Estudar como a produção cultural desempenha um papel moldador da subjetividade e dos diferentes papéis sociais.
O programa prevê a leitura e a discussão de materiais contemporâneos, como filmes e textos literários.
Análise de filmes, textos literários, propagandas e demais formas de produção de sentido com vistas à análise dos tipos de subjetividade que esses produtos culturais apresentam tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. Especial atenção será dada à funcionalidade desses papéis subjetivos para o contexto sócio-histórico em que se inserem.
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelo ministrante.Berry, Kathleen S. The Dramatic Arts and Cultural Studies: Acting against the Grain. New York: Falmer Press, 2000.Carvalho, Flávio Desgranges de. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.Doyle, Clar. Raising Curtains on Education: Drama as a Site for Critical Pedagogy. Westport, CT.: Bergin & Garvey, 1993.Eagleton, Terry. A idéia de cultura. São Paulo: EDUNESP, 2000. Freud, Sigmund. Art and Literature. Middlesex: Penguin, 1987.Haug, Wolfgang. Crítica da Estética da Mercadoria. São Paulo: EDUNESP, 1996. Hoggart, Richard. The Uses of Literacy. Middlesex: Penguin, 1981. Jameson, Fredric. The Cultural Turn. London & New York: Verso, 1999. Kurz, Robert. Os Últimos Combates. Petrópolis: Vozes, 1997.Mclaren, Peter. Pedagogies of dissent and transformation: A dialogue with Kris Gutierrez. In: Critical Pedagogy and Predatory Culture: Oppositional Politics in a Postmodern Era. New York: Routledge, 1995.____________. Radical pedagogy as cultural politics. In: Critical Pedagogy and Predatory Culture: Oppositional Politics in a Postmodern Era. New York: Routledge, 1995.Washburn, K. & Thornton, J. (eds.) Dumbing Down. New York & London: Norton, 1997. Williams, Raymond. Technology and Cultural Form. London: Wesleyan, 1992. Willis, Susan. A Primer for Daily Life. London: Routledge, 1991.