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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0647 - Aquisição/Aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
Learning and acquisition of Spanish as a foreign language

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2008 Desativação:

Objetivos
1. entrar em contato com modelos teórico-metodológicos que tratam de explicar o processo de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira e refletirem a respeito da sua adequação e poder explicativo;
2. entrar em contato com as diversas pesquisas já realizadas nesse campo teórico-metodológico e avaliar o seu poder explicativo e interpretativo;
3. observar e testar as possibilidades de aplicação desses modelos à interpretação do processo de aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira por parte de falantes do português brasileiro;
4. refletir sobre a relação entre os modelos teóricos abordados e os objetivos explicitados nos materiais de ensino de língua;
5. tirar conclusões sobre a importância de uma reflexão sobre aquisição na sua futura atividade docente.
 
 
 
Programa Resumido
Apresentação e discussão de enfoques teóricos e metodológicos da problemática da aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira por falantes do português brasileiro (com enfoque no processo, na produção em língua estrangeira e nos resultados), das pesquisas já realizadas a partir deles, e de suas conseqüências sobre as atividades didáticas.
 
 
 
Programa
1. Problemáticas da aquisição e da aprendizagem de línguas. Diversos contextos e especificidades.
1.1 Conceitos de língua materna, primeira, segunda e estrangeira. Implicações.
1.2 Diferenciações e indiferenciações entre aquisição e aprendizagem em diversas propostas.
1.3 Conceitos de interferência, transferência e interlíngua. O papel da língua materna na aprendizagem de línguas segundas.
1.4 Diversos modelos sobre aquisição e aprendizagem. Focos no comportamento, na cognição, na subjetividade, na interação, nos modelos complexos.
2. Pesquisas sobre a aquisição-aprendizagem do espanhol por brasileiros.
2.1 A aquisição-aprendizagem de determinadas formas e construções. Pesquisas sobre a produção em espanhol de aprendizes brasileiros: pronomes, determinação, transitividade, expressão da mudança, e outros processos.
2.2 Estudos sobre fenômenos da subjetividade: imaginários, estereótipos. A dimensão discursiva na aquisição-aprendizagem.
2.3 A produção de aprendizes como campo de pesquisa: metodologias e procedimentos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, leitura de textos, seminários, estágio de obesrvação.
Critério
Os alunos serão avaliados por meio de controles de leitura, seminários, trabalhos de aplicação e provas.
Norma de Recuperação
Acontecerá no calendário estipulado pela Faculdade e poderá reproduzir os mesmos instrumentos que a 1ª avaliação.
 
Bibliografia
     
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Obs. Cada docente poderá indicar trabalhos já incluídos na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.
 

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