Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0643 - Produção e Compreensão em Língua Espanhola
Production and Comprehension in Spanish Language

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
a) Oferecer experiências de aprendizagem para promover o desenvolvimento da produção e compreensão em língua espanhola a partir de atividades participativas em diferentes contextos;
b) Possibilitar que o aluno infira o(s) sentido(s) dos enunciados a partir do reconhecimento de diversos contextos culturais e discursivos: estratégias conversacionais e recursos linguísticos.
c) Tornar perceptivos para o aluno os aspectos pragmático-discursivos da língua em situação de interação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65305 - Maria Teresa Celada
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objetivo trabalhar com a língua espanhola em diversas situações de uso, possibilitando a prática de enunciados verbais em contexto e a interpretação de significados possíveis segundo as diversas situações de produção: em diferentes práticas sociais, nas diversas experiências relacionadas à comunicação, assim como nos variados contextos sócio-culturais presentes no mundo hispânico.
 
 
 
Programa
Serão retomados e aprofundados conteúdos linguístico-discursivos já abordados nas diversas disciplinas oferecidas na Habilitação Espanhol, considerando:

- A interação verbal: atos de fala em diferentes contextos;
- A conversação: as máximas conversacionais;
- A dêixis social e o uso de formas de tratamento em espanhol;
- A atenuação;
- A cortesia verbal.

Serão abordados ad-hoc conteúdos que favoreçam diversas práticas orais com ênfase em:
- Formas de pedir, mandar, ordenar, dar instruções e conselhos e suas relações de poder e solidariedade: formas diretas e indiretas (usos do condicional, diminutivos, atenuadores)
- Marcas de cortesia positiva nos atos de fala expressivos (agradecimentos, saudações, desculpas, atos valorizadores, elogios)
- Enunciados assertivos e argumentativos: exposição de ideias e encadeamento de hipótese-conclusão: verbos de opinião, usos de tempos e modos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo-dedutivo, interativo e expositivo (docente e discente)
Critério
A avaliação poderá ser feita em forma de provas orais, trabalhos e exercícios diversos, ficando a especificação das atividades bem como a eventual atribuição de peso a cada uma delas a critério do(s) professor(es) que estiver(em) ministrando a disciplina. Os diversos instrumentos de avaliação deverão levar em conta:
- a capacidade de participação nas atividades de compreensão e produção de textos orais em espanhol;
- a participação nas atividades propostas que visam o reconhecimento dos diversos contextos de produção e interpretação;
Norma de Recuperação
critérios e datas de recuperação serão informados pelo respectivo professor.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
BACHMAN, Lyle (2003). “A habilidade comunicativa da linguagem”. Revista Linguagem e Ensino, vol.6, No. 1 (77-128).
BRAVO, D. (2003). “Actividades de cortesía, imagen social y contextos socioculturales: una introducción”. Actas del I Coloquio del Programa EDICE. Disponível em: http://www.edice.org.
DI TULLIO, A. (2010). Manual de gramática del español. Buenos Aires, Wadhuter.
HAVERKATE, (1994). La cortesía verbal. Madrid, Gredos.
HERNANDEZ SACRISTAN, C. (1999). Culturas y acción comunicativa. Introducción a la Pragmática Intercultural. Barcelona, Octaedro.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. (2005). Os atos de linguagem no discurso: teoria e funcionamento. Niterói, Eduff.
REYES, G. (1990). La Pragmática Lingüística. El estudio del uso del lenguaje. Barcelona, Montesinos.
REYES, G. (1990). El abecé de la Pragmática. Madrid, Arco/Libros.
SEARLE, J. (2001). Actos de habla. Madrid, Cátedra.
SERRANI INFANTE, S. (1994). Análise de ressonâncias discursivas em micro-cenas para o estudo da identidade linguístico-cultural. Trabalhos em Linguística Aplicada 24. Campinas: 79-90.
SILVA CORVALAN, C. (2001). Sociolingüística y Pragmática del español. Georgetown UniversityPress/ Washingtom,D.C.
van DIJK,T. (1977). Texto y Contexto. Madrid, Cátedra.
___________ (1980). Estructuras y funciones del discurso. México, Siglo XXI
___________ (2004). Cognição, discurso e interação. São Paulo, Contexto.

14. Bibliografia específica:

CASTEL, V., KLETT, E. & FILIPPINI, A. (editores) (2012). Enseñanza de Lengua e Interculturalidad . Mendoza (Arg.), Editora de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo.
Diccionario de Partículas Discursivas del Español. Disponível em: www.dpde.es
FERRER, M. Y SANCHEZ LANZA, C. (2002). Interacción verbal: Los actos de Habla. Rosario (Arg.), Editorial de la Universidad Nacional de Rosario.
REYES, G., BAENA, E. & URIOS, E. (2000). Ejercicios de Pragmática. (I y II). Madrid, Arco/Libros.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0643

Clique para consultar o oferecimento para FLM0643

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP