Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0631 - Literatura Hispano-Americana: Conquista e Colônia
Latin American Literature: Conquest and Colony

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
1. Estudar as manifestações literárias barrocas e suas implicações na construção de uma forma hispano-americana. 2. Desenvolver a capacidade crítica do aluno pela análise dos aspectos estéticos e ideológicos dos textos mais representativos, relacionando-os com a atualidade. 3. Discutir problemas básicos da formação cultural da América hispânica através de abordagens teóricas contemporâneas sobre os discursos mais representativos do período pré-hispânico e as narrativas do período da conquista, até 1600. 4. Oferecer uma visão histórica do período, embora sempre privilegiando as possíveis abordagens literárias, desenvolvendo a capacidade crítica do aluno pela análise de aspectos estéticos e ideológicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2144151 - Adriana Kanzepolsky
2790041 - Ana Cecilia Arias Olmos
2528392 - Idalia Morejón Arnaiz
819667 - Laura Janina Hosiasson
 
Programa Resumido
Esta disciplina estuda problemas básicos da formação cultural da América hispânica através de abordagens teóricas contemporâneas sobre os discursos mais representativos do período pré-hispânico, da conquista e da sociedade colonial, até 1700. Pretende-se oferecer uma visão histórica do período, privilegiando as possíveis abordagens literárias dos discursos das culturas originárias e da conquista e o estudo das manifestações estéticas barrocas e suas implicações na construção de uma forma hispano-americana. A disciplina visa a desenvolve a capacidade crítica do aluno pela análise dos aspectos estéticos e ideológicos dos textos mais representativos desse período de formação da cultura e da literatura hispano-americana, relacionando-os com a atualidade. O curso contempla, dessa forma, instrumentalizar os futuros profissionais da área no sentido de suas praticas de análise literária e ensino da literatura.
 
 
 
Programa
1. Palavra, gesto, memória: a literatura pré-colombiana e critérios de configuração de uma literatura hispano-americana: Códices, Poesia Nahuatl, Popol Vuh e os Chilam Balam. 2. História e imaginação: os discursos da conquista, as crônicas e a construção de um novo universo: Cristóbal Colón; Hernán Cortés, Bernal Díaz del Castillo, Bartolomé de Las Casas, Alvar Núñez Cabeza de Vaca; Alonso de Ercilla. 4. Sujeitos mestiços e sociedades vice-reinais: Inca Garcilaso de la Vega, Huamán Poma de Ayala, Juan Rodríguez Freyle. 3. O Barroco e sociedades vice-reinais: Sor Juana Inés de la Cruz. 4. A poesia de Bernardo de Balbuena, Sigüenza y Góngora, Domínguez Camargo, Caviedes. 5. O teatro de Juan Ruiz de Alarcón. 5. Ficção e história: a conquista e a colônia na literatura do século xx, Juan José Saer, Antonio Di Benedetto, Alejo Carpentier, Carlos Fuentes, Miguel Angel Asturias.  5. Releituras do barroco: neobarroco e neobarroso; Lezama Lima, Virgilio Piñera, Severo Sarduy, Néstor Perlongher.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo-dedutivo, interativo e expositivo (docente e discente)
Critério
Provas orais e escritas, seminários, trabalhos fora da aula.
Norma de Recuperação
(Critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: até a semana anterior ao início do semestre letivo subsequente da reprovação.
 
Bibliografia
     
ADORNO, R. “Nuevas perspectivas en los estudios coloniales”. In: Rev. de Crítica literaria latinoamericana, nº28, 1988; pp 11-27.
_________. De Guancane a Macondo. Estudios de Literatura Hispanoamericana. Madrid: Ed. Renacimiento, 2008.
BELLINI, G. Historia de la literatura hispanoamericana, Madrid: Castalia, 1990.
BETHELL, Leslie, (org.) História da América Latina. Vol. 1. São Paulo: Edusp, 2004.
BHABHA, H. “The other question...”. Rev. Screen, nº6, vol.24, nov-dez, 1983.
_________. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
CORNEJO POLAR, Antonio. Escribir en el aire. Lima: Latinoamericana Editores, 2003.
_________, O condor voa. Literatura e cultura. (Mario Valdés, org.).
Belo Horizonte: UFMG, 2000.
CORTINEZ, Verónica: Memoria original de Bernal Díaz del Castillo. México: Oak Ed. 2000.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco y Modernidad. México: FCE, 2000.
CRISTOFANI BARRETO, Teresa. Letras sobre o espelho, São Paulo: Iluminuras, 1989.
DURÁN, Manuel. “El drama intelectual de Sor Juna y el anti intelectualismo hispánico”, Rev. Cuadernos Americanos, año 22, n°4, agosto, 1963.
FERNANDEZ MORENO, C. América latina en su literatura. México: Siglo XXI, 1972.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GERBI, Antonello, La disputa del nuevo mundo. México: Fondo de Cultura Económica, 1994.
_________. La naturaleza de las indias nuevas. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.
GIUCCI, Guillermo. Viajantes do maravilhoso. O novo mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
GREENBLATH, Stephen. Possessões maravilhosas. São Paulo: Edusp, 1996.
GRUZINSKI, Serge, La guerra de las imágenes. México: FCE, 1994.
______________. La colonización de lo imaginario, México: FCE, 1995.
GLANTZ, M. ‘Prólogo’ in Sor Juana. Obra selecta. México: Ayacucho, 1994.
__________. Obras Reunidas I. Ensayos sobre literatura colonial. México: FCE, 2006.
GONZALEZ ECHEVARRÍA, R. Mito y Archivo. Una teoría de la narrativa latinoamericana. México: FCE, 1990
__________. “Imperio y estilo en el Inca Garcilaso”. In: Crítica práctica/práctica Crítica. México: FCE, 2002; pp. 75-82.
__________. “Apetitos de Góngora y Lezama”. Rev. RIBO, 41, n°92-93, Jul-dic.1975.
GONZALEZ ECHEVARRÍA, R., y PUPO-WALKER, E. (eds.). Historia de la Literatura Hispanoamericana. Vol. 1. Madrid: Gredos, 2006.
HALPERIN DONGHI, T. Historia de América Latina. Madrid: Alianza, 1970.
IÑIGO MADRIGAL, L. (coord.) Historia de la literatura hispanoamericana. Vol. 1. Madrid: Cátedra, 1982.
KOHUT, Kart. “Las primeras crónicas de Indias y la teoría historiográfica”. Colonial Latin American Review Vol. 18, No. 2, August 2009, pp. 153_187
LAFAYE, J. Los conquistadores. México: Siglo XXI, 1991.
LEÓN-PORTILLA, Miguel. Códices. Los antiguos libros del nuevo mundo. México: Aguilar, 2003.
__________. Literaturas indígenas de México. México: Mapfre, 1992.
__________. Visión de los vencidos. Relaciones indígenas de la Conquista, introd., selección y notas: Versión de textos nahuas: Ángel Maria Garibay, 12ª. Edición, México, UNAM, 1989.
LAZO, R. Historia de la literatura hispanoamericana. México: Porrúa, 1979.
LEONARD, I., La época barroca en el México colonial. México: FCE, 1976.
LEZAMA LIMA, José. “La curiosidad barroca”. Confluencias. La Habana: Letras cubanas, 1988.
LORENZANO, S. (ed.). Aproximaciones a Sor Juana. Texontle: Univ. del Claustro de Sor
Juana/FCE, 2005.
LUDMER, J. “Las tretas del débil”. In: GONZÁLEZ, P.,(org.) La sartén por el mango. Puerto Rico: El Huracán, 1984.
MARAVALL, J.A. A cultura do Barroco. São Paulo: Edusp, 1997.
MIGNOLO, Walter. “Metatexto historiográfico y la historiografía indiana”. MLN, Vol. 96, No. 2, Hispanic Issue (Mar., 1981), pp. 358-402Published John Hopkins University. http://www.jstor.org/stable/2906354
MILLARES, Selena. “La lírica de Sor Juana y el alma barroca”, Rev. Cuadernos Hispanoamericanos, los complementarios, 16, Nov. 1995.
O’GORMAN, Edmundo. La invención de América. El universo y la cultura de occidente. México: Fondo de Cultura Económica, 1958.
OVIEDO, J.M. Historia de la literatura hispanoamericana. Vol. 1.Madrid: Alianza, 1995.
ORTEGA, Julio. El discurso de la abundancia, Caracas, Monte Ávila, 1992.
PASTOR, Beatriz. Discursos narrativos de la conquista: mitificación y emergencia. Hannover: Ed. Del Norte, 1988.
PAZ, O. Sor Juana o las trampas de la fe. México: FCE, 1982.
__________. Los hijos del limo. Del Romanticismo a la vanguardia. Barcelona: Seix Barral, 1974.
PICÓN SALAS, Mariano. De la conquista a la independencia. México: Fondo de Cultura Económica, 1985.
PICÓN SALAS, M. De la conquista a la Independencia, México: FCE, 1985.
PIZARRO, A. (org.) América latina: Palavra, literatura e cultura, Vol. 1 e 2, São Paulo: Memorial/UNICAMP/USP, 1994.
PUPO-WALKER, E. “Los Comentarios Reales y la historicidad de lo imaginario”. In: Rev. Iberoamericana, nº104-105, Julio-dic, 1987.
RAMA, A. La ciudad letrada. Hannover: Ed. Del Norte, 1984.
RODRIGUEZ, Garrido, José. “La identidad del enunciador en los Comentarios Reales”. Rev. Iberoamericana, n°172-173, jul-dic. 1995.
ROMERO, José Luis. América Latina. As cidades e as idéias. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
SARDUY, Severo. Ensayos generales sobre el barroco, México, FCE, 1987.
SOSNOWSKI, S. (org.) Inventarios, invenciones y revisiones. Tomos 1 y 2. Caracas: Ayacucho, 1996.
SUBIRATS, Eduardo, El continente vacío. Madrid: Siglo XXI, 1994.
___________. “Conversión e invención: dos visiones del nuevo mundo”. In: Cuadernos de Recienvenido, Nº6, São Paulo: USP/FFLCH, 1997.
TODOROV, Tzvetan. La conquista de América. A questão do outro. São Paulo: Edusp, 1988.
VARELA, Consuelo. “Introducción”. In: COLÓN, Cristóbal. Los cuatro viajes. Madrid: Alianza, 1996.
ZAVALA, Iris. “La ética de la violencia: identidad y silencio en 1942”. In: Revista Iberoamericana. Nº 179. 1995.
ZEA, Leopoldo (comp.). Sentido y proyección de la conquista. México: Fondo de Cultura Económica, 1993
THEODORO, J. América Barroca. São Paulo: Nova Fronteira/Edusp. 1992.
WHITE, H. “O fardo da história”. In: Trópicos do discurso. São Paulo: Edusp, 1994.
ZANETTI, S. ‘Estudio Preliminar’. In Sor Juana Inés de la Cruz. Primero sueño y otros textos. Buenos Aires.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0631

Clique para consultar o oferecimento para FLM0631

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP