; The Little Foxes; Watch on the Rhine. New York: Modern Library, 1942
INGE, William. Picnic: a romance in three acts. New York: Bantam Books, 1956, c1953.
___________. Dark at the top of the stairs. New York: Dramatists Play Service, 1960.
LILLO, George. George Barnwell: a tragedy in five acts. New York: D. Longworth, 1819.
O’CASEY, Sean. Three Plays: Juno and the Paycock; The Shadow of a Gunman; The Plough and the Stars. London: Macmillan, 1966.
ODETS. Clifford. Golden boy; Awake and sing!; The Big Knife. London: Penguin, 1963.
_____________. Six plays of Clifford Odets: Waiting for Lefty -- Awake and sing! -- Till the day I die -- Paradise lost -- Golden boy -- Rocket to the moon. New York: Random, 1939.
ORTON, Joe. The Complete Plays; introduced by John Lahr. New York: Grove, 1990.
RATTIGAN, Terence. Winslow Boy with two other plays: French Without Tears; Flare Path. London: Pan Books, 1954.
________________. The Deep Blue Sea.1st printing. New York: Random House, 1952.
SYNGE, J. M. (John Millington). The Playboy of the Western World: A Comedy in three acts. Champaign, Ill. Project Gutenberg; Boulder, Colo: NetLibrary.
_______________________. Riders to the Sea. Champaign, Ill. Project Gutenberg; Boulder, Colo: NetLibrary.
STOPPARD, Tom. Plays. Volumes one to five. London: Faber and Faber, 1999.
WESKER, Arnold. Wesker Trilogy: Chicken Soup with Barley; Roots; I’m talking about Jerusalem; [Intr] H M Best, Mark Cohen. London: Longmans, 1965.
WILDER, Thornton. Our town; The Skin of Our Teeth; The Matchmaker. London: Penguin Books, 1986.
_______________. Long Christmasddinner & Other Plays in one act. New York: Harper and Row, 1963.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0589

Clique para consultar o oferecimento para FLM0589

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP