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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0609 - Origens do Teatro Moderno: Commedia Dell'Arte
Origins of the Modern Theatre: “Commedia Dell'Arte”

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Apresentar o fenômeno de um gênero teatral _a Commedia dell'Arte_ que teve quase dois séculos de vida. A Improvvisa é um teatro popular que se fundamenta no trabalho do ator. 
O curso foca seu período "áureo" (1580 a 1630), e estuda seus mecanismos e derivações. A Commedia dell'Arte lança as raízes do teatro moderno,
influenciando as cenas de toda a Europa.
 
 
 
Programa Resumido
Apresentação interdisciplinar de uma das mais significativas manifestações teatrais da Itália.
 
 
 
Programa
O nascimento da Commedia dell'Arte. 
O centro da Improvvisa: o trabalho do ator.
Máscaras e personagens-tipo: representação popular de uma sociedade. As máscaras principais, origens e significados: Arlequim, Doutor, Capitão, Pantalone, Namorados.
Pionerismos da Improvvisa: o teatro profissional, as grandes companhias teatrais e o teatro italiano de exportação; as primeiras salas teatrais, as derivações regionais. Riccoboni: Arlecchino vai a Paris.
Dramaturgia da Commedia dell'Arte: o canovaccio. A improvisação. O caso de Perrucci e os manuais dos atores.
Figuras emblemáticas da Commedia dell'Arte I: Flaminio Scala e seu Il Teatro delle Favole Rappresentative
Figuras emblemáticas da Commedia dell'Arte II: Francesco Andreini, ou Capitan Spavento della Valle Inferna: a família teatrante e o ator erudito.
Figuras emblemáticas da Commedia dell'Arte III: Isabella Andreini, a poeta. As mulheres entram em cena.
O fim? A Commedia dell'Arte e a Igreja. O expurgo de Goldoni
Ecos no teatro moderno: Arlecchino servo di due padroni na montagem de Strehler. Ferruccio Soleri: uma vida dedicada ao Arlequim. Dario Fo e a Commedia dell'Arte.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, atividades em classe, seminários, análise e discussão de textos e material audiovisual.
Critério
Será atribuída nota de zero a dez aos trabalhos, seminários e provas dos alunos, tendo em conta a capacidade crítica, a adequação de análise e a competência lingüística dos estudantes.
Norma de Recuperação
Notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova escrita realizada na primeira semana letiva do semestre subseqüente ao da reprovação.
 
Bibliografia
     
BARNI, R.  Introdução. In SCALA, F.  A loucura de Isabella e outras comedias da commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras, 2003.
D'AMICO, S. La Commedia dell'Arte in Enciclopedia dello Spettacolo. Roma: Unedi,1975.
FERRONE, S. Attori Mercanti Corsari - La Commedia dell'Arte in Europa tra cinque e seicento. Torino: Einaudi, 1993.
MAROTTI, F. Introduzione. In F. SCALA, F. Il teatro delle favole rappresentative. In Marotti, F. (org.). "Archivio del Teatro Italiano" n. 7. Milano: Il Polifilo, 1976.
PANDOLFI, V. La commedia dell'Arte - storia e testi. Firenze: Sansoni, 1957-1961. (6 vol.)
SCALA, F. Il teatro delle Favole Rappresentative diviso in 50 giornate comiche boscherecce e Tragiche. Venezia: 1611. Ed. Brasileira: SCALA, F. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'Arte. Org. trad. e notas de Roberta Barni. São Paulo: Iluminuras, 2003.
TAVIANI/SCHINO Il segreto della Commedia dell'Arte. Firenze: La casa Usher, 2a. ed., 1992.
 

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