1) Proporcionar um panorama crítico das correntes literárias latino-americanas; 2) situar o aluno diante das peculiaridades da literatura latino-americana pelo contato direto com os textos; 3) promover a integração continental dessas literaturas (Brasil e América Hispânica) à cultura humanística do aluno; 4) debater os problemas das culturas latino-americanas e suas implicações na produção literária.
Esta disciplina proporciona um panorama crítico das correntes literárias latino-americanas visando a promover a integração das suas manifestações (Brasil-América Hispânica). O Curso propõe, ainda, situar o aluno diante das peculiaridades da literatura do continente pelo contato direto com os textos, assim como debater os problemas das culturas latino-americanas e suas implicações na produção literária.
a) Opção 1: A literatura colonial: os relatos do “descobrimento” (Cristóvão Colombo); a controvérsia sobre o índio (Bartolomé de las Casas, Sahagún, Motolinía); crônicas da conquista (Hernán Cortés, Bernal Díaz del Castillo); a mestiçagem cultural (Inca Garcilaso, Guamán Poma); literatura épica (Ercilla). b) Opção 2: O Barroco americano: as sociedades vice-reinais; prosa e poesia de sor Juana Inés de la Cruz; a poesia de Bernardo de Balbuena, Sigüenza y Góngora, Domínguez Camargo, Caviedes; o teatro de Juan Luis de Alarcón. c) opção 3: As literaturas nacionais: o surgimento do romance (Fernández de Lizardi, Domingo Faustino Sarmiento, José Mármol, Blest Gana); o Romantismo (Esteban Echevarría); a poesia gauchesca (José Hernández). d) Opção 4: O simbolismo e o decadentismo: a poesia e a prosa “modernista” (Darío, Lugones, Quiroga, Herrera y Reisig). e) Opção 5: As vanguardas: ismos e manifestos das novas estéticas (Huidobro, Borges, Vallejo, Neruda, Girondo). f) Opção 6: Os regionalismos: o romance regionalista (Gallegos, Rivera, Güiraldes). O papel do intelectual através do ensaio (Martí, Rodó, Mariátegui, Vasconcelos, Henríquez Ureña, Reyes, Rama). g) Opção 7: A renovação ficcional – o conto e o romance: renovação ficcional a partir da década de 40; a superação do regionalismo; o “boom”; a literatura fantástica (Borges, Cortázar, Bioy Casares, Onetti); o relato maravilhoso e as ideologias americanistas (Carpentier, Asturias, Rulfo, J. M. Arguedas, García Márquez, Fuentes, Vargas Llosa. h) Opção 8: As tendências atuais: O neobarroco e o neobarroso, a paródia e o humor (Lezama Lima, Cabrera Infante, Virgilio Piñera). Formas experimentais do romance: questões de gênero. Andrés Caicedo, Diamela Elttit, Reinaldo Arenas, Severo Sarduy, Sergio Pitol, Ricardo Piglia, Juan José Saer, Fernando Vallejo, entre outros. O romance hispano-americano no século XXI. Mario Bellatin, Roberto Bolaño, José Manuel Prieto, Antonio José Ponte, Sergio Chejfec, Sergio Cueto, Efraín Medina Reyes, Juan Villoro, Jorge Volpi, entre outros.Obs: As opções serão oferecidas de acordo com a disponibilidade do quadro de professores.
ALAZRAKI, Jaime. El cuento hispanoamericano ante la crítica. Madrid: ed. Castalia, 1973.ANDERSON IMBERT, Enrique. Historia de la literatura hispanoamericana. México: Fondo de Cultura Económica, 1961.ARRIGUCCI Jr. Davi. O escorpião encalacrado. São Paulo: Perspectiva, 1973.ANDERSON IMBERT, Enrique. “El cuentista frente al espejo”. In: Rev. Maldoror 9, Montevideo, nov.1973.BACHMANN, Ingebord. Problemas de la literatura contemporánea. Madrid: Technos, 1990.BARRENECHEA, Ana María, “Ensayo para una tipología de la literatura fantástica”. In: Textos hispanoamericanos. De Sarmiento a Sarduy. Caracas: Monte Ávila, 1972.BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1982.BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio. Visão do paraíso. São Paulo: Brasiliense, 1992.CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1975._________________.“Exercicio de leitura”. In: Revista Texto. Araraquara: 1975.CHIAMPI, Irlemar, O realismo maravilhoso. São Paulo: Perspectiva, 1980._______________, Barroco y Modernidad. México: Fondo de Cultura Económica, 2000.FERNÁNDEZ MORENO, César. América Latina em sua Literatura. São Paulo: Perspectiva, 1972.FRANCO, Jean. Historia de la literatura hispanoamericana. Barcelona: Ariel, 1975.GOIC, Cedomil. Historia y crítica de la literatura hispano-americana. Barcelona: Ed. Crítica, 1991 (3 vols.)GÓNZALEZ, Aníbal. La crónica modernista hispanoamericana. Madrid: José Porrúa Turanzas, 1983.GONZÁLEZ ECHEVARRÍA, Roberto y PUPO WALKER, Enrique (eds.), Historia de la Literatura Hispanoamericana. Madrid: Gredos, 2006.HENRÍQUEZ UREÑA, Pedro. Las corrientes literarias en la América Hispánica. México: Fondo de Cultura Económica, 1949.LEZAMA LIMA, José. Confluencias. Selección de ensayos. La Habana: Letras Cubanas, 1988, MADRIGAL, Iñigo. Historia de la literatura hispanoamericana. Madrid: Cátedra, 1993.MASIELLO, Francine. El cuerpo de la voz (poesía, ética, cultura). Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2013.MORAÑA, Mabel. “Documentalismo y ficción: testimonio y narrativa testimonial hispanoamericana en el siglo XX”. Políticas de la escritura en América latina. De la Colonia a la Modernidad. Caracas: Ediciones Excultura, 1999.OVIEDO, José Miguel. Historia de la literatura hispanoamericana. Madrid: Alianza, 1997.PACHECO, Carlos e LINARES, Luis B., (org.). Del cuento y sus alrededores. Aproximaciones a una teoría. Caracas: Monte Ávila, 1992. PUPO WALKER, Enrique (coord.). El cuento hispanoamericano. Madrid: Castalia, 1995. RAMA, Ángel. Crítica de la cultura en América Latina. Caracas: Ayacucho, 1985.RODRÍGUEZ MONEGAL, Emir. Narradores de esta América. Buenos Aires: Alfa, 1974ROTKER, Susana. La invención de la crónica. Buenos Aires: Letra Buena, 1992.NOTA: As bibliografias específicas serão oferecidas durante os cursos.