A disciplina visa introduzir o aluno nas principais questões teóricas relativas à teoria do romance, expondo-o à sua trajetória desde sua ascensão e subsequente consolidação como forma literária hegemônica no século XIX até o que se convencionou denominar sua “crise”, ao mesmo tempo em que pretende pontuar essa discussão com a leitura de alguns romances fundamentais para compreender a história do gênero. O objetivo é fornecer ao futuro professor um instrumental teórico mínimo que lhe possibilite compreender as convenções e protocolos do romance como gênero, despertar seu interesse para os problemas mais relevantes que atravessam essa história e estimular o gosto pela leitura.
O professor fará escolhas entre romances que trabalhem as questões do gênero romance e não façam parte do corpus das disciplinas eletivas. Elencam-se abaixo algumas possibilidades:The Catcher in the Rye, Salinger; The Woman in White, Wilkie Collins; Dr. Jekyll and Mr. Hyde, R.L. Stevenson; Northanger Abbey, Jane Austen; The Turn of the Screw, Henry James; Howards End ou A room with a view, E. M. Forster; The Secret Agent, Joseph Conrad; Lord of the Flies, William Golding; Brave New World, Aldous Huxley; The Remains of the Day, Kazuo Ishiguro; What Maisie knew, Henry James; The Picture of Dorian Gray, Oscar Wilde; Lolita, Nabokov; The War of the Worlds, H.G. Wells, entre outros.
Introdução aos conceitos fundamentais sobre o romance. Teoria do gênero. Historicidade da forma. Questões históricas. Problemas de estruturação literária.
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes. Allen, Walter. The English Novel. London: Penguin, 1968.Antonio Candido. Timidez do Romance. In: A Educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987, p. 82-99. Armstrong, Nancy. How Novels Think. The Limits of Individualism from 1719-1900. New York: Columbia University Press, 2005. Bakhtin, M. The Dialogic Imagination. Austin: Univ. of Texas Press, 1986, pp. 3-40.Eagleton, Terry. The English Novel. An Introduction. Oxford: Blackwell, 2005. Foster, Thomas C. How to Read Novels like a Professor. New York: Harper, 2008. Frye, Northrop. The Secular Scripture. A Study of the Structure of Romance. Harvard University Press, 1978. Frye, Northrop. Historical Criticism: Theory of Modes. In: Anatomy of Criticism. Princeton Univ. Press, 1973, pp. 33-67.Lodge, David. The Art of Fiction. Penguin, 1992. Lukács, Georg. A Teoria do Romance. São Paulo: Livraria Duas Cidades/ Editora 34, 2000.McKeon, Michael. The Origins of the English Novel (1600-1740). Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1991.Moretti, Franco. Signs Taken for Wonders. On the Sociology of Literary Forms. London: Verso, 2005. Mullan, John. How Novels Work. Oxford: Oxford University Press, 2008. Robert, Marthe. Roman des Origines et Origines du Roman. Paris: Gallimard, 1981.Watt, Ian. The Rise of the Novel. London: Penguin, 1983.Wood, James. How Fiction Works. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2008.