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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0622 - Literatura Hispano-Americana: Romantismo e “Modernismo”
Latin American Literature: Romanticism and Modernism

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina estuda as relações entre os discursos literários e os discursos de formação dos Estados Nacionais na América Hispânica durante a primeiras décadas do século XIX, assim como os processos de autonomização, internacionalização, modernização e profissionalização da literatura hispano-americana nas últimas décadas desse século. O objetivo é apressentar a mudança no estatuto da literatura no desenrolar do século XIX, de uma praxis atrelada aos discursos políticos ideológicos e educacionais a uma praxis que concebe à arte como um valor em se mesmo e estabelece os fundamentos para o desenvolvimento dos valores e práticas da literatura hispano-americana no século XX e na contemporaneidade. O curso contempla, dessa forma, instrumentalizar os futuros profissionais da área no sentido de suas praticas de análise literária e ensino da literatura.
 
 
 
Programa Resumido
Relações entre os discursos literários românticos e os discursos de formação dos Estados Nacionais na América Hispânica. Autonomização, internacionalização e modernização da literatura e profissionalização dos escritores.
 
 
 
Programa
1- Discursos literários e formação dos Estados nacionais. 1.1. Construção de novas sensibilidades e ficcionalização dos discursos de formação da Nação: Jorge Isaacs, José Mármol, Cirilo Villaverde, Soledad Acosta de Samper, Alberto Blest Gana, Ricardo Palma. 1.2.Desenho das fronteiras geográficas e das fronteiras discursivas: a tensão entre civilização e barbárie: Domingo F. Sarmiento, Esteban Echeverría, José Hernández. 2- Internacionalização e autonomização da literatura hispano-americana. A construção da modernidade. 2.1. Novas temporalidades e novos espaços urbanos. A crônica modernista: José Martí, Rubén Darío, Enrique Gómez Carrillo. 2.2. Fabulações do artista moderno. Os retratos de escritores, os “romances de artista” e o conto modernista: Rubén Darío, José Martí, Enrique Gómez Carrillo, José Asunción Silva, Manuel Díaz Rodríguez Manuel Gutiérrez Nájera. 2.3. Desenho de novas tradições literárias e surgimento de novos sujeitos poéticos: Rubén Darío, José Martí, José Asunción Silva, Julián del Casal, Leopoldo Lugones. 2.4. O ensaio de interpretação americano: José Martí e José Enrique Rodó.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo-dedutivo, interativo e expositivo (docente e discente).
Critério
Provas orais e escritas, seminários, trabalhos fora da aula.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: até a semana anterior ao início do semestre letivo subseqüente da reprovação.
 
Bibliografia
     
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