Apresentar o fenômeno de um gênero teatral _a Commedia dell'Arte_ que teve quase dois séculos de vida. A Improvvisa é um teatro popular que se fundamenta no trabalho do ator. O curso foca seu período "áureo" (1580 a 1630), e estuda seus mecanismos e derivações. A Commedia dell'Arte lança as raízes do teatro moderno, influenciando as cenas de toda a Europa.
Apresentação interdisciplinar de uma das mais significativas manifestações teatrais da Itália.
O nascimento da Commedia dell'Arte. O centro da Improvvisa: o trabalho do ator. Máscaras e personagens-tipo: representação popular de uma sociedade. As máscaras principais, origens e significados: Arlequim, Doutor, Capitão, Pantalone, Namorados.Pionerismos da Improvvisa: o teatro profissional, as grandes companhias teatrais e o teatro italiano de exportação; as primeiras salas teatrais, as derivações regionais. Riccoboni: Arlecchino vai a Paris. Dramaturgia da Commedia dell'Arte: o canovaccio. A improvisação. O caso de Perrucci e os manuais dos atores.Figuras emblemáticas da Commedia dell'Arte I: Flaminio Scala e seu Il Teatro delle Favole Rappresentative Figuras emblemáticas da Commedia dell'Arte II: Francesco Andreini, ou Capitan Spavento della Valle Inferna: a família teatrante e o ator erudito.Figuras emblemáticas da Commedia dell'Arte III: Isabella Andreini, a poeta. As mulheres entram em cena.O fim? A Commedia dell'Arte e a Igreja. O expurgo de GoldoniEcos no teatro moderno: Arlecchino servo di due padroni na montagem de Strehler. Ferruccio Soleri: uma vida dedicada ao Arlequim. Dario Fo e a Commedia dell'Arte.
BARNI, R. Introdução. In SCALA, F. A loucura de Isabella e outras comedias da commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras, 2003.D'AMICO, S. La Commedia dell'Arte in Enciclopedia dello Spettacolo. Roma: Unedi,1975.FERRONE, S. Attori Mercanti Corsari - La Commedia dell'Arte in Europa tra cinque e seicento. Torino: Einaudi, 1993.MAROTTI, F. Introduzione. In F. SCALA, F. Il teatro delle favole rappresentative. In Marotti, F. (org.). "Archivio del Teatro Italiano" n. 7. Milano: Il Polifilo, 1976.PANDOLFI, V. La commedia dell'Arte - storia e testi. Firenze: Sansoni, 1957-1961. (6 vol.)SCALA, F. Il teatro delle Favole Rappresentative diviso in 50 giornate comiche boscherecce e Tragiche. Venezia: 1611. Ed. Brasileira: SCALA, F. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'Arte. Org. trad. e notas de Roberta Barni. São Paulo: Iluminuras, 2003.TAVIANI/SCHINO Il segreto della Commedia dell'Arte. Firenze: La casa Usher, 2a. ed., 1992.