Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0624 - Literatura Espanhola: Século XX
Spanish Literature: 20th Century

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Colaborar para que o aluno compreenda a produção, a circulação e a recepção de obras dos autores mais relevantes da literatura espanhola do século XX e possa analisá-las criticamente à luz do contexto histórico marcado pelo desastre de uma guerra civil, de exílio massivo e de longa ditadura. O curso contempla, dessa forma, instrumentalizar os futuros profissionais da área no sentido de suas praticas de análise literária e ensino da literatura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1489842 - Margareth dos Santos
 
Programa Resumido
Diversas faces literárias do embate entre “as duas Espanhas”: poesia pura, arte revolucionária, testemunho e memória.
 
 
 
Programa
a). A primeira vanguarda: Ramón del Valle-Inclán e Juan Ramón Jiménez. b). A Geração de 1927: a poesia de Luis Cernuda e Rafael Alberti; as tragédias rurais de Federico García Lorca; c). Escrituras do desastre: Carmen Laforet, Max Aub, Miguel Delibes; d) A literatura a partir da transição democrática e reconstrução da memória social: Carmen Martín Gaite, Javier Cercas, Alberto Méndez
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição oral pelo professor. Trabalhos em grupo. Seminários e/ou debates.
Critério
Participação do aluno nas diversas atividades didáticas programadas, elaboração de fichamentos, comentários de leitura, projeto de pesquisa, apresentação de seminário, prova, trabalho de aproveitamento.
Norma de Recuperação
Critérios: os mesmos utilizados no item acima. Época de realização: a fixada pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
ABELLÁN, José Luis. El Pensamiento español contemporáneo y la idea de América. Barcelona: Anthropos, A.I.E.T.I., 1989.
ABELLÁN, José Luis. (dir) El exilio español de 1939. 6 vols. Madrid: Taurus, 1976
ALBERTI, Rafael (selecc. y prólogo). Romancero de la Guerra Civil Española. Madrid: Visor Libros, 2006.
BEEVOR, Anthony. A batalha pela Espanha. São Paulo: Record, 2007.
BLANCO AGUINAGA, C. et alli. Historia social de la literatura española (en lengua castellana). Madrid: Castalia, 1979 (tomos II y III)
CANAVAGGIO, J. Historia de la literatura española. Barcelona: Ariel, 1994-5 (tomos V y VI).
DIEGO, Gerardo. Poesía española (antologías). Madrid: Cátedra, 2007.
DIEZ BORQUE, J.M. (dir) Historia de la literatura española. Madrid: Taurus, 1980 (tomo IV)
GARCÍA DE CORTÁZAR, Fernando y GONZÁLEZ VESGA, José. Breve Historia de España. Madrid: Alianza, 1994.
GRACIA, Jordi & Ródenas, Domingo. Historia de la literatura española. Derrota y restitución de la modernidad. Madrid: Editorial Crítica, 2011.
LUIS, Leopoldo de, Poesía social española contemporánea: antología (1939-1968), Madrid: Biblioteca Nueva, 2000.
MAINER, José-Carlos. Historia de la literatura española. Modernidad y nacionalismo. 1900-1939. Tomo 6. Madrid: Editorial Crítica, 2011.
MAINER, José-Carlos. Historia de la literatura española. Derrota y restitución de la modernidad. 1939-2010. Tomo 7. Madrid: Editorial Crítica, 2011.
MARTÍN CASAS, Julio. El exilio español, 1936-1978. Barcelona: Planeta, 2002.
NEUSCHÄFER, Hans-Jörg. Adiós a la España eterna. La dialéctica de la censura. Novela, teatro y cine bajo el franquismo. Barcelona: Anthropos, 1994
RICO, Francisco (dir.). Historia y crítica de la literatura española, vols. 7, 7/1, 8, 8/1, 9, 9/1 (Barcelona, Crítica).
RUIZ BAUTISTA, Eduardo. (coord.) Tiempo de censura. La represión editorial durante el franquismo. Gijón: Trea, 2008
RUIZ RAMÓN, F. Historia del teatro español. Madrid: Alianza, 1975 (tomo II)
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Alunos ou professores de escolas públicas ou privadas, imigrantes, idosos, ONGs, tradutores.
Objetivos da atividade
Propiciar experiências formativas complementares aos graduandos por meio do seu envolvimento na gênese, no planejamento, na preparação e na implementação de atividades de impacto social focadas, primariamente, em grupos externos à universidade. Gerar ações de caráter educativo e cultural, que propiciem benefícios concretos, epistêmicos ou práticos, aos grupos tomados como alvo das atividades.
Descrição da atividade
Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de literatura espanhola em espaços educativos formais e não formais. Oferecimento de oficinas e minicursos. Realização de círculos e ciclos de leitura.
Indicadores de avaliação da atividade
para aferir os resultados, poderão ser utilizados questionários, formulários, controles de inscrições, registros de comparecimento de pessoas interessadas ou outras formas de registo, como número de acessos, em caso de disponibilização remota.

Clique para consultar os requisitos para FLM0624

Clique para consultar o oferecimento para FLM0624

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP