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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0637 - Tradução: Análise Contrastiva Alemão/Português
Translation: Contrastive Analysis German/Portuguese

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Tendo por base essas pesquisas, a presente disciplina tem por objetivos: (1) aplicar os resultados da pesquisa contrastiva alemão-português no ensino de tradução e, assim, estabelecer uma ponte entre a pesquisa desenvolvida em pós-graduação e sua aplicação na sala de aula da graduação; e (2) sensibilizar os aprendizes de tradução e de alemão como língua estrangeira para fenômenos lingüísticos que, no confronto desses dois idiomas, podem constituir potencialmente fontes de dificuldades de compreensão e, como decorrência disso, de erros e inadequações de tradução.
 
 
 
Programa Resumido
Através da observação e da análise de fenômenos lingüísticos presentes na língua de partida (o alemão) e associados a tipos textuais específicos, o trabalho em sala de aula (oficinas de tradução) desenvolve-se no sentido de enfatizar a importância de se considerar a função textual no momento da tradução e de fomentar a busca por fenômenos textuais correspondentes na língua de chegada (o português), através da análise de textos paralelos nessa língua.
 
 
 
Programa
Constituem fases das aulas-oficinas desta disciplina: Fase 1 (cerca de 1/3 das aulas): sensibilização, através da análise e da tradução alemão-português de segmentos textuais, para fenômenos lingüísticos que, no plano da sintaxe e da semântica, constituem problemas de compreensão (fase da recepção) e de tradução (fase de produção) para esse par de línguas; Fase 2 (cerca de 1/3 das aulas): sensibilização para a relação entre tais fenômenos e seu uso associado a tipos textuais específicos (aspecto pragmático): Fase 3 (cerca de 1/3 das aulas): aprofundamento da relação desenvolvida na Fase 2. Caracterização, ainda que parcial, de tipos e gêneros textuais (técnico-científicos, de propaganda e literários) a partir da observação de fenômenos lingüísticos específicos na língua de partida (o alemão) e do exame de textos paralelos em português. Ênfase para a função textual e suas conseqüências para a tradução.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios de aplicação.
Critério
Participação, prova escrita final.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: até a primeira semana letiva do semestre subseqüente da reprovação.
 
Bibliografia
     
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WIESER, Hans Peter / Ingedora G. Villaça Koch (org.). Linguística textual: perspectivas alemãs. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
 

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