Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0592 - A Literatura e a Cultura como Processo de Formação
Literature and Culture as a Formative Process

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Estudar como a produção cultural desempenha um papel moldador da subjetividade e dos diferentes papéis sociais.
 
 
 
Programa Resumido
O programa prevê a leitura e a discussão de materiais contemporâneos, como filmes e textos literários.
 
 
 
Programa
Análise de filmes, textos literários, propagandas e demais formas de produção de sentido com vistas à análise dos tipos de subjetividade que esses produtos culturais apresentam tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. Especial atenção será dada à funcionalidade desses papéis subjetivos para o contexto sócio-histórico em que se inserem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
provas, seminários e monografias.
Critério
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, fichamentos, provas escritas ou orais e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova ou trabalho escrito realizado na primeira semana letiva do semestre subsequente ao da reprovação. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação (a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois).
 
Bibliografia
     
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelo ministrante.
Berry, Kathleen S. The Dramatic Arts and Cultural Studies: Acting against the Grain. New York: Falmer Press, 2000.
Carvalho, Flávio Desgranges de. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
Doyle, Clar. Raising Curtains on Education: Drama as a Site for Critical Pedagogy. Westport, CT.: Bergin & Garvey, 1993.
Eagleton, Terry. A idéia de cultura. São Paulo: EDUNESP, 2000.
Freud, Sigmund. Art and Literature. Middlesex: Penguin, 1987.
Haug, Wolfgang. Crítica da Estética da Mercadoria. São Paulo: EDUNESP, 1996.
Hoggart, Richard. The Uses of Literacy. Middlesex: Penguin, 1981.
Jameson, Fredric. The Cultural Turn. London & New York: Verso, 1999.
Kurz, Robert. Os Últimos Combates. Petrópolis: Vozes, 1997.
Mclaren, Peter. Pedagogies of dissent and transformation: A dialogue with Kris Gutierrez. In: Critical Pedagogy and Predatory Culture: Oppositional Politics in a Postmodern Era. New York: Routledge, 1995.
____________. Radical pedagogy as cultural politics. In: Critical Pedagogy and Predatory Culture: Oppositional Politics in a Postmodern Era. New York: Routledge, 1995.
Washburn, K. & Thornton, J. (eds.) Dumbing Down. New York & London: Norton, 1997.
Williams, Raymond. Technology and Cultural Form. London: Wesleyan, 1992.
Willis, Susan. A Primer for Daily Life. London: Routledge, 1991.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0592

Clique para consultar o oferecimento para FLM0592

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP