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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0631 - Literatura Hispano-Americana: Conquista e Colônia
Latin American Literature: Conquest and Colony

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
1. Estudar as manifestações literárias barrocas e suas implicações na construção de uma forma hispano-americana. 2. Desenvolver a capacidade crítica do aluno pela análise dos aspectos estéticos e ideológicos dos textos mais representativos, relacionando-os com a atualidade. 3. Discutir problemas básicos da formação cultural da América hispânica através de abordagens teóricas contemporâneas sobre os discursos mais representativos do período pré-hispânico e as narrativas do período da conquista, até 1600. 4. Oferecer uma visão histórica do período, embora sempre privilegiando as possíveis abordagens literárias, desenvolvendo a capacidade crítica do aluno pela análise de aspectos estéticos e ideológicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2144151 - Adriana Kanzepolsky
2790041 - Ana Cecilia Arias Olmos
2528392 - Idalia Morejón Arnaiz
819667 - Laura Janina Hosiasson
2380047 - Pablo Fernando Gasparini
 
Programa Resumido
Esta disciplina estuda problemas básicos da formação cultural da América hispânica através de abordagens teóricas contemporâneas sobre os discursos mais representativos do período pré-hispânico, da conquista e da sociedade colonial, até 1700. Pretende-se oferecer uma visão histórica do período, privilegiando as possíveis abordagens literárias dos discursos das culturas originárias e da conquista e o estudo das manifestações estéticas barrocas e suas implicações na construção de uma forma hispano-americana. A disciplina visa a desenvolve a capacidade crítica do aluno pela análise dos aspectos estéticos e ideológicos dos textos mais representativos desse período de formação da cultura e da literatura hispano-americana, relacionando-os com a atualidade. O curso contempla, dessa forma, instrumentalizar os futuros profissionais da área no sentido de suas praticas de análise literária e ensino da literatura.
 
 
 
Programa
1. Palavra, gesto, memória: a literatura pré-colombiana e critérios de configuração de uma literatura hispano-americana: Códices, Poesia Nahuatl, Popol Vuh e os Chilam Balam. 2. História e imaginação: os discursos da conquista, as crônicas e a construção de um novo universo: Cristóbal Colón; Hernán Cortés, Bernal Díaz del Castillo, Bartolomé de Las Casas, Alvar Núñez Cabeza de Vaca; Alonso de Ercilla. 4. Sujeitos mestiços e sociedades vice-reinais: Inca Garcilaso de la Vega, Huamán Poma de Ayala, Juan Rodríguez Freyle. 3. O Barroco e sociedades vice-reinais: Sor Juana Inés de la Cruz. 4. A poesia de Bernardo de Balbuena, Sigüenza y Góngora, Domínguez Camargo, Caviedes. 5. O teatro de Juan Ruiz de Alarcón. 5. Ficção e história: a conquista e a colônia na literatura do século xx, Juan José Saer, Antonio Di Benedetto, Alejo Carpentier, Carlos Fuentes, Miguel Angel Asturias.  5. Releituras do barroco: neobarroco e neobarroso; Lezama Lima, Virgilio Piñera, Severo Sarduy, Néstor Perlongher.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo-dedutivo, interativo e expositivo (docente e discente)
Critério
Provas orais e escritas, seminários, trabalhos fora da aula.
Norma de Recuperação
(Critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: até a semana anterior ao início do semestre letivo subsequente da reprovação.
 
Bibliografia
     
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Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Alunos ou professores de escolas públicas ou privadas, imigrantes, idosos, ONGs, tradutores.
Objetivos da atividade
Propiciar experiências formativas complementares aos graduandos por meio do seu envolvimento na gênese, no planejamento, na preparação e na implementação de atividades de impacto social focadas, primariamente, em grupos externos à universidade. Gerar ações de caráter educativo e cultural, que educativo e cultural, que propiciem benefícios concretos, epistêmicos ou práticos, aos grupos tomados como alvo das atividades.
Descrição da atividade
Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de literatura hispano-americana em espaços educativos formais e não formais. Oferecimento de oficinas e minicursos. Realização de círculos e ciclos de leitura.
Indicadores de avaliação da atividade
para aferir os resultados, poderão ser utilizados questionários, formulários, controles de inscrições, registros de comparecimento de pessoas interessadas ou outras formas de registo, como número de acessos, em caso de disponibilização remota.

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