Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0652 - Literaturas Hispânicas: Processos Históricos e Perspectivas Teórico-Críticas
Hispanic Literatures: Historical Processes and Theoretical-Critical Perspectives

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina propõe refletir sobre os processos de configuração das literaturas espanhola e hispano-americana a partir das perspectivas teóricas, historiográficas e críticas que dão conta das respectivas especificidades disciplinares, estabelecendo relações com os âmbitos de pesquisa universitária e da docência em diferentes níveis do ensino. O curso contempla, dessa forma, colaborar com a formação dos futuros profissionais da área no sentido de suas praticas de análise literária e ensino da literatura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2380047 - Pablo Fernando Gasparini
 
Programa Resumido
A partir da desconstrução dos elementos convocados para a configuração histórica do relato hegemônico sobre a conformação da literatura espanhola e latino-americana, são analisados os diferentes conceitos teóricos globais e regionais que tem se demonstrado fundamentais para a organização dos materiais compreendidos nessas literaturas.
 
 
 
Programa
1-	Literaturas hispânicas: processos culturais e conceitos teóricos para a análise (do século XV ao século XVIII).
2-	Literaturas hispânicas: processos culturais e conceitos teóricos para a análise (séculos XIX, XX e XXI).
3-	Perspectivas teóricas atuais no campo da pesquisa nas literaturas espanhola e hispano-americana.
4-	As literaturas hispânicas e a literatura brasileira: pontos de contato e diferenças.
5-	Políticas da educação e didáticas da literatura no ensino das literaturas hispânicas como literaturas estrangeiras modernas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Indutivo-dedutivo, interativo e expositivo (docente e discente)
Critério
A avaliação consiste em uma monografia que possa estabelecer vínculos de leitura entre a literatura brasileira e algum aspecto trabalhado em sala de aula em relação ás literaturas hispânicas. Poderá ser exigida também uma versão didática dessa monografia para aproveitamento em outros níveis de ensino.
Norma de Recuperação
Critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho: Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: até a semana anterior ao início do semestre letivo subsequente da reprovação.
 
Bibliografia
     
ANDERMANN, Jens. Mapas de poder. Una arqueologia literaria del espacio argentino. Rosario: Beatriz Viterbo, 2000.
ARRIGUCI Jr, Davi. O escorpião encalacrado. A poética da destruição em Julio Cortázar. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BACKÈS, Jean-Louis. “Poetique comparée” em Brunel, Pierre e Yves Chevrel. Précis de littérature comparée. Paris: Presses Universitaires de France,1989.
BARTHES, Roland “Reflexões a respeito de um manual”. In: O rumor da língua. Tradução Mario Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BENÍTEZ-ROJO, Antonio. “The nineteenth-century Spanish American novel”. In: GONZÁLEZ ECHEVARRÍA, PUPO-WALKER. The Cambridge History of Latin American Literature. 1996.
BHABBA, Homi. O local da cultura. Belo Horizont: Editora UFMG, 2006.
BRACAMONTE, Jorge. Los códigos de la trasgresión. Lengua literaria, lengua política y escritura contemporánea en la narrativa argentina. Córdoba: Editora de la UNC, 2007.
BREMER, Thomas. “Historia social de la literatura e intertextualidad: funciones de la lectura en las novelas latinoamericanas del siglo XIX (el caso del ‘libro en el libro’). In: Revista de crítica literaria latinoamericana 11, 24, 1986.
BRUNEL, P., Pichois, C., Rousseau, A. Qu’est-ce que la littérature comparée? Paris: Colin, 2000.
BUSTILLO, Carmen. Barroco y América Latina. Caracas: Monte Avila, 1988.
CAMPOS, Haroldo de. “Da razão antropofágica: a Europa sob o signo da devoração” (1980). In: Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992, pp. 231-255.
__________. “Ruptura dos gêneros na literatura latino-americana”. In: CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. Buenos Aires: Sudamericana, 1995.
CAPDEVILA, Analía. “La enseñanza de la literatura como problema teórico”. In: La enseñanza de la literatura como problema. Cuaderno 1 del “Centro de Estudios sobre la Enseñanza de la Literatura”.Rosario, UNR, 1997.
CARPENTIER, Alejo. “Problemática do atual romance latino-americano”. In: Literatura & Consciência Política na América Latina. São Paulo: Global.
CASANOVA, Pascale. A República Mundial das Letras. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Literatura e senso comum. Belo Horizonte: Humanitas, 2001.
CORTÁZAR, Julio. “Nota sobre la novela contemporánea” (1948). In: KLAHN, Norma e CORRAL, Wilfredo (comp.) Los novelistas como críticos. México: FCE, 1999.
__________. “Para llegar a Lezama Lima” (1967). In: Klahn, Norma e Corral, Wilfedo (comp.) Los novelistas como críticos. México: FCE, 1999.
CORNEJO POLAR, Antonio. Escribir en el aire. Ensayo sobre la homogeneidad sociocultural en las literaturas andinas. Lima-Berkeley: Celacp, 2003.
__________. “Mestizaje, transculturación, heterogeneidad”. In: “Documentos de trabajo: jornadas andinas de literatura latinoamericana (Jalla)-Tucuman, 1995) Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, no.40, 1994, pp.363-374.
CHEVREL, Yves. La littérature compareé. Paris: Puf, 1989.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco y modernidad. México: FCE.
DAMASO, Alonso. “Góngora entre sus dos centenarios (1927-1961)”. In: Cuatro poetas españoles. Madrid: Gredos, 1962, pp. 49-77.
EAGLETON, Terry. “O pós-estruturalismo”. In: Teoria da literatura. Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ETIEMBLE, René. Comparaison n’est pas raison. Paris: Gallimard,1963.
FERNANDEZ MORENO (coord.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Unesco,1972. pp.286-306.
FERNÁNDEZ RETAMAR, Roberto. Para una teoría de la literatura hispanoamericana. Santa Fé de Bogotá: Instituto Caro y Cuervo, 1992.
FRANCO CARVALHAL, Tânia. Literatura Comparada. São Paulo: Ática, 1992.
__________. (org.) Literatura Comparada no Mundo: Questões e métodos. Porto Alegre:L&PM Editores, 1997.
__________. “Littérature comparée et théories littéraires: le sens du rapprochement” em Lorant, André e Jean Bessière (Textes réunis par). Littérature compare. Théorie et pratique. Paris: Honoré Champion Éditeur, 1999.
__________. O próprio e o alheio. Ensaios de literatura comparada. São Leopoldo RS: Unisinos, 2003.
FUENTES, Carlos. “Machado de la Mancha”. In: http://hem.passagen.se/plenaluz/fuent.htm?k (acesso 18/03/2009)
GINZBURG, Jaime. “As mudanzas na historiografia literária e a formação de professores de literatura” e “Idealismo e consciência política em teoria da literatura”, paper.
GONZÁLEZ ECHEVARRÍA. “Colonial Lyric” em González Echevarría, Pupo-Walker. The Cambridge History of Latin American Literature, 1996.
__________.“Poética y modernidad en Juan Espinosa Medrano”. In: Revista de Estudios Hispánicos nº 19, 1992.
GOYTISOLO, Juan. “Cervantes en letra viva”. In: El País (09/07/2005) em http://www.elpais.com/artículo/ensayo
GONZÁLEZ ECHEVARRÍA, Roberto. “A brief history of the history of Spanish American Literature” em González Echevarría, Roberto (edited by) The Cambridge History of Latin American Literature. Volume I. Cambridge University Press, 1996.
GREENBLATT, Stephen. Possessões maravillosas: o deslumbramento do novo mundo. São Paulo: Edusp,1996.
GUTIERREZ GIRARDOT, Rafael. “Conciencia estética y voluntad de estilo” em Pizarro, Ana (org.) América Latina: Palavra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial/Unicamp, 1995.
HANSEN, João. “Barroco, neobarroco e outras ruinas”. In: Revista Destiempos, no. 14, año 3, mayo-junio 2008, México D.F.
HENRIQUEZ UREÑA, Max. Breve historia del modernismo. México: FCE.
IRVING LEONARD. La época barroca en el México colonial. México: FCE.
JAUSS. “O texto poético na mudança do horizonte da leitura”. In: Costa lima (org.) Teoria literária em sus fontes. São Paulo.
JITRIK, Noé. “Canónica, regulatoria y transgresiva”. In: Cella, S. Dominios de la literatura. Acerca del canon. Buenos Aires,:Losada,1998.
__________.“La estética del romanticismo”. In: Hispamérica, 76/77, año XXVI, 1997.
__________. “Las dos tentaciones de la vanguardia”. In: Pizarro, Ana (org.) América Latina: Palabra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial/Unicamp, 1995.
__________.“Una sombra se cierne sobre el modernismo”. In: La selva luminosa. Buenos Aires: UBA, 1992.
LADDAGA, Reinaldo. Espectáculos de la realidad. Ensayo sobre la narrativa latinoamericana de las últimas dos décadas. Rosario: Beatriz Viterbo, 2007.
LEVIN, Harry. “Comparando a Literatura” (1969) In: Coutinho E. – Franco Carvalhal, Tânia. Literatura comparada. Textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
LEZAMA LIMA, José. “Cortázar y el comienzo de la otra novela” (1968) In: Klahn, Norma e Corral, Wilfedo (comp.) Los novelistas como críticos. México: FCE, 1999.
__________. La expresión americana (edición de Irlemar Chiampi). México: FCE, 1993.
LIBERTELLA, Héctor. Nueva escritura en Latinoamérica. Monte Ávila, 1977.
MARIÁTEGUI, Juan Carlos. Siete ensayos de interpretación de la realidad peruana. Barcelona: Crítica, 1976.
MARINO, Adrian. Comparatisme et théorie de la littérature. Paris: Puf, 1988.
MATTALÍA, Sonia. ´”El texto cautivo: del ‘color local’ al mito” In: Pizarro, Ana (org.) América Latina: Palabra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial/Unicamp, 1995.
MACHEREY, Pierre. “Lenin, crítico de Tolstoi” In: Para una teoría de la producción literaria, Bs. As.,
MINELLI, María Alejandra. Con el aura del margen (cultura argentina en los ‘80/’90). Córdoba: Alción, 2006.
MOJICA, Sarah de y Rincón, Carlos (eds). Lectores del Quijote 1605-2005. Editorial Pontificia Universidad Javeriana de Bogota, 2004.
MOREIRA, María Eunice. “Sob a égide do nacionalismo: relações literárias entre brasil e Argentina no século XIX”. In: Ciência&Letras, Porto Alegre, no.49, jan/jun 2011, pp. 111-120.
MYERS, Jorge. “Literatura romántica y proyecto social” In: Pizarro, Ana (org.) América Latina: Palavra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial/Unicamp, 1995.
ORTEGA, Julio. “Rayuela” In: Una poética del cambio. Caracas: Ayacucho, 1991.
ORTIZ, Fernando. Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 1983.
PAES, José Paulo. “A ruptura vanguardista: as grandes obras” In: Pizarro, Ana (org.) América Latina: Palavra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial/Unicamp, 1995.
PAZ, Octavio. “Comunicación y encuentro de civilizacones: la conquista de México (Conversación con Tzvetan Todorov e Ignacio Bernal) In: El laberinto de la soledad, Obra Completa. Tomo 3. México: FCE, 1983.
___________. “El caracol y la sirena: Ruben Darío” In: Fundación y disidencia. Obra Completa. Tomo 3. México: FCE, 1983.
___________. “Primero sueño” em Sor Juana Inés de la Cruz o Las trampas de la fe, FCE, México, DF. Pp. 469-507.
___________. Las peras del olmo. Seix Barral, 1982.
___________. Los hijos del limo. Barcelona: Seix Barral, 1974
PELLÓN, Gustavo. “The Spanish American novel: recent developments, 1975 to 1990” In: GONZÁLEZ ECHEVARRÍA and PUPO-WALKER (edited by) The Cambridge History of Latin American Literature. Cambridge University Press, 1996.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. “Consideração intempestiva sobre o ensino da literatura” In: Inutil poesia. São Paulo: Companhia das letras, 2000.
PICHOIS, C- Rousseau, A. La Littérature comparée. Paris : Colin, 1967.
PIGLIA, Ricardo. Crítica y ficción. Buenos Aires: Seix Barral, 2000.
