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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0653 - Aquisição/Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira
Learning and acquisition of French as a foreign language

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2008 Desativação:

Objetivos
Embasar teorico-metodologicamente o aluno, capacitando-o para a análise crítica de propostas didático-pedagógicas relativas ao ensino e à aquisição/aprendizagem do francês, como língua estrangeira, em diferentes contextos.
 
 
 
Programa Resumido
Tendo por objetivo introduzir o aluno de licenciatura às questões de ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira no contexto brasileiro, essa disciplina parte de conceitos fundamentais envolvendo a língua francesa e suas situações de ensino e de aprendizagem para, em seguida, trabalhar as próprias noções de aquisição, aprendizagem e ensino, bem como as diferentes metodologias de ensino e os objetivos pedagógicos que caracterizam os diferentes contextos educativos. Finalmente, o aluno é levado a refletir sobre a elaboração dos suportes pedagógicos, sobre a avaliação e sobre o ensino do francês língua estrangeira no Brasil.
 
 
 
Programa
1. Conceitos fundamentais para a delimitação do domínio da Didática de Línguas-Culturas Estrangeiras: 1.1	Língua: objeto de análise lingüística; 1.2 Língua: objeto de ensino-aprendizagem: 1.2.1	Aspectos idiomáticos: variantes discursivas e seu ensino. 1.2.2	Aspectos culturais: 1.2.2.1 Conceito didático de cultura. 1.2.2.2	Conceito de intercultural. 1.2.3 Conceitos de língua materna, língua estrangeira e língua segunda; 1.2.4 Situações de ensino e de aprendizagem: endolíngüe e exolíngüe. 2. Processos subjacentes à apropriação de uma língua estrangeira: 2.1 Aquisição. 2.2	Aprendizagem. 2.3	Ensino. 3. Pressupostos teóricos e procedimentos didáticos das correntes metodológicas do francês, língua estrangeira: 3.1 Metodologia Tradicional 3.2 Metodologia Direta 3.3	Metodologia Estruturo-Global-Áudio-Visual (SGAV). 3.4	Abordagem Comunicativa. 3.5	Francês com Objetivos Específicos. 3.6	Abordagem Accional. 4. Relações entre objetivos comunicativos e objetivos lingüísticos nas tarefas de recepção e produção: 4.1	Recepção: Compreensão oral. 4.2 Recepção: Compreensão escrita. 4.3 Produção: Expressão oral. 4.4 Produção: Expressão escrita. 5. Elaboração de suportes didáticos para o ensino/aprendizagem do francês, língua estrangeira: 5.1	Contextos institucionais. 5.2	Públicos-alvos. 5.3	Objetivos. 5.4	Seqüências didáticas. 6. Avaliação: tipos, instrumentos e critérios. 7.	Análise crítica da evolução da disciplina francês, língua estrangeira na grade curricular brasileira. 8. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino das línguas estrangeiras (Ensino Fundamental e Ensino Médio).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas intercaladas com seminários apresentados pelos alunos a partir de leituras recomendadas.
Critério
Participação e desempenho nas discussões em sala de aula;Apresentação de seminários;Avaliações escritas
Norma de Recuperação
A recuperação nessa disciplina constará de uma prova a ser realizada em data indicada pelo departamento.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993;BOYER, H., RIVERA, M. Introduction à la didactique du français langue étrangère, Paris, Clé International, 1979.BOYER, H., RIVERA, M., PENDANX, M., Nouvelle introduction à la didactique du français langue étrangère, Paris, Clé International, 1990.BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental – Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira, Brasília, Imprensa Oficial, 1998;BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Brasília, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999;CONSEIL DE L’EUROPE. Division des Politiques Linguistiques, Strasbourg. Cadre européen commun de référence pour les langues. Apprendre, Enseigner, Évaluer. Paris: Didier, 2001.CORACINI, M. J. (org.) Ensino instrumental de línguas Série Cadernos PUC, Educ, 1987;COSTE, D. Vingt ans d’évolution de la didactique des langues. Paris: Hatier / Didier, 1994;CUQ, J.P. (Coord.). Dictionnaire de Didactique du Français, langue étrangère et seconde. Paris : Clé International, 2003.CUQ, J.P ; GRUCA, Isabelle.Cours de Didactique du Français, langue étrangère et seconde. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble, 2002. (Français, Langue Étrangère).DEMO, P. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1991;DUFEU, B. Les approches non conventionnelles des langues étrangères. Paris : Hachette, 1996. (Collection F, Série Références).GAONAC’H, D. Théories d’apprentissage et acquisition d’une langue étrangère. Paris: Hatier / Didier, 1997;GAONAC’H, D. (Org.) - Acquisition et utilisation d’une langue étrangère: l’approche cognitive. Le Français dans le Monde, numéro spécial Recherches et Applications, août, 1990, Paris: Hachette.GERMAIN, C. Évolution de l’Enseignement des Langues: 5.000 ans d’histoire. Paris : CLE International, 1993. (Didactique des Langues Étrangères)KRAMSCH, C. Interaction et discours dans la salle de classe. Hatier / Didier, 1991;MOIRAND, S. Enseigner à communiquer en langue étrangère. Hachette, 1982;MOLINA, O. Quem engana quem? Professor X Livro Didático. São Paulo: Papirus, 1988.PENDANX, M. Les activités d’apprentissage en classe de langue, Paris, Hachette, 1998.PUREN, C. Histoire des méthodologies de l’enseignement des langues. Paris: Nathan / Clé International, 1988. (Didactique des Langues Étrangères).
 

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