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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0640 - Aquisição/Aprendizagem do Alemão como Língua Estrangeira
Learning and acquisition of German as a foreign language

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
- capacitar para o ensino de alemão como língua estrangeira
- planejar, executar e avaliar aulas e cursos de alemão como língua estrangeira;
- avaliar materiais e metodologias e aplicá-las ao ensino de alemão como língua estrangeira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7841220 - Dorthe Uphoff
766526 - Jose da Silva Simões
7378620 - Juliana Ferraci Martone
10454962 - Marceli Cherchiglia Aquino
5675660 - Mariana Kuntz de Andrade e Silva
 
Programa Resumido
A disciplina tem por objetivo colocar o aluno em contato com os materiais e métodos mais recentes do ensino de alemão como língua estrangeira e propiciar a aplicação prática e a avaliação crítica do processo de ensino-aprendizagem no contexto do ensino formal.
 
 
 
Programa
1. Modelos de aquisição e aprendizagem de língua estrangeira e as correntes linguísticas subjacentes: a relevância para o ensino/aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira
2. Evolução histórica dos métodos de ensino de língua estrangeira aplicados ao ensino de Alemão como Língua Estrangeira
3. História do ensino de Alemão como Língua Estrangeira no Brasil
4. Parâmetros curriculares nacionais: aspectos de Política Linguística nos Parâmetros Curriculares (PCN) no Brasil e Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL)
5. Alemão como Língua Estrangeira e as novas tecnologias
6. Gêneros textuais no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: recepção e produção de textos falados e escritos
7. Estudos contrastivos de Lingüística Aplicada Alemão/Português
8. Análise de abordagens e livros didáticos de Alemão como Língua Estrangeira
 
 
 
Avaliação
     
Método
- capacitar para o ensino de alemão como língua estrangeira
- planejar, executar e avaliar aulas e cursos de alemão como língua estrangeira;
- avaliar materiais e metodologias e aplicá-las ao ensino de alemão como língua estrangeira.
Critério
Participação em aula, prova escrita, trabalhos escritos, seminários.
Norma de Recuperação
Presença obrigatória: 70% das aulas; média de aproveitamento: igual ou superior a 5,0 (cinco); provas.
 
Bibliografia
     
AHRENHOLZ, Bernt; OOMEN-WELKE, Ingeborg (2013, orgs.). Deutsch als Fremdsprache. Baltmannsweiler: Schneider Hohengehren.
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ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria (2007). Crenças sobre uma língua e cultura-alvo (alemã) em dimensão intercultural de ensino de língua estrangeira - tese de doutorado. São Carlos: UFSCar.
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SCHÄFER, Anna Carolina (2013). “A gramática alemã sob a perspectiva de seus aprendizes - crenças discentes e estratégias de aprendizagem”. In Pandaemonium ger. vol.16 no.21 São Paulo, junho 2013, disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1982-88372013000100009.
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WOLFF, Dieter (1997). "Instruktivismus vs. Konstruktivismus: Zwanzig Thesen zur Lernbarkeit und Lehrbarkeit von Sprachen". In: Müller-Verweyen, Michael (1997, org.). Neues Lernen - selbstgesteuert - autonom. München: Goethe-Institut, p. 45-52.
WEININGER, Markus [2001]. "Do aquário em direção ao mar aberto. Mudanças no papel do professor e do aluno". In: LEFFA, Vilson J. (2006, org.). O professor de línguas. Construindo a profissão. 2. ed. Pelotas: Educat, p. 73-74.
SCHMIDJELL, Annegret; Ziebell, Barbara (2012). Unterrichtsbeobachtung und kollegiale Beratung - Neu. Berlin et al.: Langenscheidt. (Fernstudienprojekt Fort- und Weiterbildung Deutsch als Fremdsprache – Fernstudieneinheit 32).
 

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