__________. Respiración artificial. Buenos Aires: Sudamericana, 1983.
PRAWER, S.S. “O que é Literatura Comparada” (1973) In: COUTINHO E., FRANCO CARVALHAL, Tânia. Literatura comparada. Textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
PIZARRO, Ana (org.). La literatura latinoamericana como proceso. Bs. As.: Cedal, 1985.
QUINTANA, Isabel. Figuras de la experiencia en el fin de siglo. Rosario: Beatriz Viterbo, 2001.
RAMA, Ángel. “Meio século de narrativa latino-americana (1922-1972) In: Aguiar-Vasconcelos (orgs). Ángel Rama. Literatura e cultura na América Latina. São Paulo: Edusp.
RAMOS, Julio. Desencuentros de la modernidad en América latina. Literatura y política en el siglo XIX. México: FCE, 1989.
REMAK, Henry. “Literatura comparada: definição e função (1961)” In: COUTINHO E., FRANCO CARVALHAL, Tânia. Literatura comparada. Textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco,1994.
RIFFATERRE, Michael. “On the complementary of comparative literature and cultural studies” In: Bernheimer, Charles (ed.) Comparative Literature in the age of multiculturalism. Baltimore and London: The Johns Hopkins, 2002.
ROA BASTOS, Augusto. “Don Quijote en el paraguay” In: Cuadernos Hispanoamericanos 480, Junio 1990.
RÖHL, Ruth. “A outra antropofagia” In: Zuntini de Izarra, Laura P. Literaturas estrangeiras e o Brasil: diálogos. São Paulo: Humanitas-Fapesp, 2004.
SANTIAGO, Silviano. “O entre-lugar do discurso latino-americano” (1971) In: Uma literatura nos trópicos. Ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, pp. 9-26.
SARLO, Beatriz. “Política, ideología y figuración literaria” In: Ficción y política. Buenos Aires: Alianza Estudio, 1987.
SCHWARZ, Roberto. “Nacional por subtração” In: Que horas são? Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, pp.29-48.
__________. “A importação do romance e suas contradições em Alencar” In: Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas cidades/Edtora 34, 2008 (orig. 1977). pp.33-82.
SCHWARTZ, Jorge. Las vanguardias latinoamericanas. Textos programáticos y críticos. México: FCE.
__________. “Os cultural studies e o ensino da literatura hoje”, trabalho apresentado ao Simpósio Internacional Cultura, Cultura política e universidade
SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Haroldo de Campos: tradução como formação e ‘abandono’ da identidade” In: O local da diferença. Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005, pp. 189-204.
SHAW, Donald. Nueva narrativa hispano-americana.. Boom, post-boom, post-modernismo. Madrid: Cátedra, 2008.
SOBREVILLA, David. “Transculturación y heterogeneidad: avatares de dos categorías literarias en América Latina” In: Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, año XXVII, n.54, Lima-Hanover, 2011, pp. 21-33.
SOMMERS, Doris. Ficções de fundação. Os romances nacionais de América latina. Humanitas/UFMG, 2004.
SUCRE, Guillermo. La máscara, la transparencia. México: FCE.
SUBIRATS, Eduardo. El continente vacío. Barcelona: Anaya, 1994.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América. A questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
TRIGO, Abril. “De la transculturación (a/en) lo transnacional” In: Moraña (ed.) Ángel Rama y los estudios latinoamericanos.
UNAMUNO, Miguel de. “Don Quijote en la tragicomedia europea contemporánea” In: Del sentimiento trágico de la vida. Barcelona: Folio, 2002
VERANI, Hugo. “Estrategias de la vanguardia” In: Pizarro, Ana (org.) América Latina: Palabra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial/Unicamp, 1995.
VIÑAS, David. “Cortázar y la fundación mitológica de París” In: De Sarmiento a Cortázar. Buenos Aires: Siglo Veinte, 1974.
__________. “Mármol: los dos ojos del romanticismo” (1964) In: KLAHN, Norma y CORRAL, Wilfredo. Los novelistas como críticos. México D.F.: Tierra Firme/FCE, 1991.
WEINSTEIN, A. e Ahearn, Ed. “The function of criticism at the present time. The promise of Comparative Literature” In: Bernheimer, Charles (ed.) Comparative Literature in the age of multiculturalism. Baltimore and London: The Johns Hopkins, 2002.
YURKIEVICH, Saúl “Los signos vanguardistas: el registro de la modernidad” In: Pizarro, Ana (org.) América Latina: Palabra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial/Unicamp, 1995.
ZANETTI, Susana. La dorada garra de la lectura. Lectoras y lectores de novela en América Latina. Rosario: Beatriz Viterbo, 2002.
__________. “Modernidad y religación: una perspectiva continental (1880-1916) In: Pizarro, Ana (org.) América Latina: Palabra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial/Unicamp, 1995.

