Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0683 - Compreensão e Produção Escrita em Italiano
Comprehension and Writing in Italian

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa a que o aluno aprofunde seus conhecimentos da língua italiana escrita tanto na compreensão, quanto na produção de textos de diferentes tipologias (resumo, descrição, narração, argumentação).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
165262 - Angela Maria Tenorio Zucchi
3194628 - Elisabetta Antonietta Rita Maria Carmela Santoro
826255 - Giliola Maggio
 
Programa Resumido
A disciplina visa a que o aluno aprofunde seus conhecimentos da língua italiana escrita, desenvolvendo as habilidades de compreensão e produção escrita em língua estrangeira.
 
 
 
Programa
Ler e analisar textos escritos; produzir textos escritos de diferentes tipologias.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizadas diferentes técnicas de compreensão e produção de texto inseridas em metodologias didáticas de ensino de línguas estrangeiras, de acordo com os objetivos a serem atingidos.
Critério
Notas semestrais de um a dez, baseadas na participação e no desempenho do aluno em todas as atividades didáticas programadas e em provas escritas.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): Notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e/ou em prova escrita, na época estipulada pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
BRUNI, Francesco & RASO, Tommaso (2002). Manuale dell’italiano professionale. Teoria e didattica. Bologna: Zanichelli.
BUONO HODGART, Lia (2002). Capire l’Italia e l’italiano. Lingua e cultura italiana oggi. Perugia: Guerra Edizioni.
FORNASIERO, Serena & TAMIOZZO GOLDMANN, Silvana (1994). Scrivere l’italiano. Galateo della comunicazione scritta. Bologna: Il Mulino.
PICHIASSI, Mauro & ZAGANELLI, Giovanna (1992). Contesti italiani. Viaggio nell’italiano contemporaneo attraverso i testi. Perugia: Guerra Edizioni.
PIETRAGALLA, Daniela (2005). L’italiano scritto. Manuale di didattica per laboratori di scrittura. Catanzaro: Rubbettino.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Público em geral ou alunos ou professores de escolas públicas ou privadas, imigrantes, idosos, ONGs, tradutores, etc
Objetivos da atividade
Desenvolver colaborativamente um produto, como elaboração de materiais, podcasts, vídeos ou atividades sobre o universo italiano ou ítalo-brasileiro ou programa da disciplina; interagir com o público-alvo selecionado visando a contribuir com sua formação linguística, cultural, com seu bem-estar ou lazer.
Descrição da atividade
Elaboração de produtos para difusão de saberes junto às comunidades escolares e demais espaços educativos: sequências, módulos e protótipos didáticos; jogos didáticos; aplicativos; exposições; mostras artísticas e culturais; páginas da internet; vídeos; podcasts. Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de língua e literatura em espaços educativos formais e não formais. Oferecimento de oficinas e minicursos para docentes e educandos. Realização de círculos e ciclos de leitura. Tutoria e acompanhamento de educandos. Observação: As exatas atividades a serem realizadas podem variar de acordo com o docente supervisor, com as comunidades educativas participantes e com o grupo específico de licenciandos.
Indicadores de avaliação da atividade
Questionários distribuídos ao público-alvo ao término da atividade.

Clique para consultar os requisitos para FLM0683

Clique para consultar o oferecimento para FLM0683

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP