Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0590 - Introdução ao Romance
Introduction to the Novel

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa introduzir o aluno nas principais questões teóricas relativas à teoria do romance, expondo-o à sua trajetória desde sua ascensão e subsequente consolidação como forma literária hegemônica no século XIX até o que se convencionou denominar sua “crise”, ao mesmo tempo em que pretende pontuar essa discussão com a leitura de alguns romances fundamentais para compreender a história do gênero. O objetivo é fornecer ao futuro professor um instrumental teórico mínimo que lhe possibilite compreender as convenções e protocolos do romance como gênero, despertar seu interesse para os problemas mais relevantes que atravessam essa história e estimular o gosto pela leitura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85072 - Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos
 
Programa Resumido
O professor fará escolhas entre romances que trabalhem as questões do gênero romance e não façam parte do corpus das disciplinas eletivas. Elencam-se abaixo algumas possibilidades:
The Catcher in the Rye, Salinger; The Woman in White, Wilkie Collins; Dr. Jekyll and Mr. Hyde, R.L. Stevenson; Northanger Abbey, Jane Austen; The Turn of the Screw, Henry James; Howards End ou A room with a view, E. M. Forster; The Secret Agent, Joseph Conrad; Lord of the Flies, William Golding; Brave New World, Aldous Huxley; The Remains of the Day, Kazuo Ishiguro; What Maisie knew, Henry James; The Picture of Dorian Gray, Oscar Wilde; Lolita, Nabokov; The War of the Worlds, H.G. Wells, entre outros.
 
 
 
Programa
Introdução aos conceitos fundamentais sobre o romance. Teoria do gênero.  Historicidade da forma. Questões históricas. Problemas de estruturação literária.
 
 
 
Avaliação
     
Método
seminários, provas e monografias.
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, fichamentos, provas escritas ou orais e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de zero a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova ou trabalho escrito realizado na primeira semana letiva do semestre subseqüente ao da reprovação. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação (a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois).
 
Bibliografia
     
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.

Allen, Walter. The English Novel. London: Penguin, 1968.
Antonio Candido. Timidez do Romance. In: A Educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987, p. 82-99.
Armstrong, Nancy. How Novels Think. The Limits of Individualism from 1719-1900. New York: Columbia University Press, 2005.
Bakhtin, M. The Dialogic Imagination. Austin: Univ. of Texas Press, 1986, pp. 3-40.
Eagleton, Terry. The English Novel. An Introduction. Oxford: Blackwell, 2005.
Foster, Thomas C. How to Read Novels like a Professor. New York: Harper, 2008.
Frye, Northrop. The Secular Scripture. A Study of the Structure of Romance. Harvard University Press, 1978.
Frye, Northrop. Historical Criticism: Theory of Modes. In: Anatomy of Criticism. Princeton Univ. Press, 1973, pp. 33-67.
Lodge, David. The Art of Fiction. Penguin, 1992.
Lukács, Georg. A Teoria do Romance. São Paulo: Livraria Duas Cidades/ Editora 34, 2000.
McKeon, Michael. The Origins of the English Novel (1600-1740). Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1991.
Moretti, Franco. Signs Taken for Wonders. On the Sociology of Literary Forms. London: Verso, 2005.
Mullan, John. How Novels Work. Oxford: Oxford University Press, 2008.
Robert, Marthe. Roman des Origines et Origines du Roman. Paris: Gallimard, 1981.
Watt, Ian. The Rise of the Novel. London: Penguin, 1983.
Wood, James. How Fiction Works. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2008.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores do ensino fundamental e médio da rede pública e privada;
Objetivos da atividade
Objetivo de ampliar o repertório de leitura e aprimorar habilidades de organização e exposição de conteúdos. Fomentar a integração entre os alunos da graduação e da pós (mestrado e doutorado), sendo que estes últimos teriam o papel de auxiliar os primeiros na etapa de elaboração das oficinas.
Descrição da atividade
Promover oficinas sobre romance como atividade a ser realizada individualmente ou em grupos para serem oferecidas ao público-alvo externo
Indicadores de avaliação da atividade
Os resultados desse trabalho serão então divulgados para fora dos muros da USP, por meio dos canais do Laboratório de Estudos do Romance (LERo). Questionários avaliativos

Clique para consultar os requisitos para FLM0590

Clique para consultar o oferecimento para FLM0590

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP