Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0656 - A oralidade no ensino de alemão: formas e funções dos discursos coloquiais
Orality in German teaching: forms and function of colloquial speech

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Essa disciplina tem o objetivo de debater e introduzir aspectos linguísticos, culturais e fonéticos da linguagem oral e coloquial em língua alemã. Tendo em vista que as estudantes de Letras aprendem o idioma essencialmente através das disciplinas de língua (obrigatórias, Língua I até V), as quais apresentam uma extensa progressão, turmas lotadas e enfoque na linguagem escrita, sente-se a necessidade do oferecimento de uma disciplina que fomente o desenvolvimento linguístico, cultural e acadêmico das estudantes. Por meio de materiais audiovisuais autênticos (não didatizados), que introduzem uma gama de possibilidades do uso oral do idioma, espera-se alcançar um impacto positivo na motivação e  participação de estudantes a partir das turmas iniciais, bem como o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem de língua alemã
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
10454962 - Marceli Cherchiglia Aquino
 
Programa Resumido
Espera-se abordar: (i) teorias linguísticas e didáticas sobre estratégias e possibilidades da produção e recepção oral em línguas adicionais; (ii) uma diversidade de características da produção oral em alemão por meio de materiais audiovisuais autênticos; (iii) estratégias de ensino e aprendizagem para a comunicação oral. A disciplina está vinculada ao projeto de extensão (cadastrado no Apolo), Elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas adicionais: uma proposta com foco em textos autênticos e o diagnóstico de necessidades local
 
 
 
Programa
-	Apresentação de teorias e metodologias relacionadas aos aspectos didáticos e linguísticos da produção e recepção oral em língua adicional; 
-	Discussão sobre o papel dos atos e ações da linguagem em diferentes contextos; 
-	Aprofundar o conhecimento sobre estratégias de aprendizagem;
-	Introduzir as formas de acesso e trabalho com corpora falado de língua alemã;
-	Abordar aspectos linguísticos da produção oral, como: entonação, expressões e gírias, partículas modais, regionalismos, entre outros; 
-	Discutir sobre as perspectivas de ensino e pesquisa que envolvem a linguagem oral e coloquial em língua alemã.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentações de seminário; participação em aula; leitura e discussão de textos.
Critério
Participação; elaboração e apresentação de seminários
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito; Época: até a primeira semana que antecede o semestre letivo subsequente à reprovação
 
Bibliografia
     
AQUINO, M. Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 42, p. 22-47, 2021.
AQUINO, M. Das sieht ja ganz anders aus, wie fühlst du dich denn? Teaching Modal Particles ja and denn with the Queer Eye Germany series: a didactic model based on a Descriptive Format. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 26, n. 49, p. 170-195, 2023.
ANDRADE E SILVA, Mariana. Autenticidade de materiais e ensino de línguas estrangeiras. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 20, n. 31, 1 – 29, 2017.
AUSTIN, J. L. How to do things with words. Cambridge: Harvard University Press, 1962.
DEPPERMANN, A.; FANDRYCH, C.; KUPIETZ, M.; SCHMIDT, T. Korpora in der germanistischen Sprachwissenschaft. Mündlich, schriftlich, multimedial. Jahrbuch des Instituts für Deutsche Sprache. Berlin / Boston: de Gruyter. 2023.
DÖRNYEI, Z. Motivation and Motivating in the Foreign Language Classroom. The Modern Language Journal, v. 78 n. 3, p. 273-284, 1994.
GONDAR, A.; FERREIRA, M. A. V. Desafios do uso do livro didático no ensino superior: uma análise empírica exploratória da recepção de aspectos de vocabulário, gramática e exercícios do livro DaF kompakt. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 22, n. 37, p. 302-330, 2019.
HOOKS, B. Teaching to transgress: education as the practice of freedom. New York: Routledge. 1994. 
KRAMSCH, C.J. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.
KRUMM H,; FANDRYCH C.; HUFEISEN, B.; RIEMER, C. Deutsch als Fremd- und Zweitsprache: ein internationales Handbuch. Berlin, New York: De Gruyter Mouton, p.1843-1894. 2011. 
KUMARAVADIVELU, B. Language Teacher Education for A Global Society: A Modular Model for Knowing, Analyzing, Recognizing, Doing, and Seeing. New York, NY: Routledge, 2012. 
MARQUES, L. S.; ROZENFELD, C. C. O uso de seriados televisivos no ensino de alemão: aspectos linguísticos, socioculturais, ideológicos e político-sociais em Deutschland 83. Pandaemonium Germanicum, v. 21, n. 33, p. 64-86, 2018.
MEIRELES, S. M. Fonética na aula de alemão: Schon wieder oder immer weiter? Projekt – Revista Brasileira dos Professores de Alemão no Brasil, n. 31/32. São Paulo: ABRAPA, 1998, p. 47-53
MOITA LOPES, L. P. Uma lingüística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como lingüista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. Parábola Editorial, São Paulo, 2006. p. 13-44. 
PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: A critical introduction. Routledge: London, 2001. RÖSLER, Dietmar. Deutsch als Fremdsprache: Eine Einführung. Stuttgart, J. B. Metzler, 2023.
SCHMALE, G. Mündlichkeit im DaF-Unterricht - Begriffsbestimmung, Spezifika, Praxis. In: Elke Grundler und Carmen Spiegel (Hg.): Konzeptionen des Mündlichen -. Wissenschaftliche Perspektiven und didaktische Konsequenzen. Bern: hep, S. 86–101. 2014.
UPHOFF, D. O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão. In: FERRAZ, D. de M.; KAWACHI-FERRAZ, C. J. (org.). Educação Linguística em línguas estrangeiras. 1ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 231-247. 
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0656

Clique para consultar o oferecimento para FLM0656

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP