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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0651 - Tecnologias e Ensino de Línguas
Technologies in language teaching

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1.	Refletir sobre o conceito de tecnologias e seu papel no ensino e aprendizagem de línguas em diferentes contextos.
2.	Discutir o conceito de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). 
3.	Refletir sobre as teorias e metodologias que orientam a criação e o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem.
4.	Discutir os conceitos de interação, interatividade, colaboração e cooperação no uso de tecnologias na sala de aula e nos ambientes virtuais de aprendizagem.
5.	Discutir as modalidades de ensino e promover o desenvolvimento de atividades com o uso de diferentes ferramentas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
760749 - Heloisa Brito de Albuquerque Costa
1479351 - Monica Ferreira Mayrink O' Kuinghttons
 
Programa Resumido
A disciplina parte dos conceitos fundamentais de tecnologia e ambientes virtuais de aprendizagem para estabelecer relações com teorias, metodologias e modalidades de ensino, e para explorar diferentes possibilidades de ensino de idiomas com o apoio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
 
 
 
Programa
1.	O conceito de tecnologias e seu papel no ensino e aprendizagem de línguas em diferentes contextos.
2.	Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: conceito e exploração de possibilidades.
3.	Breve panorama das teorias e metodologias de ensino e aprendizagem de línguas e sua relação com o uso de ferramentas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem.
4.	O conceitos de interação, interatividade, colaboração e cooperação no uso de tecnologias na sala de aula e nos ambientes virtuais de aprendizagem.
5.	As TDIC no desenvolvimento de diferentes modalidades de ensino.
6.	Análise e desenvolvimento de atividades com o uso de diferentes ferramentas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Nesta disciplina serão desenvolvidos conceitos teóricos e abordagens metodológicas para contribuir com a análise de estudos de caso e situações -problema a partir de contextos específicos de uso de tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas.
Critério
A Abordagem didático-metodológica das aulas e os critérios de avaliação serão baseados nos conceitos de avaliação formativa dos alunos.
Norma de Recuperação
A recuperação nesta disciplina constará de uma prova a ser realizada em data indicada pelo Departamento.
 
Bibliografia
     
ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa; MAYRINK, Mônica F. Caminhos investigativos na articulação entre ensino de línguas e virtualidade: orientações para a elaboração de programas de formação de professores. In: ORTENZI, D.; EL KADRI, M. S.; RAMOS, S. (Org.). Ensino de línguas e tecnologia. Campinas: Pontes, 2017. No prelo. 
BRAGA, Denise. Ambientes digitais. Reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2013. 
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 
COLL, César. Psicologia da Educação Virtual. Aprender e Ensinar com as Tecnologias da informação e da Comunicação. São Paulo: Artmed, 2010. 
KENSKI, Vani M. Comunidades de aprendizagem, em direção a uma nova sociabilidade na educação. USC Fírgoa, Universidade de Santiago de Compostela, 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2017. 
 
KENSKI, Vani M. Educação e Tecnologias. O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2013. 
LEFFA, Vilson J.; FREIRE, Maximina M. Educação sem Distância. In: MAYRINK, Mônica F. e ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa (org.) Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013, p.13-38. 
LEITE, Ana Maria Pires. En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MARQUES-SCHÄFER, Gabriela; ROZENFELD, Cibele C. F. (Org.). Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. 1ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2018, v. 1, p. 133-153
MASETTO, Marcos T., Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2014, p.133-173. 
MAYRINK, Mônica F. Ressignificando as TIC como Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e para o Empoderamento e a Participação (TEP). In: ROCHA, Nildicéia; RODRIGUES, Angélica; CAVALARI, Suzi. (Org.). Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras. 30ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 93-106.

MAYRINK, Mônica F.; ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa. Tecnologias e ensino de línguas estrangeiras: uma relação possível. In: BORGES, Rosângela R. #Sou+TEC: Ensino de Língua(gem) e Literatura. Campinas: Pontes, 2015, p. 203-218. 
MAYRINK, Mônica F.; BAPTISTA, Lívia M. T. R. Entrevista a Marcelo El Khouri Buzato.Revista Caracol, [S.l.], n. 13, p. 240-254, mar.2017. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2017 
____________. Entrevista a Vilson Leffa. Revista Caracol, [S.l.], n. 13, p. 234-239, mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2017. 
MAYRINK, Mônica F.; GARGIULO, Hebe E. Hacia la formación docente para el uso de ambientes virtuales en la enseñanza de idiomas. Revista Abehache, no 4, primeiro semestre de 2013, p. 147-163. São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 dez. 2015. 
MORAN, José M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA Marcos (org.). Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2003, p. 41-52. 
____________. Educação híbrida. Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI, Adolfo N.; de MELO, Fernando T. (org.) Ensino híbrido. Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 27-45. 
TORI, Romero. Educação sem Distância. As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010. 
VALENTE, José A. O “estar junto virtual” como abordagem de educação a distância: sua gênese e aplicações na formação de educadores reflexivos. In: VALENTE, José A.; BUSTAMANTE, Silvia, B.V. (org.) Educação a Distância. Prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009, p.37-64. 
 

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