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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0630 - Língua Espanhola V
Spanish language V

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivos: 
1) Desenvolver uma revisão, conceitual e prática, do funcionamento da língua espanhola, focalizando os processos de referenciação e a argumentação em textualidades escritas e orais. 
2) Observar a atividade dialógica e argumentativa que se materializa nos textos orais e escritos, dando atenção para a especificidade de determinadas construções da língua espanhola. 
3) Desenvolver práticas que aperfeiçoem a enunciação oral e escrita em espanhol, a partir dos conteúdos das disciplinas obrigatórias anteriores: Língua Espanhola I a IV.
4) Contribuir com o conjunto de estudos que, no curso de Letras, introduzem o estudante ao estudo do discurso e aos problemas da configuração textual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3544058 - Adrian Pablo Fanjul
2851383 - Benivaldo José de Araújo Júnior
65305 - Maria Teresa Celada
1479351 - Monica Ferreira Mayrink O' Kuinghttons
 
Programa Resumido
Desenvolvimento e consolidação dos processos de referenciação e argumentação na língua espanhola.
 
 
 
Programa
I. Noções introdutórias
Revisão de noções de “texto” (oral ou escrito), “discurso” e “enunciação”. A interface constante com o funcionamento da língua. Conceitualização e prática. 
II. Referenciação. A construção e retomada de objetos no discurso.
A referenciação como construção e delimitação de objetos de discurso. Relações de correferência e funcionamento da língua espanhola. Retomada pronominal, determinação e oposições definido / indefinido e específico / não específico. Determinantes em espanhol: revisão. Construções relativas (revisão). Categorização, recategorização e produção de sentido. Papel argumentativo e ideológico da (re)categorização. 
III. As relações dialógicas e argumentativas. 
Construções contrastivas e opositivas, e sua especificidade na língua espanhola: coordenação, disjunção, enumeração, paralelismo sintático, construções distributivas, temporais com valor de contraste, concessivas, adversativas, negação polêmica. Papel contrastivo dos pronomes tônicos em espanhol. A contraposição no léxico: antonímia e hipo/hiperonímia.
Construções concessivas em espanhol: tipos referenciais e nexos. Alternância entre subjuntivo e indicativo nas concessivas com “aunque”.
Construções adversativas em espanhol: refutativas e restrictivas, distribuição dos conectores nesses valores: “pero”, “sino”, “sin embargo”, “no obstante”, “más bien”, etc. O “conector zero” nas adversativas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo-dedutivo, interativo e expositivo (docente e discente), apoiado em divisão modular do curso, abrangendo as quatro habilidades: compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita.
Critério
A avaliação poderá ser feita em forma de provas orais e/ou escritas, trabalhos e exercícios diversos, ficando a especificação das atividades bem como a eventual atribuição de peso a cada uma delas a critério do(s) professor(es) que estiver(em) ministrando a disciplina. Também a critério destes poderão ser constituídas, para efeito de julgamento, bancas examinadoras, que serão integradas por professores da casa.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: até a semana anterior do início das aulas do semestre subsequente da reprovação.
 
Bibliografia
     
Arnoux, Elvira. La lectura y la escritura en la universidad. Buenos Aires: EUDEBA, 2010.
Celada, María Teresa; González, Neide. “Concesivas con ‘aunque’ de indicativo y subjuntivo. Un lugar de interpretación.” Signos ELE. Revista de español como lengua extranjera, n. 9, 2015, s/n. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5299212
CISNEROS, Lorelei. “Los determinantes: algunas observaciones sobre sus funciones y usos”. Em: MÚGICA, Nora (dir.). La gramática del español: un desafío en ELE. Buenos Aires: Biblos, 2016.
Di Tullio, Ángela y Malcouri, Marisa: Gramática del español para maestros y profesores del Uruguay. Montevideo: ANEEP – Pro LEE, 2012.
Fanjul, Adrián. “La conectividad en adversativas del español y del portugués en contextos negativos de refutación y restricción”. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A), n. 21, v. 2, 2021, p. 124-142. Disponível em: https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3134/2138
Flamenco García, Luis: “Las construcciones concesivas y adversativas”. Em: Bosque, Ignacio; Demonte, Violeta (org.): Gramática Descriptiva de la Lengua Española (vol. 3). Madrid: Ed. Espasa – Calpe, 1999, p. 3805-3841.
Gianmateo, Mabel; Ferrari, Laura. “Modificadores de modalidad encabezados por aunque”. Caracol, n. 19, p. 256-279, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/160798
González, Neide. “Portugués brasileño y español: lenguas inversamente asimétricas”. Em: Celada, María Teresa; González, Neide (coord. dossier) “Gestos que trazan distinciones entre la lengua española y el portugués brasileño”, SIGNOSELE, dezembro 2008, URL http://www.salvador.edu.ar/signosele/
Menón, Lorena; Melone, Enrique. Temas de espanhol. Teoria e sequências didáticas. São Paulo: Atual, 2009.
Neves, Maria H. Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006.
Pinheiro-Correa, Paulo. Escrever em espanhol. Um guia didático pela cognição textual. Campinas: Pontes, 2021.
Yokota, Rosa. “A pesquisa sobre assimetrias inversas e seus reflexos no ensino e na aprendizagem de espanhol por brasileiros: as formas tônicas”. Em: Bruno, Fátima; Pinheiro-Correa, Paulo; Yokota, Rosa. Cadê o pronome que estava aqui? Homenagem a Neide González. Pontes: Campinas, 2019, p. 73-89.
 

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