Esta disciplina objetiva levar o aluno a conhecer as diversas perspectivas de ensino de língua adicional para fins específicos e/ou acadêmicos. Ela visa expor o aluno a conceitos e metodologias de ensino específicos dessa área proporcionando a reflexão sobre as características desses cursos em relação às especificidades de demandas, objetivos, público-alvo,necessidades e os impactos que esses aspectos trazem em termos metodológicos. Essa disciplina contribui para a formação do discente de Letras ao prepará-lo para a sua atuação na área.
Ensino geral de língua adicional e ensino de língua para fins específicos e/ou acadêmicos Metodologias de ensino: abordagem instrumental, ensino por meio de gêneros textuais, abordagens híbridas As dimensões institucional e didática da oferta de língua adicional para fins específicos e/ou acadêmicos Metodologia e elaboração de programas Formação de professores para ensino de língua adicional para fins específicos Especificidades dos textos/discursos acadêmicos - critérios de seleção, análise pré-pedagógica, elaboração de unidades didáticas Estudos de caso
ABREU-E-LIMA, D.M.de et al. O programa Inglês sem Fronteiras e a política de incentivo à internacionalização do ensino superior brasileiro. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D.; ALBUQUERQUE-COSTA, H. B.. Formation des enseignants à la démarche du Français sur Objectif Universitaire. In: Heloisa B. Albuquerque-Costa e Chantal Parpette. (Org.). Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. 1ed.São Paulo: Humanitas e Paulista editora, 2016, v. 4, p. 53-80. ALBUQUERQUE-COSTA, H. B. La classe inversée dans les filières de sciences de l'ingénieur à l'Université de São Paulo (Brésil) : méthodologie active pour travailler le volet disciplinaire en FOU. Points communs - recherche en didactique de langues sur Objectif(s) Spécifique(s), v. 47, p. 109-131, 2019. ALBUQUERQUE-COSTA, H. B.. Des cours de français sur objectifs spécifiques en milieu universitaire : du français instrumental au Français sur Objectif Spécifique à l'Université de São Paulo. Synérgies Argentine, v. 03, p. 7-114, 2016 MORAES FILHO, W.B.(Eds ). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2016. p. 19-46. ALEXANDER, O. Groping in the dark or turning on the light: routes into teaching English for academic purposes. In: LYNCH, T.; NORTHCOTT,J. (Eds),Educating legal English specialists and teacher education in teaching EAP. Proceedings of IALS teacher education symposia, 2004 and 2006. Institute for Applied Language Studies, University of Edinburgh. 2007 ALEXANDER, O. Exploring teacher beliefs in teaching EAP at low proficiency levels. Journal of English for Academic Purposes, v. 11, n.2, p. 99-111.2011. BASTURKMEN, H. LSP teacher education: review of literature and suggestion for the research agenda. Ibérica,v. 28, n. 1 p. 17-33.2014. CAMPION, G.C. ‘The learning never ends’: exploring teachers´ views on the transition from General English to EAP. Journal of English for Academic Purposes, v. 23, n. 1 p. 59-70, 2016. CHARDENET, P. (Org.) ; LOUSADA, E. G. (Org.) . Práticas da língua francesa na Argentina e no Brasil: dos contextos acadêmicos aos contextos profissionais. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2022. v. 1. 206p CHARLES, M. English for academic purposes. In: PALTRIDGE, B; STARFIELD, S. (Eds.). The Handbook of English for Specific Purposes. Londres: John Wiley & Sons. p. 137-153, 2014. CRISTOVÃO, V.L.L.; VIEIRA,I.R. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, v. 69, n.3, p. 209-221, 2016. CUNHA, J. C. (Org.) ; LOUSADA, E. G. (Org.) ; CHARDENET, P. (Org.) . État des apprentissages et pratiques professionnelles du français au Brésil Estado das aprendizagens e práticas profissionais do francês no Brasil. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2018. v. 1. 146p . DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M.. Developments in English for Specific Purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. 301p. FERGUSON, G. Teacher education and LSP: the role of specialised knowledge. In:. HOWARD, R.; BROWN,G. (Eds). Teacher Education for Language for Specific Purposes. Bristol.PA: Multilingual Matters. 1997, p.80-89. FERREIRA, M.M. Using developmental teaching to promote critica EAP in an academic writing course in English. IN Carole Macdiarmid; Jennifer MacDonald (orgs). Pedagogies in ENglish for academic purposes. London:Bloomsbury, 2021, p. 75-90. FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G. . Ações do laboratório de letramento acadêmico da universidade de são paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, v. 69, p. 125-140, 2016. FERREIRA, M.M.; LOUSADA, E.G. Pesquisas sobre letramento em contexto universitário. Araraquara: Letraria, 2021. FERREIRA, M.M.; MacDIARMID, C. Resources for English for Academic Purposes Teacher Education. Ferreira, 2019, https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/ebook-resources-eap-04112020.pdf FLOWERDEW, J.; PEACOCK, M. Issues in EAP: a preliminary perspective. In: J. FLOWERDEW,J.; PEACOCK,M. (Eds), Research perspectives on English for Academic Purposes. Cambridge: Cambridge University Press. 2001. p..8-24. HOLMES, J.; CELANI, A. A. Sustainability and local knowledge: The case of the Brazilian ESP Project 1980–2005. English for Specific Purposes v.25, n.1, p.109-122, 2006. HUTCHINSON, T.; A. WATERS. English for Specific Purposes: A Learning-Centred Approach. Cambridge: Cambridge University Press.1987. 185p. FLOWERDEW, J.; PEACOCK, M. Issues in EAP: a preliminary perspective. In: J. FLOWERDEW,J.; PEACOCK,M. (Eds), Research perspectives on English for Academic Purposes. Cambridge: Cambridge University Press. 2001. p..8-24. HOLMES, J.; CELANI, A. A. Sustainability and local knowledge: The case of the Brazilian ESP Project 1980–2005. English for Specific Purposes v.25, n.1, p.109-122, 2006. HUTCHINSON, T.; A. WATERS. English for Specific Purposes: A Learning-Centred Approach. Cambridge: Cambridge University Press.1987. 185p. LOUSADA, E. G.; BUENO, L.; DEZUTTER, O. . Gêneros textuais na Universidade na perspectiva de graduandos brasileiros e canadenses. In: Elvira Lopes Nascimento; Vera Lúcia Lopes Cristovão; Eliane Gouvêa Lousada. (Org.). Gêneros de texto/discurso: novas práricas e desafios. 1ed.Campinas: Pontes, 2019, v. 1, p. 113-136 LOUSADA, E. G.; GUIMARAES-SANTOS, L. . O ensino da escrita acadêmica em francês como segunda língua: um projeto piloto no Canadá. In: Marília Mendes Ferreira; Vivian Cristina Rio Stella. (Org.). Redação Acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2019, v. 1, p. 247-272. LOUSADA, E. G.; TONELLI, J. B. Letramento acadêmico: ações, pesquisa e formação em contexto universitário. In: Regina Celi Mendes Pereira; Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa; Mônica Mano Trindade Ferraz. (Org.). Letramentos em Cena: Teorias e vivências. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2019, v. 1, p. 55-78. LOUSADA, E. G.; TONELLI, J. B. A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, v. 24, p. 130-148, 2021. LOUSADA, E. G.; TONELLI, J. B. ; BARIONI, M. C. Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO), v. 33, p. 697-727, 2017. MANGIANTE, J.M.; PARPETTE, C. (Ed.) Le FOS aujourd'hui. Etat de la recherche en Français sur Objectif Spécifique. Bruxelles: Peter Langue, 2022. NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R. H. R. Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2014. NASCIMENTO, E. L.;CRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. G. L. Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes, 2019. PALTRIDGE, B; STARFIELD, S. (Ed.). The Handbook of English for Specific Purposes. Londres: John Wiley & Sons, 2014.560p. PERALEZ-ESCUDERO; ELSEN, P.B.; CRUZ, M.R.R. Variation in pre-service EFL Teachers’ Implicit Theories of Reading: A Qualitative Study. MEXTESOL Journal v.41, n.4 ,p.1-18, 2017. PEREIRA, R. C. M. Ateliê de gêneros acadêmicos: didatização e construção de saberes. João Pessoa: Ideia, 2014. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. WORDEN, D. Mediation and development of a novice L2 writing teacher's pedagogical content knowledge of genre. Journal of English for Academic Purposes v.34, n.1, p.12-27, 2018. WU, H. AND BADGER, R. G.. In a strange and uncharted land: ESP teachers´ strategies for dealing with unpredicted problems in subject knowledge during class. English for Specific Purposes v. 28 n. 1, p. 19-32, 2009.