1. Refletir sobre o conceito de tecnologias e seu papel no ensino e aprendizagem de línguas em diferentes contextos. 2. Discutir o conceito de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). 3. Refletir sobre as teorias e metodologias que orientam a criação e o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem. 4. Discutir os conceitos de interação, interatividade, colaboração e cooperação no uso de tecnologias na sala de aula e nos ambientes virtuais de aprendizagem. 5. Discutir as modalidades de ensino e promover o desenvolvimento de atividades com o uso de diferentes ferramentas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem.
A disciplina parte dos conceitos fundamentais de tecnologia e ambientes virtuais de aprendizagem para estabelecer relações com teorias, metodologias e modalidades de ensino, e para explorar diferentes possibilidades de ensino de idiomas com o apoio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
1. O conceito de tecnologias e seu papel no ensino e aprendizagem de línguas em diferentes contextos. 2. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: conceito e exploração de possibilidades. 3. Breve panorama das teorias e metodologias de ensino e aprendizagem de línguas e sua relação com o uso de ferramentas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem. 4. O conceitos de interação, interatividade, colaboração e cooperação no uso de tecnologias na sala de aula e nos ambientes virtuais de aprendizagem. 5. As TDIC no desenvolvimento de diferentes modalidades de ensino. 6. Análise e desenvolvimento de atividades com o uso de diferentes ferramentas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem.
ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa; MAYRINK, Mônica F. Caminhos investigativos na articulação entre ensino de línguas e virtualidade: orientações para a elaboração de programas de formação de professores. In: ORTENZI, D.; EL KADRI, M. S.; RAMOS, S. (Org.). Ensino de línguas e tecnologia. Campinas: Pontes, 2017. No prelo. BRAGA, Denise. Ambientes digitais. Reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2013. CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. COLL, César. Psicologia da Educação Virtual. Aprender e Ensinar com as Tecnologias da informação e da Comunicação. São Paulo: Artmed, 2010. KENSKI, Vani M. Comunidades de aprendizagem, em direção a uma nova sociabilidade na educação. USC Fírgoa, Universidade de Santiago de Compostela, 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2017. KENSKI, Vani M. Educação e Tecnologias. O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2013. LEFFA, Vilson J.; FREIRE, Maximina M. Educação sem Distância. In: MAYRINK, Mônica F. e ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa (org.) Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013, p.13-38. LEITE, Ana Maria Pires. En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. MARQUES-SCHÄFER, Gabriela; ROZENFELD, Cibele C. F. (Org.). Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. 1ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2018, v. 1, p. 133-153 MASETTO, Marcos T., Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2014, p.133-173. MAYRINK, Mônica F. Ressignificando as TIC como Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e para o Empoderamento e a Participação (TEP). In: ROCHA, Nildicéia; RODRIGUES, Angélica; CAVALARI, Suzi. (Org.). Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras. 30ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 93-106. MAYRINK, Mônica F.; ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa. Tecnologias e ensino de línguas estrangeiras: uma relação possível. In: BORGES, Rosângela R. #Sou+TEC: Ensino de Língua(gem) e Literatura. Campinas: Pontes, 2015, p. 203-218. MAYRINK, Mônica F.; BAPTISTA, Lívia M. T. R. Entrevista a Marcelo El Khouri Buzato.Revista Caracol, [S.l.], n. 13, p. 240-254, mar.2017. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2017 ____________. Entrevista a Vilson Leffa. Revista Caracol, [S.l.], n. 13, p. 234-239, mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2017. MAYRINK, Mônica F.; GARGIULO, Hebe E. Hacia la formación docente para el uso de ambientes virtuales en la enseñanza de idiomas. Revista Abehache, no 4, primeiro semestre de 2013, p. 147-163. São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 dez. 2015. MORAN, José M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA Marcos (org.). Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2003, p. 41-52. ____________. Educação híbrida. Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI, Adolfo N.; de MELO, Fernando T. (org.) Ensino híbrido. Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 27-45. TORI, Romero. Educação sem Distância. As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010. VALENTE, José A. O “estar junto virtual” como abordagem de educação a distância: sua gênese e aplicações na formação de educadores reflexivos. In: VALENTE, José A.; BUSTAMANTE, Silvia, B.V. (org.) Educação a Distância. Prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009, p.37-64.