Textos literários

BOLAÑO, Roberto. 2666. Barcelona: Anagrama, 2009.
__________. El gaucho insufrible. Barcelona: Anagrama, 2003.
__________. Putas asesinas. Barcelona: Anagrama, 2001.
BORGES, Jorge Luis. “Magias parciales del Quijote” In: Otras Inquisiciones. Obras Completas. Tomo II. Buenos Aires: Emecé, 1992.
BYRON. “Manfred” In: Byron. Selected verse and prose Works (Peter Querell, ed.). London and Glasgow: Collins, 1959.
CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de. Don Quijote de la Mancha. São Paulo: Alfaguara, 2005.
CORTÁZAR, Julio. Rayuela (prólogo de Jaime Alazraki). Caracas: Ayacucho.
DARÍO, Rubén. Poesía (Prólogo de Angel Rama). Caracas: Ayacucho, 1985.
DÍAZ DEL CASTILLO, Bernal. Historia verdadera de la conquista de la Nueva España. Buenos Aires: Porrua, 1977.
GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Cien años de soledad. Madrid: Alfaguara, 2007.
GARCILASO DE LA VEGA. Comentarios Reales. Buenos Aires: Kapelusz, 1971.
GÓNGORA, Luis de. “Soledad primera” In: Soledades. Madrid: Cátedra,
HUIDOBRO, Vicente. Obra poética. Madrid: Archivos, 2003.
ISAACS, Jorge. María. Rosario: Apis, 1967.
LEZAMA LIMA, José. Paradiso. Bogota: RBA,1985.
LEMEBEL, Pedro. Loco afán. Crónicas de sidario. Barcelona: Anagrama, 2000.
LOPEZ DE GOMARA, Francisco. Historia de la conquista de México. Caracas: Ayacucho.
MÁRMOL, José. Amalia. Buenos Aires: Sopena,1958
NUÑEZ CABEZA DE VACA, Alvar. Naufragios. Madrid: Alianza, 1989.
VALLEJO, César. Obra poética completa., Buenos Aires: Hispamérica.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0652

Clique para consultar o oferecimento para FLM0652

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP